As figuras de linguagem representam um dos temas mais cobrados na matéria de língua portuguesa em concursos militares. Elas se dividem em figuras de palavras, sintaxe, pensamento e fônicas.
Neste post, o Estratégia Militares abordará os principais aspectos relacionados às principais figuras fônicas presentes na língua portuguesa. Ao final, separamos algumas questões cobradas em certames militares para que você possa praticar e fixar o que aprendeu.
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Quais são as figuras fônicas?
As figuras fônicas – também conhecidas como figuras de som – trabalham com a parte sonora da linguagem a fim de produzir diversos efeitos nos textos, como veremos a seguir. Neste artigo, falaremos sobre: aliteração, assonância, paronomásia, onomatopéia, e paralelismo.
Aliteração
A aliteração consiste em uma repetição reiterada de som consonantal.
Exemplos:
- O rato roeu a roupa do rei de Roma;
- “Chove chuva, chove sem parar” (Jorge Bem Jor);
- Quem com ferro fere com ferro será ferido; e
- “Em horas inda louras, lindas/ Clorindas e Belindas, brandas,/ Brincam no tempo das berlindas,/ As vindas vendo das varandas” (Fernando Pessoa).
Assonância
Assim como na aliteração, a assonância diz respeito à repetição sistemática de uma letra. No entanto, nesse caso a repetição é de vogais tônicas ou encontros vocálicos.
Exemplos:
- “Juro que não acreditei/ Eu te estranhei/ Me debrucei/ Sobre teu corpo e duvidei/ E me arrastei e te arranhei/ E me agarrei nos teus cabelos” (Chico Buarque); e
- “E bamboleando em ronda dançam bandos tontos e bambos de pirilampos.” (Guilherme de Almeida).
Paranomásia
Nesse caso, a repetição intencional é de palavras com pronúncia parecida (parônimas), no intuito de produzir um jogo sonoro agradável.
Exemplos:
- “Exportar é o que importa” (Delfim Netto);
- “Com tais premissas ele sem dúvida leva-nos às primícias” (Padre Antônio Vieira); e
- “Sagres sagrou então a Descoberta/E partiu encoberto a descobrir.” (Miguel Torga).
Onomatopeia
A onomatopeia está presente em frases por meio de palavras que imitam sons ou ruídos. Esses sons vão desde barulhos produzidos por animais (miau) até o som do sino da igreja (blem blem).
Exemplos:
- Havia uma velhinha/ que andava aborrecida/ pois dava a sua vida/ para falar com alguém./ E estava sempre em casa/ a boa velhinha /resmungando sozinha: /nhem-nhem-nhem-nhem-nhem-nhem… (Cecília Meireles);
- Relógio: tic-tac ou tique-taque;
- Espirro: atchim; e
- Bater na porta: toc-toc.
Paralelismo
A figura de som paralelismo consiste em repetir alguma palavra ou estrutura, literalmente ou de maneira aproximada, com o intuito de trazer uma sonoridade agradável.
Exemplos:
- “Começou a circular o Expresso 2222/ Que parte direto de Bonsucesso pra depois/ Começou a circular o Expresso 2222/ Da Central do Brasil/ Que parte direto de Bonsucesso/ Pra depois do ano 2000” (Gilberto Gil); e
- “Gaiola aberta./ Aberta a janela./ O pássaro desperta,/ A vida é bela./ A vida é bela/ A vida é boa./ Voa, pássaro, voa.” (Sidônio Muralha).
Questões
1. (VUNESP – 2017 – PMSP – Aspirante da Polícia Militar)
Duração
O tempo era bom? Não era
O tempo é, para sempre.
A hera da antiga era
roreja* incansavelmente.
Aconteceu há mil anos?
Continua acontecendo.
Nos mais desbotados panos
estou me lendo e relendo.
Tudo morto, na distância
que vai de alguém a si mesmo?
Vive tudo, mas sem ânsia
de estar amando e estar preso.
Pois tudo enfim se liberta
de ferros forjados no ar.
A alma sorri, já bem perto
da raiz mesma do ser.
(Carlos Drummond de Andrade. As impurezas do branco)
Nos versos “A hera da antiga era” e “de ferros forjados no ar”, as figuras de linguagem presentes são, correta e respectivamente,
a)hipérbole e personificação.
b)hipérbole e onomatopeia.
c)paronomásia e gradação.
d)metáfora e assonância.
e)paronomásia e aliteração
2. (ESA) O recurso sonoro utilizado na composição de poemas que consiste na repetição de um mesmo fonema consonantal é:
a) Assonância.
b) Aliteração.
c) Paronomásia.
d) Paralelismo.
e) Rima
Gabarito comentado
A questão número 1 tem como gabarito a alternativa “e”. A primeira frase apresentada faz o uso de palavras com pronúncia idêntica, fenômeno característico da paranomásia. Já no segundo verso, há a repetição da consoante “f”, o que denota o uso da figura fônica aliteração.
A questão número 2 tem como gabarito a alternativa “b”, visto que ela define perfeitamente a figura fônica aliteração.
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