Introdução à Sintaxe: frase, oração, período e mais!

Introdução à Sintaxe: frase, oração, período e mais!

Saber analisar sintaticamente uma frase é algo fundamental se você quiser se dar bem nas provas de língua portuguesa do seu certame militar, visto que sintaxe é um dos temas mais cobrados da disciplina. Além disso, ela ajuda indiretamente em questões que envolvem interpretação de textos e na elaboração da redação.

A sintaxe se dedica ao estudo dos termos que compõem uma oração, observando sua ordem, função e relação com os demais componentes da frase. Nesse post, daremos início ao estudo da sintaxe, mostrando a diferença entre frase, oração e período. Também vamos apresentar quais são os termos essenciais, integrantes e acessórios das orações.

Frase, oração e período

Antes de nos aprofundarmos no estudo da sintaxe, é importante que você saiba diferenciar frase, oração e período.

Frase é todo enunciado com sentido completo, ou seja, que consegue transmitir alguma mensagem que tenha lógica na comunicação proposta. Ela pode ser curta ou longa, verbal ou nominal. 

Exemplos:

  • Pare! (verbal);
  • Atenção! (nominal);
  • O Estratégia Militares é o curso que mais classifica alunos nos principais concursos militares do país. 

Podemos ter frases de diversos tipos, como:

  • Declarativas: seu enunciado, positivo ou negativo, termina com ponto final (.) ou reticências (…). Ex.: “eu sou o mais inteligente” ;
  • Interrogativas: são frases que apresentam questionamentos diretos ou indiretos. Ex.: “Qual é o seu time?” (direto) e “Gostaria de saber qual é o seu time.” (indireto);
  • Imperativa: o enunciado expressa uma ordem, conselho ou solicitação. Ex.: “Estude amanhã” e “Não mande mensagens durante o meu horário de estudos.” ;
  • Exclamativa: O enunciado, terminado por um ponto de exclamação (!), traz sensações de espanto, lamento, surpresa, entre outros. Ex.: “que lindo!” e “Finalmente consegui!”; e
  • Optativa: enunciados que exprimem desejo. Ex.: “Deus te abençoe.” e “que dê tudo certo!”.

Já a oração é todo enunciado que contenha um verbo ou uma locução verbal em sua construção. Diferentemente da frase, é obrigatória a presença de um verbo e não precisa de um sentido completo. 

Exemplos:

  • voltou”; e
  • “Os alunos do Estratégia Militares são os melhores”.

Por fim, temos o período. Ele precisa ter sentido completo e, ao menos, um verbo. Todo período se encerra com ponto e ele pode ser composto por uma ou mais orações.

O período simples é composto por uma oração (oração absoluta). Ex.: “O Estratégia Militares oferece preparação completa para os principais concursos das Forças Armadas do país”.

Já o período composto é constituído por mais de uma oração e é formado por coordenação, subordinação ou subordinação e coordenação (período misto). 

  • Período composto por coordenação: “nossos alunos se classificaram entre os primeiros, por isso estamos muito felizes.”; e
  • Período composto por subordinação: sei que todos estão bem preparados”.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Termos essenciais, integrantes e acessórios da oração

As orações são formadas por termos sintáticos. Podemos dividir esses termos em essenciais, integrantes e acessórios. Por se tratar de um texto introdutório à sintaxe, iremos apresentar brevemente cada um deles.

No estudo dos termos essenciais da oração temos os sujeitos – com suas várias classificações – e os predicados. São chamados de essenciais por estarem presentes na grande maioria das orações.

Os termos integrantes são usados para completar o sentido de verbos ou nomes presentes na oração. Eles são conhecidos como: complemento nominal, agente da passiva e complemento verbal (objeto direto e indireto).

Por fim, há os termos acessórios, que não são indispensáveis, mas auxiliam na construção de sentido das orações. São eles: adjunto adverbial, adjunto adnominal, aposto e vocativo.

Rotina de Estudo

Questões

1. (PMMG – 2013) Nas afirmativas abaixo, marque “V” se for verdadeira ou “F” se for falsa. Em seguida, marque a alternativa que contém a sequência de respostas CORRETA:

( ) O silêncio dos inocentes. (frase nominal)

( ) O homem é produto do meio. (oração / período simples)

( ) O silêncio vale ouro. (frase nominal)

( ) Pedro chegou motorizado e saiu a pé. (oração / período composto)

a) F, V, V, V.

b) V, F, V, V.

c) V, V, V, F.

d) V, V, F, V.

2. (Marinha – 2017 – Comando do 1º Distrito Naval – Praça 2° Classe) Considerando-se o enunciado “Diante da proximidade das provas, os candidatos ficam bastante ansiosos para mostrar, por meio dos resultados, o valor que tem uma grande dedicação”, é correto afirmar que

a) se verifica no enunciado a existência de três períodos e uma oração.

b) a correspondência entre frase e período só se sustenta quando se trata de períodos simples.

c) as vírgulas cumprem a função de demarcar o início e o fim das frases.

d) o enunciado apresentado se constitui de três orações, configurando um único período composto.

e) as vírgulas empregadas demarcam a quantidade de períodos simples.

Gabarito

Ambas as questões têm como gabarito a alternativa “d”.

Se você quer ter acesso a milhares de questões sobre todos os assuntos que serão cobrados no seu certame, assine o nosso Banco de Questões. Clique no banner abaixo e conheça!

EM - Banco de Questões

Veja também:

Você pode gostar também