O que são Hiperônimos e Hipônimos?

O que são Hiperônimos e Hipônimos?

E aí, guerreiro? Pronto para mais um conteúdo de Semântica? O Portal Estratégia Militares traz um novo tema para você: Hiperônimos e Hipônimos. Você já ouviu falar? Fique tranquilo porque agora vamos trazer mais detalhes sobre esses termos de Língua Portuguesa!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Hiperônimos

Podemos chamar de termos hiperônimos aqueles que trazem em si significados mais abrangentes em relação a outros.

Animal, portanto, é um hiperônimo, pois pode significar uma série de outras palavras, relacionando-se a elas por terem uma essência semelhante – nesse caso, um conjunto de seres vivos.

Hipônimos

Os hipônimos, por consequência, são termos que têm significados mais específicos em relação a outros. Utilizando o exemplo acima, cachorro, cavalo, peixe, andorinha e rato são hipônimos em relação à Animal.

Observe que essa é uma conceituação essencial para a construção textual. Sempre teremos uma relação muito profunda entre a escolha de palavras e os campos semânticos envolvidos nesse caso.

Essa é uma relação muito constante. Isso porque em concursos, nem sempre o conteúdo será cobrado “abertamente”. Então, esse é um dos exemplos que auxiliam muito na sua preparação para as provas, colocando em jogo a compreensão dos textos.

Vejamos outros exemplos: 

Gostou de mais um conteúdo para te ajudar nos Concursos Militares? Saiba que o Banco de Questões do Estratégia Militares traz diversas questões para você resolver sobre esse e outros conteúdos de Língua Portuguesa. Conheça o nosso Banco de Questões clicando no banner abaixo!

Veja também:

Conteúdo didático elaborado pelos professores Wagner Santos e Fabíola Soares.

Você pode gostar também