Entendendo Português: Semântica

Entendendo Português: Semântica

A semântica é um tema importante para o estudo da Língua Portuguesa. Por isso, o Portal Estratégia Militares preparou esse artigo sobre esse tema que sempre pode cair nos Concursos. Fique atento às dicas que serão dadas agora!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

O que é Semântica?

A semântica é, sem dúvida, um dos conteúdos mais importantes dos concursos e vai muito além das questões de substituição de palavras ou reescrita de elementos.

Por isso, ainda que na sua prova não existam questões de troca de palavras – fato pouco comum, na realidade – a semântica aparece de outras formas, seja por meio da interpretação de texto ou da modificação de significados em questões de sintaxe.

Você pode estar se perguntando o porquê dessa importância tão grande dada à semântica pelas bancas. E isso é explicado porque a linguagem é “montada”, por assim dizer, com um princípio interacional. Ainda que nem sempre seja usada para a interação social, nos concursos e em nossa vida, ela é entendida a partir dessa ideia.

Por isso, quando analisamos os enunciados montados para a comunicação, percebemos que temos uma relação de significações que são geradas a partir das construções sintáticas.

Exemplos

Dependendo da seleção vocabular e das posições dos termos, temos modificações nos significados. Veja os exemplos a seguir:

Nos dois exemplos acima, percebemos que há modificação de significados somente com a modificação dos elementos nos enunciados.

Não há dificuldade de entendimento das duas frases, dado que fica claro que, em (I), o caçador é quem mata o leão; e, em (II), que o leão é quem mata o caçador. Claro que essas modificações acabam gerando reflexos na sintaxe, com mudança de classificação sintática.

Nos dois exemplos do box acima, vemos uma relação interessante com a posição e com a estrutura dos enunciados.

Percebemos, por exemplo, que os dois são considerados ambíguos, dado que temos, ao menos, duas significações para cada um deles.

Na realidade, isso é um elemento da sintaxe em contato direto com a semântica, a chamada ambiguidade, entendida como um defeito do texto quando ocorre de forma acidental. Contudo, é importante ressaltar que isso também é semântica.

Trouxemos esses exemplos somente para que vocês entendam que temos uma modificação de significados mais ampla.

Aqui, falaremos nas modificações mais diretas de uma palavra para a outra. No entanto, era preciso deixar a entender que realmente há modificações semânticas em muitas relações linguísticas.

As construções são sempre uma somatória de muitos elementos, tais como a morfologia, a semântica e a sintaxe, isso sem contar a pragmática.

Semântica em Concursos

Como dito anteriormente, muitas questões de semântica aparecem nos concursos por meio, essencialmente, de questões de dois tipos:

  • Substituição por sinônimos (palavras equivalentes); e
  • Significação das palavras.

Como aumentar o vocabulário?

Você deve estar se perguntando sobre como pode aumentar seu vocabulário, não é? Essa pergunta sempre preocupa quem vai prestar algum concurso. No entanto, temos algumas dicas que são bem diretas e claras. Vamos dar uma olhada nessas dicas para aumentar o vocabulário?

Leia muito e escreva mais

Ler é a principal forma de conseguirmos vocabulário, principalmente quando nos relacionamos com os clássicos da literatura. O contato com o texto que tenha um vocabulário mais amplo é sempre interessante.

Não deixe de lado essa ideia para criar uma verdadeira relação de intimidade com as palavras. Depois de ler, uma dica que serve inclusive para a redação é escrever muito. É interessante notar que a escrita também amplia o vocabulário porque o coloca em uso. E isso é essencial.

Use o dicionário

Outra dica fundamental é o uso do dicionário. Quanto mais usamos essa ferramenta, melhor será o aproveitamento e aprendizagem de vocabulário.

Muitos de nós não têm a prática do uso de um dicionário. No entanto, com a tecnologia de hoje, é muito fácil pesquisar palavras e os seus significados na internet

Há, inclusive, dicionários renomados que se apresentam em versões digitais e que podem ser consultados com frequência. Use as ferramentas que você tem para melhorar o vocabulário.

Troque as palavras no texto

Por fim, é interessante que você troque as palavras do texto que escreve. Tente fazer esse exercício em sua vida: escreva uma redação e busque trocar algumas palavras-chave, buscando no dicionário novas possibilidades.

De novo, podemos entender que a tecnologia nos auxilia nesse caso, pois temos muitos dicionários nos quais encontramos vários sinônimos para as palavras. 

Gostou desse conteúdo? Vem muito mais por aqui no portal do Estratégia Militares! Se você quer passar no Concurso Militar dos seus sonhos, conheça o nosso Banco de Questões. São mais de 80 mil questões para você estudar melhor! Clique no banner e saiba mais!

Estratégia Militares Banco de Questões - CTA

Veja também:

Conteúdo didático elaborado pelos professores Wagner Santos e Fabíola Soares.

Você pode gostar também