Redação: como analisar os textos de apoio?

Redação: como analisar os textos de apoio?

Se você está prestando os seletivos das Forças Armadas, sabe que a Redação é essencial na maior parte das avaliações! O Estratégia Militares separou para você alguns conteúdos com dicas para uma boa redação. Aprenda neste resumo o que são e como analisar os textos de apoio! 

O que são os textos de apoio?

Um dos primeiros passos na escrita de uma redação é saber o tema proposto na avaliação. No entanto, nem todos os seletivos dão o tema por escrito aos candidatos. Nesses casos, há uma seleção de textos de apoio a partir dos quais o estudante deve identificá-lo. 

Há alguns casos em que a prova inteira tem um mesmo tema e os textos de apoio à redação são os mesmos das questões de interpretação. Em outros, para entender o tema, é necessário cruzar as informações de todos os textos de apoio. 

Eles podem aparecer de três formas: como textos verbais, visuais ou até verbais e visuais. O importante é que você saiba procurar o que há de principal para ser capaz de retirar possíveis argumentos e elaborar sua tese. Para demonstrar como analisar os textos de apoio, trouxemos um exemplo de cada um dos tipos para você!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Texto visual

Observe o texto visual abaixo e pense sobre o que é possível depreender desta imagem. 

Depois de ver a figura, tente extrair o tema do texto de apoio – como trânsito, velocidade e mobilidade urbana – e analisá-lo. Para isso, você pode levantar algumas ideias e questionamentos, como: 

  • O que causa o problema de mobilidade urbana exposto na fotografia?
  • Quais as consequências desse problema?
  • Quais as alternativas possíveis para a diminuição do problema?

Em seguida, procure organizar suas ideias, agrupando-as de forma a facilitar a compreensão e seu uso na hora de construir a argumentação do texto. Nesse caso, separamos por causas, consequências e alternativas. 

CAUSASCONSEQUÊNCIASALTERNATIVAS
Historicamente, há umreforço ao uso do carroAumento da poluição nosgrandes centros urbanos, perda de tempo nos congestionamentos, stress do motorista, entre outrosIncentivo e oferta de outros meios de transporte
Desde JK até o governo Collor e os dias atuais, o governo tomou para si a responsabilidade de fomentar uma cultura que supervaloriza o transporteautomobilístico.Os congestionamentos produzem efeitos negativos nos motoristas, podendo mesmo ser um fator de incentivo à violência no trânsitoUm transporte público de maior qualidade pode incentivar a diminuição do uso do carro
O carro é um símbolo de status: há uma ideia muito forte no Brasil de que uma melhoria da condição financeira estaria atrelada à posse de um carroPara mudar a mentalidade das pessoas em relação ao transporte público é preciso que a oferta de ônibus e metrôs seja maior e mais conveniente: novas linhas, estações e corredores de ônibus são exemplos de possíveis melhorias
O transporte público é frequentemente associado às classes mais baixas.Além dos transportes públicos, outras alternativas como as ciclovias podem modificar a relação do cidadão com os transportes

Texto visual e verbal

Tirinhas e charges são exemplos de textos visuais e verbais que podem aparecer na sua avaliação. Observe o caso abaixo: 

Fonte: Willtirando, 07/10/2017. Disponível em: http://www.willtirando.com.br/a-arte-imita-a-vida/> Acesso em 18 Mar. 2019.

A partir da leitura, alguns pontos que podemos levantar são:

  • O tema da tirinha apresentada aqui é “A desvalorização do artista”;
  • Ainda que se utilizem na tirinha exemplos de artistas de outras épocas, não é possível afirmar que este comportamento seja comum através do tempo. Só se pode dizer que hoje em dia há uma desvalorização da figura do artista.

Além disso, há algumas ideias que podem ser levantadas a partir desse texto – ainda que elas não estejam diretamente relacionadas. Pense em maneiras de incluir seu conhecimento de mundo numa análise, pois isso pode trazer possíveis argumentos no futuro. Por exemplo: 

  • A desvalorização do artista se deve à desvalorização da arte na sociedade atual?
  • O artista não é reconhecido como alguém que trabalha?
  • A ideia de reprodutibilidade, ou seja, da possibilidade de reproduzir uma obra, a desqualifica enquanto obra de arte.
  • O artista é visto como alguém improdutivo. O produto de seu trabalho não é considerado passível de valor de troca.
  • A arte não é considerada útil e, por isso, não tem valor.
  • O utilitarismo e a reprodutibilidade técnica podem estar na raiz da desvalorização da ideia de artista.

Texto verbal

Por fim, observe e analise o texto verbal a seguir: 

Agora, é hora de levantar as ideias e questionamentos que o texto suscita! Dentre eles, podemos destacar que: 

  • O texto fala sobre uma menina que construiu a própria casa e transmite esse conteúdo na internet.
  • Para além das questões de gênero óbvias – o estereótipo que mulheres não se envolveriam com construção civil, por exemplo – há que se pensar sobre o papel da internet e das novas comunicações na busca de uma sociedade mais igual.
  • As pessoas se aproveitam da potencial democratização de produção de conteúdo para mostrar também outras realidades, muitas vezes questionando papéis sociais.
  • Qual a importância da internet para uma mudança social verdadeira? Como as novas mídias podem ser uma aliada na busca de uma maior igualdade de gênero?
  • A internet democratizou os meios de expressão, possibilitando que qualquer um possa expressar-se nos meios digitais. Como as lutas pela igualdade se beneficiam desse movimento?
  • Parece haver maior espaço para vozes dissonantes na internet e, com isso, uma maior divulgação de experiências e vivências distintas. Como a luta pela igualdade se beneficia disso?

A partir delas, você pode pensar e propor uma tese, observando os argumentos necessários. 

Na prática!

E aí, guerreiro? Agora que você sabe como analisar os textos de apoio, que tal treinar a escrever uma redação? Praticar com as propostas de redação dos concursos militares anteriores é uma ótima forma de se familiarizar com o estilo do seletivo dos seus sonhos. 

Além disso, você sabia que pode ter correções de redação ilimitadas? No Estratégia Militares, os alunos de nossos cursos podem mandar quantas desejarem e nossos professores corrigem e comentam os textos escritos! 

Texto escrito com base no conteúdo elaborado pela Prof. Celina Gil

CTA-Volta-as-aulas-EM-Ultimo-Lote.jpg

Veja também:

Você pode gostar também
Temas de redação IME e ITA
Leia mais

Temas de redação IME e ITA.

Para alguns, a redação é um monstro de sete cabeças.  O desconhecimento sobre os temas de redação e…