Acentuação gráfica: conheça todas as regras!

Acentuação gráfica: conheça todas as regras!

Saber acentuar uma palavra corretamente é essencial para atingir uma boa pontuação na redação e nas várias questões cobradas nas provas objetivas de concursos militares a respeito desse tema.

Nesse post, preparamos um resumo com o que há de mais importante sobre a acentuação gráfica. Para que você possa entender ainda melhor todos os tópicos que serão abordados, recomendamos que leia nosso post sobre o estudo da sílaba. Ao final, você poderá testar o que aprendeu com questões de certames militares.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Regras gerais de acentuação

Os acentos gráficos marcam a sílaba tônica com os sinais diacríticos que, por sua vez, tem como função indicar a pronúncia correta das palavras. Os sinais diacríticos são divididos em:

  • Acento agudo (timbre aberto): só, café, cipó;
  • Acento grave: indicador de crase; e
  • Acento circunflexo (timbre fechado): você, vovô, karatê.

Atenção: o til (~) não é considerado acento gráfico e, sim, sinal de nasalização.

Proparoxítonas

Agora, daremos início à sequência de regras que são cobradas de forma direta no seu certame militar, então, preste bastante atenção!

A primeira delas – e mais simples – é regra das proparoxítonas. Segundo ela, toda palavra proparoxítona deve ser acentuada! 

Exemplos: física, árvore, náufrago, pássaro, úmido.

Paroxítonas

Para acentuar de forma correta uma palavra paroxítona, deve-se observar as seguintes regras:

  • São acentuadas as terminadas em: -l, -i(s), -u(s), r, -x, -ã(s), -ão(s), -um, -uns, -ps. Ex: fácil, plâncton, índex, tônus;
  • Deve-se acentuar as terminadas em ditongo crescente e decrescente: régua, área, história; e
  • Não se acentuam as terminadas em -a(s), -e(s), -o(s), -em(ens), visto que essas terminações pertencem à regra das oxítonas.

Oxítonas

Como visto acima, para que uma palavra oxítona seja acentuada, ela deve terminar em -a(s), -e(s), -o(s), -em(ens).

Exemplos: parabéns, Pelé, sofás, axé, avô, cipó, pajé, Goiás, também.

Monossílabos tônicos

As palavras monossilábicas são acentuadas quando terminam em -a(s), -e(s), -o(s) e são tônicas.

Exemplos: pá, pé, más, mês, dó, fé.

Há a possibilidade de uma palavra com apenas uma sílaba e com essas terminações não receber acento. Neste caso, ela é uma monossílaba átona. 

Exemplos: me, te, se, mas, de.

Regras especiais de acentuação

Hiato

Nesse caso, a regra determina que as vogais “i” e “u” devem ser acentuadas quando forem a segunda vogal do hiato. Além disso, elas precisam ser tônicas e não podem ser duplicadas.

Exemplo: ju-í-zes, sa-ú-de, vi-ú-va, fa-ís-ca, ra-í-zes.

Devemos observar que existem algumas restrições:

  • Não se deve acentuar quando, após a vogal, vier “nh”. Ex: ra-i-nha, ba-i-nha;
  • Como vimos na exposição da regra, também não devemos acentuar quando a vogal estiver duplicada. Ex: xi-i-ta, su-cu-u-ba.

A regra do hiato ainda traz consigo a obrigatoriedade de acentuar hiato posposto a ditongos. Para entender melhor essa regra, observe o exemplo a seguir: Pi-au-í. 

Como exceção à regra temos que, quando o ditongo é decrescente e a vogal do hiato ocupa a posição de paroxítona, esta não deve ser acentuada. Exemplo: bai-u-ca.

Acentuação gráfica

Ditongos abertos  

Os ditongos abertos “éi”, “éu” e “ói” devem ser acentuados quando se encontrarem em palavras monossilábicas ou oxítonas.

Exemplos: chapéu, céu, méis.

Acentos diferenciais

O acento diferencial é usado para distinguirmos palavras de mesma grafia. Nesses casos, a utilização ou não do acento interfere no sentido da palavra.

Exemplos: têm ou tem; vem ou vêm; pôr ou por; pôde ou pode; fôrma ou forma; 

Questões 

1. (ESA – 2012) Assinale a alternativa cujos vocábulos exigem acento gráfico pelo mesmo motivo dos existentes, respectivamente, nas palavras cosméticos, laboratórios e países (os acentos gráficos das palavras abaixo estão omitidos).

A) ilusorio, melancia, raiz

B) parafrase, arrogancia, saude

C) rubrica, barbarie, juizes

D) catastrofe, metonimia, gratuito

E) misantropo, cranio, ruim

2. (ESA – 2016) Assinale a alternativa em que os vocábulos estejam acentuados pela mesma razão.

a) parabéns, álbuns

b) exército, jóquei

c) hífen, também

d) chapéu, herói

e) lápis, país

Gabarito comentado

A questão número 1 tem como gabarito a “letra b”. Para resolvê-la, temos que analisar quais foram as justificativas de acentuação das três palavras do enunciado. 

A primeira delas – cosméticos – foi acentuada por ser uma proparoxítona, enquanto a segunda é acentuada por se tratar de ditongo crescente. Por fim, temos que a palavra “países” foi acentuada pelo fato do “i” ser a segunda vogal do hiato.

Observando as alternativas, a única que corresponde exatamente às regras usadas para acentuação das palavras do enunciado é a “letra b”, já que “paráfrase” recebe acento por ser uma proparoxítona, “arrogância” por terminar em ditongo crescente e “saúde” por ter a letra “u” como segunda vogal do hiato.

A questão número 2 segue o mesmo raciocínio. Neste caso, deve-se assinalar a alternativa em que as duas palavras sigam a mesma lógica em seus processos de acentuação. A única que obedece tal exigência é a letra d, visto que “chapéu” e herói” são oxítonas terminadas em ditongos abertos.

Para ter acesso a milhares de outras questões de certames militares, assine o nosso Banco de Questões! Nele, você poderá testar seus conhecimentos com questões de todas as disciplinas cobradas no seu certame, quando e onde quiser. Clique no banner abaixo e conheça!

BANNER_PORTAL_

Veja também:

Texto elaborado com base no material didático da professora Fabíola Soares.

Você pode gostar também