Nota máxima na redação: veja dicas da 01 da EPCAR!

Nota máxima na redação: veja dicas da 01 da EPCAR!

Você sabia que as Provas Militares também podem cobrar uma Redação? Sim! Concursos como EPCAR e EsPCEx são apenas alguns dos seletivos que incluem um texto escrito como parte dos critérios de avaliação. 

Então, se você está estudando para conquistar a carreira militar dos seus sonhos, confira os bizus de Eduarda Martins, nota máxima em Redação e 01 do Concurso EPCAR 2022!

Como a 01 conquistou nota máxima na Redação

Eduarda Martins, aluna do Estratégia Militares, gabaritou a Redação do Concurso EPCAR 2022 após um treinamento constante ao longo de seus estudos. Sua prática envolvia a busca por um texto de boa qualidade feito em um curto período de tempo. 

“É importante dominar a estrutura, estar acostumado com o gênero textual e conhecer bons repertórios, pois isso leva a um raciocínio rápido na hora da escrita”, Eduarda explica. A mais nova aluna da EPCAR contou para o Portal Estratégia Militares suas táticas para uma redação nota máxima. Confira!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Dicas Gerais

Antes de tudo, Eduarda dá algumas dicas essenciais na hora de começar a escrita do seu texto: 

  1. Leia e entenda o tema proposto;
  2. Escreva algumas ideias que surgirem à primeira vista sobre o tema. Importante: veja a qual eixo temático o assunto pertence e tente vê-lo de forma mais ampla;
  3. Faça um bom projeto de texto. Isso vai direcionar sua redação. Pode conter a TESE, o ARGUMENTO 1 e o ARGUMENTO 2;
  4. Escreva o rascunho; e
  5. Leia o rascunho. Cuidado com a repetição excessiva de determinado vocábulo!

A 01 alerta que estudar gramática é fundamental para ter êxito na redação. “No meu caso, ela foi desenvolvida durante os estudos para a matéria de língua portuguesa, contida no próprio edital do concurso da EPCAR. Já o vocabulário, foi trabalhado com leitura e sites de sinônimos”, conta. 

Além disso, Eduarda dá grande ênfase à importância do projeto de texto. Por isso, ela trouxe com detalhes suas técnicas para estruturar a redação. 

Caderno de redação

Como Estruturar sua Redação? 

“Antes de iniciar a redação, costumo montar meu projeto de texto, definindo a tese e os argumentos que serão utilizados”, conta. Ela explica que a tese é a sua opinião sobre o tema. Isso é importante, porque todos os seus argumentos giram em torno dela. 

“Meus argumentos e as outras áreas do conhecimento que seriam usados também são selecionados neste momento”, Eduarda acrescenta. Uma vez que sua seleção está pronta, Eduarda inicia a escrita da Redação. 

Introdução 

A introdução é a parte de seu texto que dará a primeira impressão da sua redação para o avaliador. Eduarda recomenda que ela seja separada em três partes: Contextualização, Tese e Projeto de Texto. 

Para cada um desses itens, a 01 apresenta seus conselhos:

  • Contextualização:  O objetivo dessa parte é apresentar o assunto. Imagine que o corretor não sabe qual é o tema e é agora que você vai informá-lo do que o texto trata. Pode conter repertório ou não; 
  • Tese: Sua opinião sobre o tema. Todo seu texto vai ter como objetivo sustentar essa ideia. Dica: tente problematizar neste momento; 
  • Projeto de Texto: É algo que melhora a estrutura da sua redação. Direcione o corretor para o caminho que vai seguir, se vai discorrer sobre causas, consequências, etc. Se você fizer uma prévia do que vai ser abordado, melhor ainda!

Quer um exemplo? Você pode conferir a introdução que Eduarda fez para a Redação da EPCAR, no seletivo de 2021, com o tema: Como colocar em prática o desafio proposto por Affonso Romano para sermos, no cotidiano, “urgentemente delicados”?

Há de se compreender que ser delicado para com os indivíduos, apesar de necessário, não é uma tarefa fácil. Nesse sentido, convém a análise de possíveis maneiras de aplicar essa atribuição cotidianamente.

Repare que na primeira frase, Eduarda apresentou tanto a Contextualização quanto a Tese, problematizando a necessidade de ser “delicado”. Já na segunda frase, a 01 traz o projeto de texto

Argumentação 

“Para desenvolver os argumentos, procuro associá-los a alguns possíveis repertórios e, a cada tema, seleciono o mais pertinente”, conta Eduarda. Há vários tipos de argumentação, mas a preferida de Eduarda é aquela que levanta as causas para o problema apresentado na tese.

É nessa parte da Redação que você aproveita seus conhecimentos de mundo como repertório. Então, lembre-se de livros, filmes ou outros que você pode usar para embasar seus argumentos! Como exemplo, Eduarda também separou alguns argumentos de causa e o repertório que pode ser utilizado. 

Pense sobre o tema “Violência da positividade”. Quais causas podem ser apontadas para esse problema? Eduarda escolheu as seguintes: 

  • Perfeição excessiva;
  • Positividade tóxica; e
  • Superprodutividade. 

Como repertório, Eduarda sugeriu as ideias contidas no livro “Sociedade do Cansaço”, do autor Byung-Chul Han. Ao iniciar sua argumentação, a 01 citou a obra da seguinte forma: “a contemporaneidade internalizou cobranças por altos desempenhos nas mais diversas áreas da vida. No entanto, na falha tentativa de alcance de todas essas exigências, as pessoas tendem a ficar exaustas e frustradas”. 

A partir dessa afirmação, contida no livro, a sugestão é contextualizar e provar sua argumentação com exemplos do cotidiano. Conhecer os filósofos, contemporâneos ou não, como Zygmunt Bauman, Hannah Arendt, Émile Durkheim, Nicolau Maquiavel, Thomas Hobbes, e outros, é muito importante para a parte da argumentação da Redação. 

Conclusão 

Na conclusão de sua Redação, a dica é reafirmar o que foi dito na introdução, mas com outras palavras. Nos concursos militares não é comum pedir uma proposta de intervenção como a redação do Enem. 

Título 

“Uma parte que muitos não gostam é a hora do título”, comenta Eduarda. Afinal, quem nunca passou por aquele “branco” na hora de escolher o título da sua Redação? Para a 01, ele funciona como um resumo, uma prévia ou, ainda, um “spoiler” do que será o texto, por isso, sua dica é que a escolha do título aconteça depois que a Redação estiver pronta. 

“Minha dica é que o título seja curto, de preferência, sem muitos verbos. Além disso, procuro colocar nele, pelo menos, uma palavra-chave do texto”, conta Eduarda. 

Prática é a chave para uma boa Redação! 

E, aí, pronto para colocar a caneta no papel? Eduarda avisa: “Praticar é a chave para escrever um texto bom e em pouco tempo”! Então, o jeito é aproveitar as dicas da 01 e começar a treinar para o dia da prova militar dos seus sonhos. 

O Estratégia Militares oferece para os alunos de seus cursos preparatórios correção ilimitada de Redações. Então, se você assinou um dos nossos pacotes, aproveite para enviar a sua e receber a avaliação detalhada dos professores do Estratégia Militares! 

E por que não entrar de uma vez para o time Coruja? Além da correção ilimitada de redações, o aluno ainda tem acesso a videoaulas, livros digitais e um Banco de Questões imperdível! Clique no banner abaixo e conheça os nossos cursos preparatórios para os Concursos Militares!

EM - Banco de Questões

Veja também: