No dia 5 de novembro comemora-se o Dia do Corpo de Saúde da Marinha, fazendo alusão ao nascimento do Doutor Joaquim Cândido Soares de Meirelles, primeiro chefe da Saúde Naval.
Nesse post, o Estratégia Militares conta um pouco da história deste importante personagem da Marinha do Brasil. Além disso, você vai saber o que é o Corpo de Saúde da Marinha e quais são as formas de ingresso.
Navegue pelo conteúdo
Quem foi Joaquim Cândido Soares de Meirelles?
Joaquim Cândido Soares de Meirelles nasceu no dia 5 de novembro de 1797, na freguesia de Congonhas de Sabará, atual Nova Lima, em Minas Gerais. O jovem nasceu em uma família de médicos e seu pai, o cirurgião Manoel Soares de Meirelles, foi quem mais serviu de inspiração para a sua carreira.
Soares de Meirelles obteve sua carta de cirurgião pela Academia Médico-Cirúrgica do Rio de Janeiro, em 1822. Em 1825, por meio de um decreto imperial, o médico foi se aperfeiçoar em Paris, onde visitou diversos hospitais militares e matriculou-se na Faculté de Médecine de Paris, instituição na qual fez seu doutorado.
Sua trajetória como médico no Brasil foi bem dinâmica, fazendo Soares de Meirelles tramitar por diversos cargos. Entre eles, o de cirurgião-mor do Hospital Real Militar de Ouro Preto, no qual enfrentou o surto de varíola que assolou o Brasil em 1823.
Em 1829, Soares de Meirelles fundou e presidiu a Sociedade de Medicina do Rio de Janeiro, que, posteriormente, passou a se chamar Academia Imperial de Medicina.
O cirurgião também teve forte envolvimento na política, elegendo-se deputado da Assembléia Provincial do Rio de Janeiro e deputado geral pela Província de Minas Gerais.
Como deputado mineiro, sua maior contribuição foi para a Marinha do Brasil, organizando o Corpo de Saúde da Armada, no qual foi declarado cirurgião-mor da Armada no dia 7 de julho de 1849.
Soares de Meirelles chefiou o Corpo de Saúde da Armada até a data de sua morte, em 1868. Seu falecimento se deu em virtude da febre tifóide, contraída pelo médico em plena Guerra do Paraguai, onde teve grande participação.
O que é e como ingressar no Corpo de Saúde da Marinha?
O Corpo de Saúde da Marinha é composto por médicos, dentistas, enfermeiros, farmacêuticos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos e nutricionistas que visam preservar a higidez de todo o efetivo militar da Marinha.
Para ingressar no Corpo de Saúde da Marinha é necessário fazer concurso público. O certame acontece anualmente e é destinado a ambos os sexos.
As especialidades médicas e odontológicas variam a cada concurso, já que dependem da necessidade da Força. Seguem as principais contempladas nos últimos editais:
- Alergologia;
- Cancerologia;
- Cardiologia;
- Clínica Médica;
- Dermatologia;
- Endocrinologia/Metabologia;
- Fisiatria/Medicina Física;
- Gastroenterologia;
- Geriatria;
- Hematologia;
- Infectologia;
- Medicina Intensiva;
- Medicina Legal;
- Nefrologia;
- Neurologia;
- Patologia Clínica;
- Pneumologia;
- Proctologia;
- Reumatologia;
- Cirurgia Cardíaca;
- Cirurgia Geral;
- Cirurgia Plástica;
- Cirurgia Torácica;
- Cirurgia Vascular;
- Oftalmologia;
- Otorrinolaringologia;
- Neurocirurgia;
- Urologia;
- Radiologia;
- Radioterapia;
- Medicina Nuclear;
- Anestesiologia;
- Ginecologia e Obstetrícia;
- Ortopedia e Traumatologia;
- Pediatria;
- Psiquiatria;
- Cirurgião-Dentista;
- Cirurgia e Traumatologia Buco-Maxilo-Facial;
- Dentística;
- Endodontia;
- Implantodontia;
- Odontopediatria;
- Ortodontia;
- Patologia Bucal e Estomatologia;
- Periodontia;
- Prótese Dentária; e
- Radiologia.
No momento de inscrição no concurso, é importante que o candidato observe os requisitos impostos pelo edital, dentre os quais destacam-se:
- Ser brasileiro nato;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais e com o serviço militar obrigatório;
- Ter idade inferior a 36 anos até o primeiro dia do mês de janeiro do ano do curso de formação;
- Possuir graduação na área que concorre, além de especialização na área escolhida (médicos e dentistas); e
- Apresentar registro profissional.
A parte mais importante de todo o processo seletivo é o exame intelectual. Nesse caso, ele é composto por redação e uma prova objetiva com 50 questões que dizem respeito à área de formação do candidato.
Além disso, o concurso também conta com teste de aptidão física de caráter eliminatório, com provas de natação e de corrida.
Todos os classificados dentro do número de vagas ingressam no Curso de Formação de Oficiais (CFO) no posto de Guarda Marinha. O curso é ministrado no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW) e tem duração prevista de 31 semanas.
Os formandos são promovidos ao posto de Primeiro Tenente e, ao final de carreira, podem chegar ao posto de Capitão de Mar e Guerra.
Hino da Escola de Saúde da Marinha
Brasil / Marinha
Símbolo da rubra cruz
na terra, no ar e no mar
pronta pra cumprir a missão
soberana de salvar
no combate arredio
ou no jogo do navio
não tememos o azar
a escola nos ensina a curar – escola / saúde
disciplina, hierarquia
sabedoria no cumprir da missão
lealdade companheirismo
o infante olha avante
o enfermeiro os flancos
escola de saúde em ação
símbolo da rubra cruz
com honras e glórias sem par
compromisso na formação
saúde em primeiro lugar
a escola nos ensina
a valorizar a vida
seja em terra e no ar no mar
a escola nos prepara a salvar – saúde / marinha
disciplina, hierarquia
sabedoria no cumprir da missão
lealdade, companheirismo
o infante olha avante
o enfermeiro os flancos
escola de saúde em ação
Marinha / Brasil
Letra: CF (CD) Sérgio Carvalho
Música: 1ºSG-FN-MU David Souza
Se o seu sonho é vestir a farda da Marinha do Brasil, conte com o Estratégia Militares na sua trajetória de estudos para os principais concursos da Força. Clique no banner abaixo e conheça nossos cursos. Vem ser Coruja!