Sinônimos e Antônimos: real, contextual e mais!

Sinônimos e Antônimos: real, contextual e mais!

Com relação à significação das palavras na Língua Portuguesa, existem alguns conceitos bastante importantes para um bom desempenho no seletivo dos seus sonhos. São eles:

Que tal analisar cada um mais profundamente? Vamos começar com os Sinônimos e os Antônimos.

Mas antes de continuar, não esqueça de se inscrever em nossa newsletter para receber as novidades sobre concursos e carreiras militares!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Navegue pelo conteúdo

Sinônimo

Um sinônimo é uma palavra que possui significado idêntico ou muito semelhante ao de outra palavra. Ele pode ser dividido de duas maneiras:

  • Real; e
  • Contextual.

Sinônimo Real

Um sinônimo real é aquele em que palavras diferentes têm os mesmos significados.

Ex.: feliz = contente = alegre.

Sinônimo Contextual

No sinônimo contextual, os significados das palavras se equivalem dependendo do contexto em que estão inseridos. Ou seja: de acordo com o uso que o autor fez da palavra naquele texto. Vamos ver um exemplo:

Antônimo

O antônimo é uma palavra que possui sentido oposto ao de outra palavra. Assim como o sinônimo, ele pode ser real ou contextual.

Antônimo Real

No antônimo real há sentidos opostos em palavras diferentes.

Ex.: alto/baixo, claro/escuro etc. 

Fique atento! Esse assunto é muito importante quando se estuda figuras de linguagem. Principalmente quando se trata de antítese e paradoxo.

Antônimo Contextual

No antônimo contextual, os significados das palavras se opõem, dependendo do contexto em que estão inseridos, ou seja, de acordo com o uso que o autor fez das palavras naquele texto. Vejamos um exemplo:

Fique de olho! Dentre as questões de concursos, as principais são aquelas  relacionadas ao contexto, seja para a construção de sinônimos ou antônimos. Sempre preste atenção nisso!

Quando aparece um caso como esse, não é muito eficaz procurar os significados das palavras no dicionário. Para esse tipo de questão contextual, o que vale é a interpretação pura de texto.

Gostou desse conteúdo? Fique de olho porque o Estratégia Militares está trazendo o conteúdo das matérias que caem nos Concursos Militares para o seu Portal!

Conheça o nosso Banco de Questões e aprenda na prática esse e outros conteúdos. São milhares de questões que te ajudam a ingressar na instituição dos seus sonhos! Clique no banner e saiba mais!

Estratégia Militares Banco de Questões - CTA

Veja também:

Conteúdo didático elaborado pelos professores Wagner Santos e Fabíola Soares.

Você pode gostar também