Transportes no Brasil: saiba mais sobre os meios aéreo, dutos e cabos!

Transportes no Brasil: saiba mais sobre os meios aéreo, dutos e cabos!

Você sabia que o Brasil possui cabos de fibra óptica que transmitem dados do país até a Europa e nos Estados Unidos? Confira nesse artigo, que o Estratégia Militares preparou para você, mais informações sobre o transporte aéreo, por dutos e cabos no Brasil!

Transporte aéreo no Brasil

O transporte aéreo tem um papel de destaque no transporte de passageiros, especialmente para longas distâncias. É o meio de transporte mais rápido, confortável e seguro. Detém ainda grande importância no deslocamento de mercadorias perecíveis, que não ocupem muito espaço ou que tenham grande valor agregado e que sejam capazes de compensar o alto valor do frete.

O aumento progressivo da possibilidade de carga desse meio de transporte tem permitido que ele movimente mercadorias cada vez mais pesadas e volumosas:

  • Máquinas e aparelhos elétricos;
  • Automóveis;
  • Gado bovino, entre outros.

Apesar das inegáveis vantagens oferecidas pelo transporte aéreo, é necessário considerar os pontos negativos, sendo eles:

  • Elevado custo;
  • Baixa capacidade de carga, comparado com os meios ferroviário e marítimos;
  • Grande consumo de combustível;
  • Morosidade no embarque e no desembarque nos aeroportos.

Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), no mês de março de 2023 o Brasil transportou aproximadamente 38 mil toneladas de carga.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Problemas da crescente expansão do tráfego aéreo

A intensidade do tráfego aéreo promove, cada vez mais, a discussão do problema referente à sua segurança. Nos principais aeroportos, diariamente, pousam e levantam voo centenas de aviões.

Obviamente, essa situação origina o congestionamento dos aeroportos e a saturação do espaço aéreo, sobretudo nos períodos de férias. É muito frequente os aviões terem de sobrevoar os aeroportos enquanto esperam a sua vez para aterrissar.

O perigo de colisão dos aviões no ar ou em terra é real, ainda que a possibilidade de ocorrência seja muito reduzida, devido à intervenção dos controladores aéreos. Estes, com a ajuda de técnicas e meios avançados, evitam muitos acidentes.

Transporte por dutos

O petróleo, o gás natural e o minério de ferro podem ser transportados por tubos cilíndricos, geralmente construídos em aço. Eles constituem o melhor tipo de transporte utilizado para esses recursos.

Trata-se de um meio muito econômico, rápido e seguro, se analisados os riscos de poluição e de explosão. 

Como é o transporte por dutos?

Nos países exportadores de petróleo, os oleodutos estabelecem a ligação entre as jazidas e os portos de embarque. Em seguida, o transporte é efetuado por petroleiros até os portos dos países consumidores. O petróleo é, então, conduzido por uma extensa rede de oleodutos até as áreas de consumo.

Os gasodutos também representam uma ótima solução para o transporte do gás natural. Eles consistem em um duto muito semelhante ao oleoduto, utilizado para deslocá-lo  sob pressão e bombeá-lo por meio de compressores.

Os minerodutos são utilizados para o transporte de minérios carregados por água até o local de destino. Hoje, a Anglo Ferrous Brazil possui o maior mineroduto do mundo, com 529 km de extensão, levando minério de Alvorada de Minas, no estado de Minas Gerais, até o porto de Açu, no estado do Rio de Janeiro.

Transporte de minério

Transporte por cabos para telecomunicações

Com a revolução tecnocientífica e a globalização econômica e industrial, as telecomunicações têm influenciado cada vez mais na gestão de uma empresa, superando em importância a localização dos recursos naturais ou a presença de mão de obra. 

Diferentemente do que ocorria no passado, hoje uma empresa não decide sua instalação em certo local por causa da existência ou não de carvão mineral, minério de ferro ou outra matéria-prima, mas sim em decorrência de uma bem articulada e eficiente rede de transportes e comunicações na região.

No Brasil, assim como em inúmeras outras nações, ainda persistem grandes desigualdades regionais quanto ao acesso aos meios de comunicação. Apesar de, em meados de 2010, o número de telefones celulares ter superado a população brasileira, hoje há no país cerca de 242 milhões de celulares, mas a distribuição de telefones celulares é bastante desigual.

Segundo os registros da Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL), o Distrito Federal é o estado mais bem servido em telecomunicações do país, sendo que o número de telefones  fixos alcança 220 e o número de celulares chega a 1596 para cada mil habitantes. Ele é seguido por São Paulo e Mato Grosso do Sul.

Enquanto isso, os estados do Nordeste ocupam as últimas posições, sendo que o Maranhão possui 99 telefones fixos e 683 celulares para cada mil habitantes,

No setor de Telecomunicações no mundo, o Brasil – um país emergente e semiperiférico – ocupa uma posição intermediária, bem acima de  nações periféricas da África e da América Latina. No entanto, está mais abaixo dos países centrais, à exceção da telefonia celular, que conta com índices bem próximos aos dos países desenvolvidos.

Aos poucos, as restrições de participação em uma sociedade globalizada e integrada têm sido abolidas no Brasil, tais como o tempo, a distribuição geográfica e a distância. Nesse sentido, hoje as tecnologias de informação proporcionam a mais vasta possibilidade de participação global e acessibilidade pessoal ou empresarial.

Curtiu o texto? Leia mais sobre a malha de transportes do Brasil nos artigos do Portal Estratégia Militares! Acesse os cursos preparatórios para as carreiras militares clicando no banner abaixo. Vem ser coruja!

EM - Banco de Questões

Veja também:

Referências

  • MAGNOLI, Demétrio – Geografia: paisagem e território: geografia geral e do Brasil – 3ª Ed. Reform. – São Paulo: Moderna, 2001.
  • SENE, Eustáquio de. Globalização e espaço geográfico. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2012.
  • TERRA, Lygia. ARAÚJO, Regina. GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil: volume único.
  • Agência Nacional de Transportes Terrestres. Disponível em: https://www.gov.br/antt/pt-br/acesso-a-informacao . Acesso em: Junho de 2023.
  • Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes. Disponível em: https://www.gov.br/dnit/pt-br/acesso-a-informacao . Acesso em: Junho de 2023
Você pode gostar também