Está estudando para os seletivos das Forças Armadas? O Estratégia Militares preparou um resumo da matéria de Geografia para você! Conheça quais são os elementos climáticos e quais as suas características.
Navegue pelo conteúdo
Tempo x Clima
Um dos primeiros conceitos que precisa estar claro quando falamos de elementos climáticos é a diferença entre clima e tempo.
Tempo se refere às condições meteorológicas em um determinado momento e é uma situação transitória da atmosfera. Ou seja, pode sofrer mudanças diárias e até de hora em hora.
Já o clima se refere aos padrões de tempo, que devem apresentar uma constância de pelo menos 30 anos. Em outras palavras, é o panorama geral do tempo meteorológico que apresenta um perfil relativamente estável.
Como exemplo, podemos dizer:
- Hoje o tempo está chuvoso.
- O clima tropical apresenta verões chuvosos.
O que são elementos climáticos?
Os elementos climáticos são os fenômenos que compõem o clima, as características que observamos na hora de determinar um tipo climático. São eles:
- Temperatura;
- Umidade; e
- Pressão.
Temperatura
A temperatura é a propriedade física que está relacionada ao grau de agitação das moléculas de um corpo. Quanto maior a agitação, maior a temperatura.
No caso da temperatura como um elemento climático, ela representa o grau de calor da atmosfera. Os raios solares entram pela atmosfera, são parcialmente absorvidos e parte deles são refletidos de volta pela superfície da Terra. Os raios infravermelhos são os responsáveis pelo aquecimento do ar.
Quanto maior a incidência de raios solares, maior a temperatura de um local. Por isso, a região da Linha do Equador costuma ter temperaturas médias maiores.
Umidade
A umidade é definida como a quantidade de vapor de água na atmosfera. Você já deve ter visto aquelas porcentagens de umidade do ar na previsão do tempo, não é? Aquilo é o que chamamos de umidade relativa. Trata-se da razão entre a quantidade de vapor encontrado no ar e o quanto aquele ar “aguenta” de vapor – e isso vai variar de acordo com a temperatura.
Precipitação
A precipitação é outro elemento climático relacionado com água. Trata-se do conjunto de água que cai da atmosfera em estado líquido ou sólido – por exemplo, chuva e neve.
Como esse processo acontece? A umidade da terra evapora se condensa na atmosfera, formando nuvens, e então se precipita de volta para a terra em formato de chuva, neve, granizo ou outros.
A forma de precipitação mais comum é a chuva e ela pode ser classificada em vários tipos:
- Chuva convectiva: resulta do ar quente ascendente. Suas características são pancadas de chuva rápidas e volumosas;
- Chuva frontal: resultado do encontro de uma frente quente e uma fria. São chuvas mais demoradas e menos volumosas;
- Chuva orográfica: causada pelo encontro de uma massa de ar quente e úmida vinda do oceano com um relevo montanhoso, resulta em chuvas nas encostas desses relevos.
Pressão atmosférica
Um jeito simples de explicar a pressão atmosférica é dizer que trata-se do “peso do ar”. Isso acontece pelo efeito da gravidade sobre as moléculas de ar. Assim, quanto menor a altitude, maior a pressão atmosférica e vice-versa. Da mesma forma, quanto mais próximo dos pólos da Terra, maior é a pressão, enquanto que nas regiões equatoriais, ela é menor.
A pressão influencia diretamente o clima, principalmente porque afeta a circulação do ar em uma região. Locais com alta pressão atmosférica são centros dispersores de ar, enquanto que locais de baixa pressão são centros convergentes de ar. Em outras palavras, o vento sopra de regiões de alta pressão para locais de baixa pressão, influenciando os regimes de chuvas.
Quer saber mais sobre o clima e outros temas relevantes para as provas dos seletivos militares? Então acompanhe o Portal Estratégia Militares e assista nossas aulas abertas no YouTube! Além disso, conheça nossos cursos on-line preparatórios e o Banco de Questões do Estratégia Militares!
Texto escrito com base no conteúdo elaborado pela Profa. Priscila Lima