Se você já observou um mapa alguma vez, deve ter ficado admirado pela complexidade de informações que ele possui. É necessário que elas sejam precisas e, por isso, a Cartografia é tão importante. O Estratégia Militares preparou para você um artigo que conta a história desta ciência. Confira!
Navegue pelo conteúdo
A Cartografia
A Cartografia é a ciência que estuda, elabora e aprimora os mapas. Seu objetivo é representar a superfície da Terra e esse é um desafio enorme! Quer um exemplo? Pense no formato do nosso planeta, com seus pólos levemente achatados – imagine a dificuldade de representar essa geóide em um plano!
Ao longo dos anos, a Cartografia se modificou conforme o desenvolvimento tecnológico e o interesse dos países mais poderosos.
Origens do uso de mapas
Não se sabe ao certo quando o primeiro mapa foi elaborado, mas isso, provavelmente, aconteceu muito antes da própria escrita.
Na Ásia foi encontrado um mapa feito em argila com mais de 2 mil anos de idade. Possivelmente, ele foi confeccionado pelos Sumérios para descrever uma área específica da Mesopotâmia que, atualmente, é a região que envolve o Irã, o Iraque e a Síria.
Os povos antigos, tais como os chineses, os egípcios e os pré-colombianos, já utilizavam mapas. Eles eram usados para os seguintes fins:
· Administrativos: rotas comerciais, demarcação de áreas agricultáveis etc.; ou
· Militares: representações estratégicas pensando em ataque e defesa ou expansão territorial.
Esses mapas eram elaborados apenas com base nas observações, sem qualquer técnica científica.
Os gregos foram os primeiros a somar a observação do local com a matemática e a astronomia. Dessa maneira, conseguiram elaborar mapas com mais detalhes e precisões.
Os romanos também utilizavam mapas para, basicamente, saber seus domínios territoriais e poder mapear os locais que não pagaram impostos.
Aprimoramento da Cartografia
Durante a Idade Média, a Cartografia teve pouco desenvolvimento científico, sob a influencia da Igreja Católica.
Cabe ressaltar que, apesar da estagnação do conhecimento na Europa no período, os árabes continuaram desenvolvendo essa ciência. Inclusive, eles foram os responsáveis por levar a bússola para os europeus.
Na Idade Moderna, a Cartografia deu um salto gigante com Portugal e Espanha, que formavam navegadores com conhecimento em geografia e astronomia.
Foi nesse período que as caravelas e o astrolábio, um instrumento utilizado para calcular distâncias, foram inventados. Além disso, a bússola também foi aperfeiçoada.
Esses fatos possibilitaram as Grandes Navegações, época em que os europeus invadiram o continente americano. Logo após a “descoberta” da América, Mercator elaborou um mapa-múndi que é utilizado até hoje.
Cartografia hoje
Com o surgimento da fotografia aérea, da informática e das imagens de satélite, a Cartografia obteve uma precisão nunca antes imaginada.
Com o advento da internet, qualquer pessoa pode ter acesso a diversos mapas. Com essa facilidade, os militares certamente possuem mapas com uma resolução e “perfeição” que, para um civil, seria difícil imaginar e ter acesso.
Gostou do assunto de hoje? Leia outros artigos com conteúdo que cai nas provas de concursos militares aqui no portal! E se você sonha em se tornar um militar, clique no banner abaixo e conheça nossos cursos!
Veja também:
- Projeções cartográficas: o que são e para que servem
- Como é calculado o fuso horário?
- Orientação e localização no planeta
- Saiba como os corpos celestes se movimentam
- Taylorismo, Fordismo e Toyotismo: conheça os modelos de produção
- Comércio mundial e os blocos econômicos: um dos assuntos mais cobrados na sua prova militar
- Massas de ar e suas características: quais são e muito mais
- Floresta equatorial: confira sobre o assunto cobrado nas provas militares
- Hidrografia Brasileira: Bacias Hidrográficas
- Caracterização do Espaço Geográfico
- Problemas Ambientais: entenda o efeito no Brasil
Conteúdo didático elaborado pelo professor Saulo Teruo Takami.