Os países no mundo são muito dependentes do petróleo e de seus derivados, mas essa dependência tem mudado ao longo dos anos. Confira nesse artigo, que o Estratégia Militares preparou para você, mais informações sobre a matriz energética e as fontes de energia!
Navegue pelo conteúdo
Fontes de energia
As fontes de energia correspondem a um dos elementos mais indispensáveis à vida e ao desenvolvimento econômico das nações. Elas podem ser classificadas em primárias e secundárias.
As fontes de energia naturais também são conhecidas como fontes de energia primária. O petróleo, o carvão mineral, o gás natural e a energia nuclear são as fontes de energia primária mais utilizadas no mundo atual.
Os Estados Unidos são, disparadamente, os maiores produtores de energia do mundo. Entretanto, como o seu consumo supera a produção, o país tem de importar energia primária, o que o torna um dos maiores importadores mundiais desta, ao lado do Japão.
As fontes de energia denominadas secundárias correspondem aos resultados de um ou mais processos de transformação de fontes primárias e são utilizadas para a obtenção de outro tipo de energia, como a produção de eletricidade da fissão de urânio ou da queima de carvão e gás. Como exemplo, podem ser citados os derivados do petróleo, o carvão vegetal e o álcool etílico.
Outra forma de organizar as fontes de energia é classificá-las como fontes convencionais e alternativas. As fontes convencionais são aquelas tradicionais, que compõem a base da sociedade industrial, tais como:
- Petróleo;
- Carvão mineral;
- Gás natural;
- Hidroeletricidade; e a
- Energia nuclear.
Já as fontes alternativas são aquelas que surgem como possíveis substitutas às fontes tradicionais, tais como:
- Energia solar;
- Eólica;
- Geotérmica; e
- Biomassa.
As fontes de energia ainda podem ser classificadas em renováveis – como o Sol, a água dos rios, o vento, entre outros – e em não renováveis, como o petróleo, o carvão mineral e o urânio, por exemplo.
Energias não renováveis
A energia é considerada não renovável quando as fontes disponíveis são finitas e seu tempo de formação dura milhões de anos. Enquadram-se nessa condição, o petróleo, o gás natural, o carvão mineral e o urânio.
As energias não renováveis são as mais utilizadas na sociedade contemporânea, por sua extração, na maioria das vezes, ser menos dispendiosa e por ser transportada mais facilmente. O grande problema desse grupo, além de sua disponibilidade cada vez mais reduzida, é grande a quantidade de poluentes liberados durante seu uso.
Petróleo
O petróleo é formado a partir da alteração da matéria orgânica vegetal (fitoplânctons) ou animal de origem oceânica depositada em bacias sedimentares.
Assim, encontra-se petróleo nos subsolos oceânicos ou em locais que estiveram cobertos por mares em outros períodos geológicos, sendo sempre terrenos sedimentares, datados, principalmente, do Período Terciário da Era Cenozóica, iniciada há cerca de 70 milhões de anos.
Em alguns casos, também se pode encontrar jazidas de petróleo datadas do Paleozóico, durante os períodos Permiano e Carbonífero, entre 290 e 350 milhões de anos atrás.
A exploração do petróleo pode ser feita tanto no mar quanto no continente. No primeiro caso, ela é denominada produção offshore – produzido no mar territorial de uma nação, e no segundo, produção onshore – produzido sobre o território da mesma.
Principais reservas e países produtores de petróleo
As reservas de petróleo mais importantes e abundantes do mundo estão espacialmente concentradas. Pode-se destacar:
- Oriente Médio, com cerca de 55% do total;
- Golfo do México e as do sul dos EUA;
- Na região do Lago de Maracaibo e do Rio Orinoco;
- Venezuela;
- o Norte da Sibéria, na Rússia; e
- No Golfo de Bohai, na costa nordeste da China.
O Oriente Médio e a América do Norte apresentam uma relação praticamente inversa entre reserva, produção e consumo de petróleo. O primeiro possui grandes reservas, grande produção e baixo consumo, enquanto o segundo dispõe de pequenas reservas, uma produção relativa e o maior consumo mundial.
A América Latina, por sua vez, apresenta um relativo equilíbrio entre produção e consumo, sendo a produção um pouco maior., Isso torna a balança comercial de energia dos países latino-americanos superavitária, criando possibilidades de crescimento econômico para os próximos anos.
Em relação às reservas, a América Latina obteve um aumento substancial após novas descobertas na Bacia do Orinoco, na Venezuela, que detém as maiores reservas mundiais de petróleo.
Utilidades do petróleo
A partir do petróleo, diversos produtos podem ser obtidos. Para isso, é necessário aquecê-lo, a fim de se isolar os elementos que o compõem. Esse processo é o refino, realizado em um tipo de indústria de base conhecida como refinaria.
A qualidade do petróleo varia de acordo com as condições de armazenamento e o tempo de origem. O petróleo de melhor qualidade, o leve, demanda menor quantidade de etapas para seu fracionamento, o oposto do petróleo pesado, mais viscoso e denso do que o leve.
De modo geral, a destilação do petróleo produz os seguintes derivados observados:
- Óleo diesel;
- Óleos combustíveis;
- Querosene;
- GLP;
- Gasolina; e
- Produtos especiais.
Muito se especula a respeito da duração desse recurso. Alguns estudiosos falam em 20 anos, outros, em 40 anos. Essas previsões são sempre relativas, pois se baseiam no consumo, na produção e nas reservas disponíveis, valores que estão em contínua mudança.
Tendo em vista essas previsões e considerando que o petróleo tornou-se essencial para a humanidade, um grande desafio atualmente é encontrar um substituto para esse recurso.
Leia mais sobre a matriz energética do Brasil nos artigos do Portal Estratégia Militares!
Você conhece os cursos preparatórios do Estratégia Militares? Acesse os cursos preparatórios para as carreiras militares clicando no banner abaixo. Vem ser coruja!
Veja também:
- Movimento Circular: conheça as grandezas angulares!
- MU e MUV: como fazer a análise gráfica dos movimentos
- Regionalização brasileira: o extrativismo, a agropecuária e mais do sul brasileiro!
- Regionalização brasileira: transportes e o turismo da região Sul!
- Recursos energéticos: matriz energética, fontes de energia e mais!
- Fontes de energia: principais reservas, produção e utilidades do petróleo!
Referências
- MAGNOLI, Demétrio – Geografia: paisagem e território: geografia geral e do Brasil – 3ª Ed. Reform. – São Paulo: Moderna, 2001.
- SENE, Eustáquio de. Globalização e espaço geográfico. 1ª ed. São Paulo: Contexto, 2012.
- TERRA, Lygia. ARAÚJO, Regina. GUIMARÃES, Raul Borges. Conexões: estudos de geografia geral e do Brasil: volume único.
- Agência Nacional de Energia Elétrica. Disponível em: https://www.gov.br/aneel/pt-br