Infantaria do Pantanal: o que é, atuação e muito mais!

Infantaria do Pantanal: o que é, atuação e muito mais!

Seu sonho é vestir o gorro verde-escuro e fazer parte da Infantaria do Pantanal? O Estratégia Militares trouxe um artigo que te deixa por dentro de mais esse ramo da Infantaria do Exército Brasileiro. 

O que é a Infantaria do Pantanal?

A Infantaria é considerada a “Rainha das Armas”, devido à sua importância e à sua história. Ela surgiu desde as primeiras guerras, tendo em vista que seu requisito básico é o homem e sua força, seja ela física ou mental. A Rainha das Armas se caracteriza pelo combate direto e, por isso, é a linha de frente da tropa nas batalhas. 

Na guerra, sua função é conquistar e manter o território. Para isso, precisa impedir que o inimigo avance. Porém, caso isso aconteça, a tropa também será a responsável por contra-atacar o adversário. 

Com o passar dos séculos e a evolução das guerras, surgiram novas Armas e muita tecnologia é utilizada nos exércitos. A Infantaria também evoluiu e criou várias ramificações para atuar de forma especializada. 

Nessa lógica, nasceu a Infantaria do Pantanal, que é a responsável pela atuação no bioma pantaneiro. No Exército Brasileiro há vários cursos por biomas a fim de preparar seus infantes de forma específica para a atuação no respectivo ecossistema.  

Os militares da Infantaria que atuam no bioma pantaneiro ficaram conhecidos como Guerreiros do Pantanal. A data comemorativa desses militares é o dia 11 de setembro, que faz menção à data de formatura do primeiro estágio dos Guerreiros do Pantanal. Seu símbolo é o jacaré, que representa a coragem e a persistência que o Pantanal exige. 

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

O que é o Pantanal? 

O Pantanal é um bioma localizado na região Centro-Oeste do Brasil, nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul. O bioma pantaneiro é extremamente rico em biodiversidade, tendo em vista que recebe influência de outros biomas brasileiros, como: o Amazônico, o do Cerrado e da Mata Atlântica. 

Além disso, o Pantanal – uma das maiores planícies alagadas do mundo – figura como o bioma mais preservado do mundo, o que o fez ser considerado Patrimônio Natural e Reserva da Biosfera Mundial pela Unesco.

Todos esses fatores, que ressaltam a importância do Pantanal para o Estado brasileiro e para o meio ambiente, mostram que a presença do Exército Brasileiro nesse local é fundamental para que todas as suas riquezas sejam resguardadas. 

Como se tornar um Guerreiro do Pantanal?

O Exército Brasileiro oferece, desde 1998, um estágio específico para os militares de carreira que desejam se especializar na atuação no bioma pantaneiro. Ele é ministrado no Centro de Instruções de Operações Especiais no Pantanal (CIOpPan) duas vezes por ano. 

No primeiro semestre, podem se inscrever os Oficiais do Exército. Já no segundo, o estágio é destinado aos Sargentos. Vale ressaltar que ambas as turmas possuem a mesma estrutura e dificuldade no curso. Portanto, não há diferença entre o estágio do primeiro semestre para o ministrado no segundo.

A estrutura do curso é dividida em três fases que tem a duração aproximada de 5 semanas:

  • 1ª) Vida no Pantanal: são ministradas técnicas de sobrevivência ao militar, para que ele saiba como lidar com a fauna e a flora do local da melhor forma possível, assim como são mostradas técnicas avançadas de natação, imprescindíveis nesse bioma;
  • 2ª) Técnicas Especiais: o aluno aprende diversas técnicas de infiltração aquática, de transposição de curso d’água, de tiro e de orientação; e
  • 3ª) Operações no Pantanal: é a fase mais difícil, já que os Oficiais ou Sargentos aplicam todas as técnicas aprendidas no decorrer do curso em uma operação simulada. 

Ao final dessas três fases, os militares estão preparados para enfrentar todos os desafios encontrados na fauna e na flora do bioma pantaneiro. Com isso, ocorre a cerimônia de encerramento, que materializa todo o esforço e dedicação desses militares ao longo do intenso período de aprendizado. Na formatura, eles recebem o distintivo do Pantanal na farda.   

Atuação da Infantaria de Pantanal  

A presença dos Guerreiros do Pantanal é importantíssima não só para o bioma, mas também para a população. Quanto ao bioma, a atuação dos infantes está diretamente ligada à preservação desse ecossistema, que é o mais preservado do mundo. 

Infantaria do Pantanal

Para a população brasileira, o empenho desses militares é imprescindível, pois eles combatem diariamente o tráfico de drogas, de armas, bem como o contrabando de cigarro, bebidas entre outros que ocorrem nas fronteiras. Essa é uma região de  fronteira com o Paraguai e com a Bolívia, países que também possuem o bioma pantaneiro. 

O combate aos delitos transfronteiriços ocorre, muitas vezes, em parceria com a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal do Brasil e de policiais militares do Estado do Mato Grosso do Sul. Essas operações visam fiscalizar nossas fronteiras por meio do policiamento ostensivo, com o auxílio de barcos, cães farejadores entre outros. 

Oração do Guerreiro do Pantanal

Senhor!
Vós que fizeste do dilúvio ressurgir a terra,
Criastes dessas entranhas o Pantanal.
Com insetos e espinheiros;
O perigo das matas;
O calor e a friagem;
As enchentes e os segredos das águas.
Mas, Senhor, só vós sois Deus
A última luz do universo.
Transformai as forças da natureza
No poder do seu próprio defensor
Fazei explodir a coragem
Multiplicar a força e consolidar a fé.
Pois aqui, Senhor
Da mistura de lama e sangue do passado,
Empunhando o aço de divina têmpera
Criastes o Guerreiro do Pantanal.
A subjugar o invasor e o adverso.
PANTANAL!

Gostou de conhecer mais esse ramo da Infantaria do Exército Brasileiro? Se você quer se tornar um Guerreiro do Pantanal, conte com a equipe do Estratégia Militares na sua preparação. Clique no banner abaixo e conheça nossos cursos!

EM - Banco de Questões

Veja também

Você pode gostar também