CFO CBMERJ: como ingressar, carreira e muito mais!

CFO CBMERJ: como ingressar, carreira e muito mais!

Se o seu sonho é se tornar um Oficial, o concurso para o CFO CBMERJ é uma grande oportunidade para você. A carreira apresenta diversas vantagens já no curso de formação, no qual os Cadetes têm uma remuneração superior a 3 mil reais!

Nesse post, o Estratégia Militares mostra quais são as principais características do concurso, além de abordar aspectos relacionados à carreira de Oficial do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro.

Como ingressar no CFO CBMERJ?

O ingresso no Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro (CFO CBMERJ) se dá por meio de concurso público. O certame tem recorrência anual e distribui vagas para ambos os sexos. 

Seguem os principais requisitos para quem deseja pleitear uma das vagas:

  • Nacionalidade brasileira;
  • Estar em dia com as obrigações militares nos termos da Lei de Serviço Militar;
  • Possuir, no mínimo, 18 anos de idade no ato da matrícula no curso de formação;
  • Ter concluído ou concluir até a data da matrícula o ensino médio; e
  • Estar em dia com as obrigações eleitorais.

Dentre os requisitos, observa-se um grande diferencial quando comparamos esse concurso aos das Forças Armadas e a maioria dos outros concursos para Forças Auxiliares: este certame não conta com limite de idade!

Cumpridos os requisitos, o candidato deve realizar a sua inscrição no certame. Vale destacar que todas as etapas do processo seletivo são realizadas na cidade do Rio de Janeiro (RJ). 

A primeira delas é a prova objetiva de caráter classificatório e eliminatório, sob responsabilidade da banca Fundação Getúlio Vargas (FGV). A avaliação, com duração máxima de 5 horas, conta com a seguinte configuração:

  • Língua Portuguesa: 15 questões;
  • Matemática: 15 questões;
  • Física: 15 questões;
  • Química: 15 questões;
  • Biologia: 10 questões;
  • Geografia: 10 questões;
  • História: 10 questões;
  • Inglês: 5 questões; e
  • Sociologia: 5 questões.

Os candidatos que se classificarem até quatro vezes o número de vagas previsto no edital são convocados para a segunda fase do certame, cuja responsabilidade passa a ser de inteira responsabilidade do CBMERJ.

CFO CBMERJ

A primeira avaliação a ser realizada nesta fase é o Teste de Aptidão Física. Ele é composto pelos seguintes exercícios:

  • Corrida: 2.400 metros no tempo limite de 12 minutos;
  • Natação: 100 metros em, no máximo, 2 minutos e 30 segundos; 
  • Barra fixa: 3 repetições; e
  • Abdominal: 35 repetições em, no máximo, 1 minuto.

Todos os exercícios permitem uma segunda tentativa do candidato. Aqueles que obtiverem êxito nessa etapa avançam para a Inspeção de Saúde e para o Exame Documental, ambas de caráter eliminatório.

Como funciona o CFO CBMERJ?

Os candidatos que se classificarem dentro do número de vagas ingressam no CFO CBMERJ como Cadetes. Além de assistência médica e odontológica, alimentação, fardamento e vários outros benefícios inerentes à carreira militar, esses militares também fazem jus a uma remuneração de R$ 3.897,24, conforme previsto no último edital!

O curso, com duração de 4 anos, acontece na Academia de Bombeiro Militar Dom Pedro II (ABMDP II), localizada no bairro de Guadalupe, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro (RJ).

Na formação de nível superior, os Cadetes cursam diversas disciplinas teóricas relacionadas à administração, Direito, entre outros campos de estudo, bem como disciplinas práticas. 

Além disso, esporadicamente, esses militares também vão às ruas a serviço com o objetivo de se aprimorarem em situações reais do dia a dia de um bombeiro militar. 

A carreira do Oficial CBMERJ

No final da formação, os militares são promovidos ao posto de Aspirante Oficial, no qual permanecem por aproximadamente 8 meses. Passado o período de estágio probatório, os militares são promovidos a Segundo Tenente, cuja remuneração é de aproximadamente R$ 7.800,00.

Vale ressaltar que há uma exceção relacionada ao 01 do CFO. Como forma de reconhecimento, ele não passa por esse interstício e é promovido diretamente ao posto de Segundo Tenente.

Durante a carreira, eles têm a oportunidade de realizar diversos cursos operacionais, como Curso de Salvamento em Montanha, Curso de Especialização em Pilotagem de Helicóptero, entre outros. 

Mediante a realização de alguns deles, como o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) – realizado para promoção ao posto de Capitão -, eles podem alcançar o posto máximo do CBMERJ, o de Coronel.

E aí, Guerreiro? Se você curtiu conhecer essa grande oportunidade, que ainda é pouco falada no âmbito dos concursos militares, e não quer perder mais nenhum conteúdo como esse, não deixe de se inscrever na nossa newsletter, preenchendo os campos abaixo.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

E, se você quer se preparar em alto nível para os principais concursos das Forças Armadas do Brasil, conte com o Estratégia Militares na sua preparação. Somos o curso que mais classificou alunos em todos os grandes certames da Marinha, do Exército e da Força Aérea, inclusive nas primeiras colocações. Clique no banner abaixo e vem ser Coruja!

CTA-Volta-as-aulas-EM-Ultimo-Lote.jpg

Referência:

Você pode gostar também