Dia do Especialista da FAB: os Suboficiais da aeronáutica!

Dia do Especialista da FAB: os Suboficiais da aeronáutica!

O suboficial da Aeronáutica é o topo da carreira do graduado. Se você tem o sonho de ingressar na Força Aérea Brasileira como sargento, este artigo é para você. Então, confira o que o Estratégia Militares preparou em homenagem aos graduados da aeronáutica!

Os suboficiais da FAB são os militares que, depois de muitos anos servindo como sargentos, são promovidos à graduação máxima possível aos graduados. A graduação dos suboficiais é vista dentro da caserna militar como uma posição de respeito e muita admiração por todos, afinal, quem ocupa tal graduação já passou por pelo menos 20 anos de serviço dedicados à carreira na FAB.

Promoção a suboficial da aeronáutica

A carreira dos graduados da aeronáutica é regulamentada pelo Decreto nº 881, de 23 de julho de 1993, o qual orienta acerca dos critérios, das condições e do processo para a promoção ao longo de todas as graduações que o sargento pode alcançar.

Inicialmente, as promoções na carreira do graduado têm o objetivo de suprir as necessidades de pessoal da organização militar, aproveitar o desenvolvimento profissional dos militares, os quais ao passar dos anos adquirem mais experiências no desempenho de suas funções e, por fim, possibilitar a promoção às graduações de maior hierarquia e, consequentemente, de maiores responsabilidades.

Contudo, para que as promoções aconteçam, o graduado deve estar atento, ao longo de sua carreira, a critérios que são avaliados e considerados pelos oficiais como condição para a concessão das promoções, sendo eles:

  1. Antiguidade;
  2. Merecimento;
  3. Bravura; e 
  4. Post mortem.

Promoção por antiguidade

A promoção por antiguidade é aquela baseada no desempenho acadêmico do graduado. Nesse caso, são consideradas as notas obtidas pelo graduado desde a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), bem como as notas dos cursos que ele participou ao longo de sua carreira.

A antiguidade é um dos critérios de distinção do graduado para seus pares, ou seja, entre os demais militares de sua turma oriunda da EEAR. 

Claramente, aqueles que se formaram na Escola de Especialistas primeiro são mais antigos, mas dentre militares da mesma turma, a antiguidade estabelece a ordem de preferência para o acesso à diversos benefícios durante a carreira. Além disso, é um fator crucial na determinação dos quartos de hora durante os plantões. 

Promoção por merecimento

O critério de merecimento está relacionado ao comportamento ético-moral do militar ao longo de sua carreira com seus pares, superiores e subordinados.

Como o graduado vive muitas situações de estresse e desafios pessoais ao longo de seus anos de serviço, faltas –ou seja, descumprimento de alguma regra prevista no Regulamento Disciplinar da Aeronáutica (RDAer) – pode atrasar sua progressão hierárquica.

Promoção por bravura

A promoção por bravura envolve a possibilidade do militar, no desempenho de suas funções, realizar algum ato considerado incomum de coragem e audácia, que ultrapasse os limites normais do cumprimento de seu dever.

Dentre as condecorações decorrentes do ato de bravura, existe a medalha “Cruz de Bravura”. Essa medalha – criada pelo Decreto-Lei nº 7.454, de 10 de abril de 1945, e alterada pelo Decreto-Lei nº 20.497, de 24 de janeiro de 1946 – foi concedida, até os dias atuais, a cinco Oficiais-Aviadores que participaram da campanha brasileira na Itália, na Segunda Guerra Mundial.

Os cinco oficiais agraciados com a medalha foram:

  • Capitão-Aviador Luiz Lopes Dorneles;
  • Capitão-Aviador Aurélio Vieira Sampaio;
  • Capitão-Aviador João Maurício Campos de Medeiros;
  • Primeiro-Tenente-Aviador John Richardson Cordeiro e Silva; e 
  • Segundo-Tenente-Aviador (RC) Frederico Gustavo dos Santos.

Promoção post mortem

Tal promoção visa expressar o reconhecimento da nação brasileira ao militar que faleceu no cumprimento de seu dever ou em consequência disso. Também, tal promoção é concedida ao militar que tinha o direito à promoção, mas que não foi efetivada devido a morte do militar.

Esse tipo de promoção é largamente retratada em filmes, principalmente norte-americanos, que tratam do reconhecimento que é dado aos militares que morreram em combate. No Brasil, ela ocorre em quantidade considerável. 

Uma das promoções mais emblemáticas da história recente, ocorreu após o terremoto no Haiti, em 2010, no qual cerca de 18 militares faleceram. Dentre os atos realizados na cerimônia em homenagem às vítimas, ocorreu a concessão da promoção post mortem.

Funções desempenhadas pelo suboficial da aeronáutica

De modo geral, após alcançar a graduação de suboficial, o militar passa a exercer funções administrativas e auxilia diretamente os oficiais no gerenciamento e supervisão do andamento das atividades da seção na qual está lotado, além de serem dispensados do serviço armado nas guarnições.

Assim, o suboficial pode permanecer nas funções relacionadas à sua graduação. Também existem inúmeros casos nos quais, ao se tornarem suboficiais, os militares escolheram assumir outras funções fora de sua especialidade de formação na EEAR.

Contudo, tal fato é uma exceção à regra, já que o militar não costuma ser lotado em uma seção na qual não possui nenhuma habilidade. Como exemplo, é possível transferir um suboficial especialista em mecânica de aeronaves (BMA) para assumir a função de mecânico na oficina de veículos terrestres da unidade, visto que ele possui conhecimento técnico em mecânica, que pode ser aproveitado e aplicado às viaturas terrestres da unidade.

Remuneração do suboficial da aeronáutica

Atualmente, o soldo-base do suboficial da aeronáutica é de R$ 6.169,00. Contudo, por ser o valor base, são acrescidos ao soldo diversos adicionais, dentre eles, benefícios inerentes ao tempo de serviço, cursos realizados, dentre outros. 

Não obstante, há os descontos, relativos ao plano de saúde militar e moradia, caso o suboficial resida em uma das moradias disponibilizadas pela organização militar. No entanto, tais descontos não fazem do soldo do suboficial menos interessante, visto que este pode, em alguns casos, receber remuneração maior que a de oficiais subalternos.

Quer saber mais sobre as carreiras militares? Então continue acessando o Portal Estratégia Militares! Confira os cursos preparatórios para as carreiras militares, clicando no banner abaixo. Vem ser coruja!

CTA EEAR

Você pode gostar também