Cursos de Infantaria: como funciona, concursos e mais!

Cursos de Infantaria: como funciona, concursos e mais!

Muitos jovens brasileiros sonham em fazer parte da Arma de Infantaria. Por isso, o Estratégia Militares preparou um artigo com as principais informações sobre os cursos de Infantaria das Forças Armadas Brasileiras. 

O que é a Infantaria?

Famosa pelo seu espírito de corpo, vibração e combate direito, a Infantaria é o desejo de milhares de jovens brasileiros. Ela é tão antiga quanto os próprios exércitos e se caracteriza desde sua criação por estar em constante movimento. Além disso, é aquela que se posiciona à frente da tropa a fim de conquistar e manter o território inimigo, o que demonstra a valentia desses guerreiros.

Com o passar dos anos, as guerras evoluíram no tocante à mobilidade e à tecnologia e, para acompanhar essa evolução, a Rainha das Armas foi criando várias ramificações no decorrer do tempo e conforme a necessidade a fim de tornar sua mobilidade cada vez mais rápida, eficaz e segura.

São exemplos dessas ramificações: a Infantaria de Montanha, a Infantaria de Pantanal, entre outras. Além do soldado combatente, a Infantaria também passou a contar com caminhões de transporte na Infantaria Motorizada e blindados na Infantaria Mecanizada, o que a tornou muito mais veloz no campo de batalha.

Atualmente, toda a história e evolução pela qual passou faz da Infantaria uma peça fundamental em qualquer tropa no mundo. 

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Como funcionam os cursos de Infantaria?

Os cursos ministrados aos infantes tem o intuito de prepará-los para atuar e se locomover em qualquer tipo de terreno, independente das situações climáticas do local. O curso se caracteriza por exigir muito na parte física, mental e no espírito de corpo da tropa.

Também há a opção dos infantes se especializarem em algum tipo de terreno por meio dos cursos por biomas. Tal especialização é fundamental em um país com dimensões continentais e tamanha diversidade na fauna e flora.

Além disso, esses militares podem compor tropas de elite, como: Forças Especiais, GRUMEC, entre outros.

Como entrar nos cursos de Infantaria?

Para quem deseja compor a Arma de Infantaria sendo um militar de carreira, há a necessidade de prestar concurso público para alguma das Forças Armadas brasileiras.

Infantaria no Exército Brasileiro 

O Exército Brasileiro dispõe atualmente de dois concursos públicos para quem almeja fazer o curso de Infantaria na Força terrestre. São eles: concurso ESA e concurso EsPCEx.

O concurso ESA ocorre anualmente e oferta cerca de 1100 vagas. Após a aprovação no concurso, o aluno passará por uma formação de dois anos, porém, somente no segundo ano, obedecendo uma classificação, ele pode optar pelo curso de Infantaria.

Ao final do curso de formação, o militar é declarado 3° Sargento do Exército Brasileiro e passa a compor a Arma de Infantaria da Força. 

Já o concurso da EsPCEx conta mais de 400 vagas anuais. Nesse caso, o curso de formação possui 5 anos, sendo um na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, localizada em Campinas (SP), e 4 anos na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ). 

No segundo ano como Cadete da Aman, o militar poderá optar pela Arma de Infantaria e começar o curso. Completados os 5 anos, o infante é nomeado Aspirante a Oficial e após os 6 meses de estágio probatório, alcança o posto de 2° Tenente do Exército Brasileiro. 

Infantaria na Marinha do Brasil

A Infantaria na Marinha do Brasil é composta pelo Corpo de Fuzileiros Navais. O ingresso pode ser feito a partir do concurso da Escola Naval e do concurso Fuzileiro Naval. A principal diferença entre os dois além do tempo de formação é que o primeiro forma Oficiais e o segundo Praças. 

Infantaria

O concurso para a Escola Naval ocorre anualmente e é considerado um concurso extremamente concorrido devido ao pequeno número de vagas. O curso de formação tem duração de 4 anos, contudo a opção pelo Corpo de Fuzileiros Navais só pode ser feita no terceiro ano do curso. Após toda a formação, o militar será declarado 2° Tenente.

O concurso Fuzileiro Naval também tem recorrência anual e é destinado a homens com idade entre 18 e 21 anos. O curso de formação é bem mais curto em relação ao da Escola Naval, durando apenas 17 semanas. Ao fim do curso, o militar é nomeado Soldado Fuzileiro Naval. 

Infantaria na Força Aérea

Quem almeja fazer parte da Infantaria da Força Aérea tem duas possibilidades de concurso público: o concurso AFA e o concurso EEAR. 

O concurso AFA possui recorrência anual e, no ato da inscrição, o candidato deve optar pelo Curso de Formação de Oficiais de Infantaria da Aeronáutica. O curso tem a duração de 4 anos e, concluídos, os Infantes Aspirantes a Oficial recebem o diploma de bacharel em Administração, com ênfase em Administração Pública.

Quem realizar o concurso da EEAR tem que optar pela especialidade de Guarda e Segurança no ato da inscrição. Nesse caso, o curso de formação tem dois anos de duração e, ao final, o militar é declarado 3° Sargento da Força Aérea Brasileira. 

Canção da Infantaria 

Para entendermos ainda mais toda a história, energia e vibração que há na Arma de Infantaria, segue a sua canção que é considerada uma das mais famosas do Exército Brasileiro.

Nós somos estes infantes
Cujos peitos amantes
Nunca temem lutar
Vivemos, morremos
Para o Brasil nos consagrar!
Nós, peitos nunca vencidos
De valor, desmedidos
No fragor da disputa
Mostremos
Que em nossa Pátria temos
Valor imenso
No intenso da luta
És a nobre Infantaria
Das armas a rainha
Por ti daria
A vida minha
E a glória prometida
Nos campos de batalha
Está contigo ante o inimigo
Pelo fogo da metralha
És a eterna majestade
Nas linhas combatentes
És a entidade dos mais valentes
Quando o toque da vitória
Marca nossa alegria
Eu cantarei, eu gritarei
És a nobre Infantaria
Brasil, te darei com amor
Toda a seiva e vigor
Que em meu peito se encerra
Fuzil
Servil
Meu nobre amigo para guerra
Ó, meu amado pendão
Sagrado pavilhão
Que a glória conduz
Com luz sublime amor se exprime
Se do alto me falas
Todo roto por balas
És a nobre Infantaria
Das armas a rainha
Por ti daria a vida minha
E a glória prometida
Nos campos de batalha
Está contigo ante o inimigo
Pelo fogo da metralha
És a eterna majestade
Nas linhas combatentes
És a entidade dos mais valentes
Quando o toque da vitória
Marca nossa alegria
Eu cantarei, eu gritarei
És a nobre Infantaria 
Composição: Hildo Rangel / Thiers Cardoso

E aí, guerreiro? Se você quer ingressar em algum dos cursos de Infantaria, comece a sua preparação desde já e conte com com o Estratégia Militares nessa jornada. Clique no banner abaixo e conheça nosso Banco de Questões!

EM - Banco de Questões

Veja também

Você pode gostar também