01 da EPCAR 2022 fala sobre sonho de ser piloto e carreira militar feminina

01 da EPCAR 2022 fala sobre sonho de ser piloto e carreira militar feminina

A profissão de piloto de avião mexe com a imaginação de qualquer pessoa. É muito comum ouvir crianças dizendo que desejam fazer isso da vida quando forem adultas. No entanto, ainda hoje, a maioria delas é menino.

Como os tempos estão mudando, cada vez mais mulheres assumem o comando das cabines de aviões – tanto no mundo civil quanto no militar – e é a essas mulheres que Eduarda Martins se unirá em breve, após terminar seu curso na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR).

Eduarda já entra com o pé direito: foi a primeira colocada geral do Concurso EPCAR 2022. Com esse retrospecto tão positivo, ela também sonha em fazer o curso da Academia da Força Aérea (AFA) em seguida.

Como uma adolescente de 15 anos, moradora de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, Rio de Janeiro, define que quer ser piloto de avião? Quais foram suas motivações? Ela contou tudo para o blog do Estratégia Militares!

Motivações

Eduarda Martins ouviu falar da EPCAR aos 12 anos. Nessa época, no ano de 2017, ficou sabendo que o Concurso da escola abriria vagas femininas. Foi naquele momento que vislumbrou uma grande oportunidade de ingressar nas Forças Armadas. Além disso, seria uma maneira de ter uma boa formação acadêmica e física.

Segundo Eduarda, o que mais chamou sua atenção foi o formato peculiar da educação de Ensino Médio da EPCAR. Outros pontos, como o regime de internato, a possibilidade de poder seguir carreira como aviadora, a excelência do ensino e o cuidado da instituição quanto a formação cívica de seus alunos também foram importantes para a sua decisão.

Carreira Militar

É possível imaginar que Eduarda Martins, tão jovem, escolheu seguir carreira na Aeronáutica porque algum familiar seu é militar. No entanto, isso não é verdade. Ela será a primeira em sua família a entrar para as Forças Armadas.

O sonho de seguir essa carreira nasceu por meio do conhecimento sobre a EPCAR e a abertura de vagas para mulheres em 2017: “Desde os 12 anos almejo a EPCAR. Conforme fui conhecendo a escola, identifiquei-me muito e decidi que gostaria de ingressar”.

Foi assim que Eduarda começou sua trajetória em busca de seu sonho, com muito estudo e dedicação, até conseguir sua aprovação no Concurso EPCAR 2022.

Essa não foi a primeira vez que Eduarda tentou entrar para a Escola. No ano anterior, ela prestou concurso, se classificou, mas ficou em quarto lugar excedente. No entanto, não desistiu e seguiu em frente.

Piloto de avião

Não contente com se tornar uma militar, Eduarda sonha bem mais alto: quer se tornar uma piloto de avião da Aeronáutica brasileira:

“Desejo seguir carreira e me tornar piloto da Força Aérea, pois acho incrível a sensação de voar. E poder pilotar um avião deve ser um momento ímpar, um privilégio”.

Carreira Militar Feminina

Cada vez mais mulheres se interessam em ingressar na carreira militar e Eduarda Martins é uma delas. Segundo a futura aviadora, sua família e amigos deram muito apoio quando tomou a decisão. A reação foi de grande felicidade e de orgulho. Além disso, todos a apoiaram bastante durante a sua preparação.

Para Eduarda, o aumento do número de mulheres nas fileiras militares é bastante positivo para a sociedade:

“Um sinal de progresso e uma necessidade para o desenvolvimento de uma sociedade mais igualitária entre os gêneros. A prova de que mulheres são capazes de exercer funções em que predomina o público masculino, desmistificando estereótipos.”

Se você, como a Eduarda, está interessada em se tornar uma militar, mas precisa de mais informações, o blog do Estratégia Militares criou uma postagem contando tudo sobre o assunto. Clique aqui e leia!

Conselho para meninas que queiram seguir carreira militar

Depois de tanto esforço para conseguir sua vaga no Concurso EPCAR 2022, Eduarda Martins pode ser considerada um exemplo para todas as meninas que sonham com a carreira militar. Sendo assim, ela deixa um conselho:

“Não se assustem com o pouco número de vagas. Jamais desistam de tentar por conta disso. Deem sempre o melhor de vocês, tendo em mente que você só precisa de uma vaga.”

Eduarda acredita que é um privilégio poder incentivar as mulheres a seguir a carreira militar com seu exemplo de esforço e dedicação. Para ela, são essas coisas que tornam tudo possível.

Expectativas para o curso na EPCAR

Como toda adolescente que sonha alto, Eduarda Martins está cheia de expectativas para o início de seu curso na EPCAR. Mesmo tendo ciência de que sua rotina será desgastante e intensa, com diversas atividades que a deixarão cansada física e mentalmente, ela está feliz:

“Tenho expectativas para o meu ingresso na EPCAR. Espero viver novas experiências, adquirir muitos conhecimentos e evoluir como pessoa. Mas estou ciente de que haverá muitos desafios durante a trajetória e da dificuldade do curso de formação.”

Planos para o futuro

Após garantir a vaga no curso da EPCAR, Eduarda Martins já está planejando o futuro. Embora esteja com a mente aberta para descobrir novos caminhos ou vocações durante os três anos na escola, ela tem como um objetivo ingressar na AFA.

“Pretendo seguir uma carreira com que eu me identifique e me sinta realizada. Quanto à questão pessoal, quero carregar os valores aprendidos com minha família e, futuramente, na EPCAR, tornando-me não só uma boa aviadora, mas também uma pessoa ética.”

Eduarda segue em breve para Barbacena, em Minas Gerais, onde fica a sede da EPCAR. Os coordenadores, professores e toda equipe do Estratégia Militares deseja boa sorte e bons ares para nossa futura aviadora!

Se você quer realizar o sonho de entrar para as Forças Armadas, deixe o Estratégia Militares te ajudar! Adquira nosso Banco de Questões e se prepare para o grande desafio de sua vida! Vem ser coruja!

EM BANNER PORTAL

Você pode gostar também