Tem o sonho de se tornar um Sniper brasileiro das Forças Armadas ? O Estratégia Militares conta tudo o que você precisa saber sobre os atiradores de elite do Exército Brasileiro, Marinha e Aeronáutica!
Navegue pelo conteúdo
O que é um Sniper?
O Sniper é um atirador de alta precisão. Esse militar é altamente preparado e possui a capacidade de atuar em situações de alta tensão e sem margem para erros.
Bom preparo físico, psicológico forte e controle da respiração são algumas das características desse militar que é capaz de acertar um alvo a mais de 500 metros de distância.
Como ser um sniper brasilerio?
Para se tornar um sniper, além da vontade, o militar precisa ter um excelente aproveitamento no tiro antes de ingressar no curso, bem como um bom preparo físico e mental.
Exército, Marinha e Aeronáutica possuem snipers em suas unidades de elite. A formação desses atiradores conta com um intenso treinamento.
Como surgiram os snipers brasileiros
A preocupação em preparar militares para executarem tiros a longa distância com precisão começou em 1822. O decreto de 13 de outubro de 1822 criou 3 batalhões de caçadores a partir de 3 batalhões de infantaria da corte. Esses batalhões viriam a formar snipers.
No cenário da 2ª Guerra Mundial, esses batalhões de caçadores foram transformados em batalhões de infantaria, mas mantiveram o nome.
Atualmente, não só as Forças Armadas, mas também várias forças policiais estaduais e federais possuem atiradores de elite em sua corporação, devido à importância desse militar para diversas missões.
Exército Brasileiro
O sniper é chamado de caçador no Exército Brasileiro. Existem dois cursos de formação de caçadores no Exército Brasileiro que são ministrados em alguns batalhões no país.
O primeiro é o estágio de caçador convencional. O ingresso nesse estágio só é permitido a militares de carreira do Exército: sargentos e oficiais de carreira. Além disso, alunos da Aman no 3° e 4° ano, com alto aproveitamento nas aulas de tiro, podem participar do curso. Esse estágio possui duração de 2 semanas.
A segunda possibilidade é para a formação de caçadores de operações especiais. Nesse caso, o curso é mais aprofundado e tem o intuito de preparar militares para atuarem em alguma unidade de operações especiais do Exército Brasileiro.
A formação para caçadores de operações especiais tem duração prevista de 6 semanas. Para ingressar nesse curso, o militar precisa possuir Curso de Ações de Comandos.
Marinha do Brasil
A Marinha do Brasil também chama seus atiradores de elite de caçadores. A formação na Marinha se dá pelo curso de caçador de operações especiais, ministrado pelo Batalhão de Operações Especiais dos Fuzileiros Navais, mais conhecido como Batalhão Tonelero.
Esse curso é destinado a militares pertencentes ao próprio Batalhão Tonelero. Esses militares compõem o COMANF, Comandos Anfíbios da Marinha. Além deles, os militares do GRUMEC – mergulhadores de combate – também podem frequentar o curso.
Força Aérea Brasileira
Na Força Aérea Brasileira, o curso para a formação de snipers é denominado Curso Tático de Precisão. Esse curso é ministrado pelo Batalhão de Infantaria da Aeronáutica Especial.
Além de formar militares da aeronáutica, a Força Aérea também forma atiradores de elite vindos da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal e de batalhões de operações especiais das Forças Policiais estaduais. A duração do curso é de 3 semanas.
Como é o treinamento de um sniper brasileiro?
O treinamento do sniper brasileiro conta com horas de intenso esforço físico e psicológico. Visto que esses militares permanecem horas na mesma posição.
O treinamento é feito em duplas: um como atirador e outro como observador. O observador tem uma visão mais ampla e é responsável por realizar cálculos, como distância e velocidade do vento. A dupla reveza nas duas posições.
Os tiros são realizados em um alvo que possui o formato de uma pessoa, denominado P4. A intenção é sempre acertar entre os olhos e acima do nariz, para que a pessoa não tenha nenhuma reação.
Após isso, o treinamento passa a ser mirando alvos em movimento, situação mais semelhante à atuação real do sniper.
A distância do alvo é sempre crescente conforme a evolução dos atiradores. Essa distância pode passar dos 700 metros.
Como é o trabalho de um sniper brasileiro
O sniper brasileiro possui algumas funções e pode atuar de diversas formas. Nas Forças Armadas, os snipers podem atuar em guerrilhas na selva. Já em forças policiais, eles atuam em situações de combate no meio urbano.
No meio urbano, é comum esses atiradores atuarem em situações de combate a sequestros e assaltos.
Principais atribuições do sniper brasileiro
O sniper pode atuar na função de reconhecimento do território inimigo, responsável por fazer todo o planejamento de ataque e colher informações. Além disso, tem papel fundamental em situações de combate, pois pode abater peças-chaves da tropa adversária, bem como ter um trabalho antimaterial, destruindo armas do adversário.
Esses ataques surpresa têm a função de diminuir a velocidade de atuação do inimigo e diminuir o seu moral.
Qual é o equipamento utilizado pelos snipers brasileiros?
Os snipers brasileiros contam com fuzis e equipamentos de ponta. Os principais são:
- Fuzil de alta precisão Imbel AGLC: alcance até 1000 metros e é o mais comum entre os snipers brasileiros;
- Fuzil Remington MSR: um dos melhores do mundo. Possui alcance de até 1500 metros;
- Fuzil HK PSG1;
- Luneta de espotagem: usada pelo observador; e
- Telêmetro: medir distâncias.
Agora que você já conhece tudo sobre os snipers brasileiros, não deixe de acompanhar o Estratégia Militares e fique por dentro de todas as novidades e curiosidades do mundo militar. E, se você está se preparando para concursos militares, a prática de questões é algo indispensável. Conheça o nosso Banco de Questões clicando no banner abaixo!
Veja também:
- Exército Brasileiro: o que é, como ingressar e mais
- Oportunidades no Exército Brasileiro para quem possui nível superior
- PQD Exército Brasileiro
- Guerras em que o Exército Brasileiro se envolveu
- As oportunidades na Marinha do Brasil para quem tem nível superior
- Corpo de Engenheiros da Marinha: o que é, como ingressar e muito mais
- Forças Armadas Brasileiras participam de exercício mundial de operações de paz
- Concurso Público de Admissão ao Colégio Naval (CPACN)
- Concurso Público de Admissão à Escola Naval (CPAEN)
- Concurso Público de Admissão às Escolas de Aprendizes-Marinheiros (CPAEAM)
- Concurso Público de Admissão ao Corpo de Fuzileiros Navais (CPACFN)