Você já ouviu falar sobre como Santos Dumont, Eduardo Gomes ou Nero Moura contribuíram para a aviação, mas você sabia que existem outros homens e mulheres que se destacaram na Aeronáutica? Confira nesse artigo que o Estratégia Militares preparou para você quem são as personalidades da FAB e os seus maiores feitos na aviação
Navegue pelo conteúdo
Contexto histórico
Ao longo da história do Brasil, diversos homens e mulheres se destacaram com suas ações e opiniões e moldaram diversos setores da sociedade em sua época, resultando em mudanças vistas até os dias atuais.
Os séculos XIX e XX foram marcados por muitos fatos que mudaram a história da humanidade. Dentre eles, o Brasil tornou-se uma República, a ciência se desenvolveu, a informática surgiu e o mundo mergulhou em guerras.
Diante de tantos acontecimentos e evoluções, a aviação foi um dos expoentes que se desenvolveu e hoje serve à humanidade, seja transportando pessoas, cargas, protegendo ou explorando o espaço aéreo.
O precursor da aviação brasileira e mundial é um mineiro, nascido no sítio de Cabangu, localizado próximo à cidade de Palmira, hoje Santos Dumont (MG). Vamos conhecer agora algumas personalidades brasileiras que fizeram a diferença para a aviação nacional.
Personalidades da FAB: Alberto Santos Dumont – pai da aviação e da Aeronáutica brasileira
Alberto Santos Dumont, eleito pelo programa da emissora SBT – Sistema Brasileiro de Televisão – “O maior brasileiro de todos os tempos”, transmitido em 2012, o segundo maior brasileiro da história, é o principal nome da aviação brasileira e mundial.
Detentor do título de “pai da aviação”, foi o inventor do 14 bis – também nomeado como “Mais pesado que o ar” – o quinto protótipo, evoluído de dirigíveis criados pelo mineiro.
Para chegar à primeira aeronave com propulsão própria, Santos Dumont conseguiu domar os dirigíveis a fim de que eles se tornassem manobráveis no ar.
Em 1903, Santos Dumont criou o menor e seu mais querido dirigível, apelidado de “Balladeuse” – também conhecido como “protótipo nº 9”. Ele era assimétrico, o que lhe conferia uma boa estabilidade e permitia obedecer perfeitamente ao leme.
Nos anos seguintes, Santos Dumont criou diversas versões derivadas do 14 bis, chamado Demoiselle. Considerado o primeiro ultraleve, esse era o menor e mais barato avião da época.
Personalidades da FAB: Marechal-do-ar Eduardo Gomes – patrono da FAB
Uma das maiores personalidades da FAB é o Marechal Eduardo Gomes. Antes mesmo do Ministério da Aeronáutica ser criado por Getúlio Vargas em 1941, ele já participava de missões aéreas pelo Brasil.
Em 1931, quando era comandante do Grupo Misto de Aviação, localizado no Campo dos Afonsos, o Marechal propôs a criação do Correio Aéreo Militar. Sua finalidade era fortalecer a unidade nacional e desenvolver o intercâmbio entre as diferentes regiões do país e a aviação.
A criação do Correio Aéreo Militar impulsionou o crescimento da aviação militar no Brasil e, consequentemente, ocasionou a criação da Força Aérea Brasileira, que consagrou o Marechal Eduardo Gomes como seu patrono.
Você pode conferir o artigo sobre a história do Marechal Eduardo Gomes aqui no portal do Estratégia Militares.
Personalidades da FAB: Marechal Casimiro Montenegro Filho – patrono da Engenharia da FAB
O Marechal-do-Ar Casimiro Montenegro Filho foi um dos participantes da criação do Correio Aéreo Militar. Além disso, foi o criador do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA), do Centro Técnico de Aeronáutica (CTA) e um dos patronos do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER).
Formado na antiga Escola Técnica do Exército (EsTE), atual Instituto Militar de Engenharia (IME), o Marechal Casimiro migrou do Exército para a Aeronáutica em 1941. Ele consagrou-se como patrono da Engenharia por todas as suas participações nos principais órgãos de engenharia da FAB.
Personalidades da FAB: Tenente-Brigadeiro Intendente José Epaminondas de Aquino Granja – patrono da Intendência da FAB
O Tenente-Brigadeiro Granja foi o primeiro chefe do serviço de intendência da Aeronáutica. Isso lhe permitiu elaborar os primeiros Regulamento e Regimento Interno do Serviço de Intendência da Aeronáutica.
Ele criou ainda o Depósito de Material Bélico, os reembolsáveis, a Fazenda de Pirassununga, a Granja do Galeão, as lavanderias e a mecanização contábil das Unidades Administrativas, bem como outros destacados serviços da Aeronáutica.
A Intendência da FAB atua numa área multidisciplinar, com responsabilidades nas áreas administrativa, contábil e financeira.
Desenvolve, ainda, as atividades de contratos, compras, pagamento de fornecedores e de pessoal, controle interno, orçamentos, planejamento e logística, focando na otimização dos processos e buscando melhores resultados na aplicação de recursos.
Personalidades da FAB: Major-Brigadeiro Médico Ângelo Godinho dos Santos – patrono do Serviço de Saúde da Aeronáutica
O Major-Brigadeiro Médico Doutor Ângelo Godinho dos Santos inicialmente foi integrante do Serviço de Saúde do Exército. Foi o primeiro diretor do núcleo de médicos voltados para campo de atividades técnico-científicas do Serviço Médico da Aviação Militar, especializados em Medicina de Aviação, no ano de 1934.
Com a criação do Ministério da Aeronáutica, o Major-Brigadeiro se transferiu para a FAB, onde pode contribuir exercendo a função de primeiro chefe do Serviço de Saúde e, posteriormente, o primeiro diretor do Serviço de Saúde da Aeronáutica.
Personalidades da FAB: Brigadeiro do Ar Nero Moura – patrono da Aviação de Caça brasileira
O Brigadeiro Nero Moura foi o primeiro comandante do 1º Grupo de Aviação de Caça, localizado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro.
O grupo e ele foram enviados, a bordo das aeronaves P-47 Thunderbolt, para os sete meses de operações na Segunda Guerra Mundial em solo italiano.
Ao todo, o Brigadeiro realizou 445 missões, distribuídas em 2.550 surtidas. Em 1951 foi empossado como Ministro da Aeronáutica por Getúlio Vargas e promovido ao posto de Brigadeiro do Ar.
Ele foi declarado Patrono da Aviação de Caça em 1995, pela grande quantidade de missões com sucesso que realizou pela FAB.
Anésia Pinheiro Machado – pioneira da aviação brasileira
Anésia foi a segunda mulher a receber os brevês de aviadora na história brasileira, tornando-se integrante das personalidades da FAB. Quando tinha apenas 18 anos de idade, ela realizou o primeiro voo interestadual, entre São Paulo e o Rio de Janeiro, comandado por uma mulher, em 5 de setembro de 1922.
Esse voo, com as atuais aeronaves, não levaria mais do que 50 minutos. Porém na época, durou cerca de quatro dias. Isso aconteceu devido às paradas para abastecimento e manutenções que a aeronave precisava receber.
Thereza de Marzo – primeira piloto-aviadora a ser brevetada
Thereza de Marzo foi a primeira mulher brasileira a voar sozinha numa aeronave, tornando-se, portanto, integrante do quadro de personalidades da FAB. No dia em que ela recebeu seus brevês, outra mulher também os recebia: a aviadora Anésia também foi condecorada. Porém, na listagem de aviadores, o nome de Thereza vinha antes do de Anésia. Isso lhe ocasionou o título de primeira aviadora brasileira.
Thereza di Marzo chegou a ser cicerone (pessoa que mostra e explica a visitantes ou a turistas rotas, pontos turísticos e características de um lugar) de aviadores portugueses, os mesmos que ficaram conhecidos por terem realizado a primeira travessia aérea do Atlântico Sul.
Você gostou do artigo? Se você quer ingressar como oficial ou sargento na FAB então confira os cursos preparatórios para a Aeronáutica no Estratégia Militares! Clique no banner abaixo e confira todas as oportunidades de estudo que o Estratégia tem para você! Vem ser coruja!
Veja também:
- Esportes na FAB: conheça os programas esportivos da Aeronáutica!
- Personalidades da FAB: conheça os principais nomes da Aeronáutica
- Infantaria da FAB: saiba mais sobre os militares de carreira da aeronáutica
- Engenheiro da Aeronáutica: o que faz, concurso, salário e mais!
- Especialista da Aeronáutica: o que são?
- Como entrar na Aeronáutica: conheça as formas de ingresso na FAB!
- Fardas da Aeronáutica: como são, quais são e mais;