Esportes na FAB:  programas esportivos da Aeronáutica!

Esportes na FAB: programas esportivos da Aeronáutica!

Você sabia que muitos dos medalhistas brasileiros dos Jogos Olímpicos de 2021 foram atletas militares? Confira esse artigo que o Estratégia Militares preparou para você e saiba mais sobre os esportes na FAB!

A Força Aérea Brasileira possui diversos quadros e especialidades que formam as frentes de atuação da força. Uma delas é a área esportiva, na qual a FAB possui diversos atletas militares que são patrocinados pela Força ou que a integram como militares de carreira.

Muitos dos atletas da FAB são recrutados do mundo civil e se tornam militares que recebem auxílios da Aeronáutica para desenvolverem suas habilidades esportivas, para representarem a Força nos Jogos Mundiais Militares e também defenderem o Brasil nos Jogos Olímpicos, que acontecem a cada quatro anos.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Origem dos Jogos Olímpicos

Os Jogos Olímpicos se originaram na Grécia antiga há cerca de 3.000 anos, e foram revividos no final do século XIX, onde se tornaram a competição esportiva mais proeminente do mundo. 

Do século VIII a.C. até o século IV d.C., os jogos eram realizados a cada quatro anos em Olímpia, localizada no oeste da península do Peloponeso, na Grécia, em homenagem ao deus Zeus. As primeiras Olimpíadas modernas aconteceram em 1896 em Atenas, e contaram com 280 participantes de 12 nações, competindo em 43 eventos. 


Desde 1994, os Jogos Olímpicos de verão e de inverno são realizados separadamente e se alternam a cada dois anos. Os Jogos Olímpicos de Verão de 2020, foram atrasados um ano por causa da pandemia COVID-19, mas foram realizados entre os dias 23 de julho e 8 de agosto de 2021 em Tóquio, no Japão.

Tocha dos jogos mundiais militares

Esportes na FAB – Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB)

A Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) é uma das organizações que integram o Ministério da Defesa. Foi criada em 1956 com a responsabilidade de implantar a política desportiva militar nas Forças Armadas e de organizar e dirigir competições entre a Marinha, o Exército e a FAB. 

É responsável também em selecionar as equipes para representação do Brasil internacionalmente, bem como divulgar o desporto brasileiro pelo mundo.

Esportes na FAB – Programa de Atletas de Alto Rendimento (PAAR)

Dentre os programas desenvolvidos pelo CDMB, se destaca o Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento (PAAR). Ele é responsável por recrutar, treinar e ceder às equipes que representam o Brasil nos Jogos Olímpicos, os melhores atletas militares. Além de participarem dos Jogos Olímpicos, os atletas do PAAR também representam o Brasil nos Jogos Mundiais Militares

Atualmente, o programa conta com 511 atletas militares temporários em 30 modalidades, das quais 23 são olímpicas. O Ministério da Defesa investe aproximadamente R$ 38,3 milhões por ano no PAAR. As atividades ocorrem em parceria com a atuação do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), de confederações e de clubes.

Segundo o Ministério da Defesa, nos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro, foram classificados 145 militares que foram responsáveis por 68% das premiações do país, ou seja, eles ganharam 13 das 19 medalhas conquistadas pelo Brasil. No Jogos Rio 2016, o país conquistou 19 medalhas: 7 ouros, 6 pratas e 6 bronzes.

Alguns atletas militares da FAB de destaque são:

  • Lançamento de disco: Sargento Fernanda Raquel Borges Martins;
  • Atletismo (salto com vara): Sargento Augusto Dutra da Silva de Oliveira;
  • Ginástica Artística: Sargento Arthur Nabarrete Zanetti;
  • Atletismo (marcha atlética): Sargento Caio Oliveira de Sena Bonfim;
  • Arremesso de peso: Geisa Rafaela Arcanjo; 
  • Ciclismo: Luiz Henrique Cocuzzi e Priscilla Andréia Stevaux Carnaval; 
  • Ginástica artística: Arthur Nory Oyakawa, Francisco Carlos Barreto Junior e Caio Campos Souza; 
  • Natação: Viviane Eichelberger Jungblut, Aline da Silva Rodrigues, Gabriel dos Santos Silva e Pedro Henrique Silva Spajari;
  • Triatlo: Vittória Lopes de Mello; 
  • Atletismo: Jorge Henrique da Costa Vides, Tatiane Raquel da Silva e Derick de Souza Silva; 
  • Tiro com Arco: Marcus Vinicius D’Almeida; 
  • Salto em Distância: Eliane Martins; e 
  • Lançamento de Dardo: Laila Ferrer Domingos.
Atletas nos jogos mundiais militares

Esportes na FAB – Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA)

Com o objetivo de promover a prática desportiva no Brasil, a Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA) é a representante da FAB na CDMB. 

A CDA tem a responsabilidade de orientar e controlar as instruções de educação física, além de aplicar os testes físicos para o ingresso na Força, gerenciar cursos e programas na área e promover a prática da atividade física nas Organizações Militares da FAB.

No ano de 2019, a Comissão de Desportos da Aeronáutica contava com 158 atletas que integravam o Programa de Incorporação de Atletas de Alto Rendimento (PAAR), os quais praticavam cerca de 16 modalidades olímpicas e quatro não olímpicas – lifesaving, orientação, pentatlo aeronáutico e paraquedismo.

Um dos maiores expoentes da CDA foi a construção do Centro de Treinamento Olímpico da Aeronáutica. O complexo esportivo conta com piscina e pista de atletismo homologadas pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

Possui ainda um ginásio poliesportivo e uma zona de arremesso de peso. Também fazem parte da estrutura um alojamento com capacidade para 142 pessoas e as instalações do Instituto de Ciências da Atividade Física (ICAF), centro de estudos voltado para o entendimento da performance e do desenvolvimento humano, tanto na área esportiva quanto na militar. 

Em 2016, o centro serviu como base de preparação para mais de 7 mil pessoas, entre atletas olímpicos e paralímpicos e membros de comissões técnicas. 

Desde então, a CDA utiliza suas instalações com foco no desenvolvimento esportivo e social da comunidade, realizando acordos com órgãos governamentais e instituições não governamentais para que mais de 30 projetos sociais desportivos e paradesportivos utilizem a infraestrutura. O centro ainda sedia competições nacionais e internacionais de natação, atletismo e futebol.

Dentre os programas de apoio à comunidade que a CDA sedia está o Programa Forças no Esporte (PROFESP).

Esportes na FAB – Programa Forças no Esporte (PROFESP)

O PROFESP é um programa social que se fundiu com o já existente Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, de 2003. Ele é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, em parceria com o Ministério de Desenvolvimento Social e a Secretaria Nacional da Juventude (SNJ).

O programa visa oferecer o acesso à prática e à cultura esportiva, bem como contribuir para o desenvolvimento físico, intelectual e social de crianças, adolescentes e jovens em estado de risco social, a fim de melhorar a qualidade de vida e formar cidadãos para a nação brasileira.

No ano de 2020, a Força Aérea Brasileira atendeu, com o PROFESP, mais de 6.000 crianças e jovens, oferecendo o desenvolvimento pedagógico por meio das práticas esportivas, físicas, educacionais, culturais e sociais inclusivas. 

E o apoio às crianças vai além do esporte. Por meio do PROFESP, o Ministério da Defesa forneceu milhares de cestas básicas, serviços de assistência social, bem como assistência médica e odontológica às famílias das crianças e jovens atendidos pelo programa.

Outro destaque é o projeto João do Pulo, criado em 2015, que tem como público-alvo crianças, adolescentes e jovens que possuam alguma deficiência física e oferece a oportunidade de se restabelecerem socialmente por meio do esporte. 

Outros projetos sociais que também contam com o apoio da FAB: 

  • o Futuro Olímpico, que oferece a prática de corrida, salto e lançamentos para 150 crianças e adolescentes; e 
  • o Ideal Brasil, que promove o atletismo para cerca de 200 crianças anualmente.

Curtiu a leitura!? Você pode sempre se manter informado visitando o Portal do Estratégia Militares! Confira, também, o Banco de Questões do Estratégia Militares. São mais de 75 mil questões para você se preparar e ser aprovado no seu concurso militar. Vem ser coruja!

EM - Banco de Questões

Veja também:

Referências

Você pode gostar também