6 animes de guerra que você precisa conhecer

6 animes de guerra que você precisa conhecer

E aí, guerreiro? Se você estuda para os seletivos das Forças Armadas, deve gostar de saber sobre guerras e conflitos! Então, que tal unir o útil ao agradável? Desta vez, o Portal Estratégia Militares separou para você uma lista de animes de guerra – tanto verdadeiras quanto ficcionais – para você conhecer! 

Os animes são os conhecidos desenhos animados japoneses e em abril começa a temporada de primavera de lançamentos! Por isso, aproveitamos esta época para montar nossa lista de indicações, que inclui tanto animes que falam de conflitos em si quanto aqueles que falam dos efeitos da guerra sobre a vida dos cidadãos comuns

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Vale ressaltar que a maioria deles não é voltada para o público infantil! Então, fique atento à classificação indicativa dos títulos sugeridos. Confira a lista a seguir, montada por ordem de lançamento! 

1 – Gen, Pés Descalços (Hadashi no Gen – 1983)

O ataque nuclear que destruiu as cidades de Hiroshima e Nagasaki foi um dos eventos mais traumáticos da Segunda Guerra Mundial para os japoneses. O filme “Gen, Pés Descalços” reconta o ataque e as consequências da bomba na perspectiva das pessoas que viviam em Hiroshima. 

O anime tem pouco mais de 1 hora e 20 minutos e é baseado em uma série de mangá com o mesmo nome, escritos por Keiji Nakazawa como um relato semi-autobiográfico. A história acompanha Gen, uma criança cujo pai não concordava com as ideias nacionalistas e tampouco acreditava na invencibilidade do Japão, o que rendia críticas dos vizinhos.  

Quando a bomba é lançada e tudo o que sobra é o cenário pós-apocalíptico, Gen e sua família precisam buscar comida e sobrevivência em meio aos mortos e à terra contaminada pela radiação. Confira o trecho do anime que mostra a bomba sendo lançada sobre Hiroshima: 

2 – Túmulo de Vagalumes (Hotaru no Haka – 1988)

A segunda dica é um filme do aclamado Studio Ghibli e também é baseado em um conto semi-autobiográfico, dessa vez de Akiyuki Nosaka. A história se passa nos últimos meses da Segunda Guerra Mundial e acompanha dois irmãos que precisam sobreviver sozinhos após sua mãe ser morta em um bombardeio de aviões americanos sobre sua cidade. 

Ao mesmo tempo em que protege sua irmã de bombas e tiroteios, o irmão mais velho, Seita, tenta animá-la e preservá-la dos horrores da guerra e da situação ao redor. Não é um filme para os fracos de coração! 

3 – Zipang (2004)

Diferente dos animes anteriores, que se baseiam em fatos reais, “Zipang” mistura eventos históricos com ficção científica e viagem no tempo

No presente, o destroier Mirai é o mais moderno componente da Força de Defesa da Marinha do Japão. Durante um exercício de treinamento, porém, o navio é pego por uma tempestade e lançado misteriosamente no passado. 

A tripulação então percebe que se encontra em 1945, no primeiro dia da Batalha de Midway, uma das mais centrais no conflito contra os Estados Unidos. Com seus equipamentos e armas modernas, o Mirai poderia facilmente alterar o curso do conflito e, consequentemente, de toda Segunda Guerra Mundial – mas, seria o correto a fazer? 

O anime de 26 episódios acompanha o dilema da tripulação e sua luta para retornar aos tempos modernos sem prejudicar o curso da história. Curioso? Assista ao trailer: 

4 – Violet Evergarden (2018)

A série de 13 episódios, três filmes e um episódio extra aborda de forma poética os efeitos do pós-guerra sobre ex-soldados e seus familiares. A história se passa em um país fictício, onde acompanhamos a jornada de Violet Evergarden, uma garota órfã encontrada na zona de guerra e treinada para ser uma arma sem sentimentos. 

Quando a guerra acaba, Violet se torna uma datilógrafa de cartas – uma profissão chamada Autômata de Memórias – na empresa de um ex-capitão do Exército e amigo de seu próprio comandante desaparecido, a quem ela servia com cega devoção. 

Em seu novo trabalho, ela entra em contato com as mais diferentes expressões de amor, tristeza, saudades, luto e precisa, não só entendê-los, como colocá-los no papel para seus clientes. 

Aos poucos, Violet aprende a se relacionar com o mundo e a lidar com a percepção das atrocidades que ela mesma cometeu como soldada. Trata-se de um anime cheio de emoções que conversa com pessoas de todas as idades! 

5 – 86-EIGTHY SIX (2021)

O que faz um soldado continuar a lutar, mesmo quando não há esperança de vitória ou, até mesmo, de reconhecimento? Na República de San Magnólia, acredita-se que a guerra contra a Legião, exército de máquinas autônomas do império vizinho, é lutada sem qualquer perda de vidas humanas – mas estão profundamente enganados! 

Os supostos drones não-tripulados da República são, na verdade, pilotados pela etnia minoritária dos Coloratas, discriminados pelo restante da população Alba, de característicos cabelos e olhos prateados. Tratados como seres humanos inferiores, os Coloratas foram isolados no Distrito 86 e obrigados a lutar pelo bem de seus opressores. 

Shin é o capitão do Esquadrão Spearhead que, como todos os outros, recebe ordens – e insultos – de seus comandantes Alba apenas via áudio. Tudo muda quando a major Lena assume o comando de sua unidade. Idealista, a jovem está determinada a tratar os Coloratas como iguais, mesmo diante da incredulidade deles e da crítica dos demais Alba. 

Este incrível anime de 23 episódios é recheado de cenas épicas de ação e uma envolvente narrativa sobre guerra, racismo, genocídio, democracia e autoritarismo – e a qualidade da animação é de tirar o fôlego! Confira o trailer: 

6 – Spy x Family (2022)

A última dica da nossa lista é um divertido anime ambientado em uma guerra fria fictícia. Twilight é o espião de mil faces de Westalis em missão no país vizinho de Ostania, com o objetivo de evitar uma guerra. Sua tarefa é estabelecer relações e vigiar o líder do partido de extrema-direita de Ostania. 

No entanto, os únicos eventos sociais a que seu recluso alvo comparece são as reuniões escolares do filho. Para se aproximar, Twilight deve, então, criar uma família falsa e matricular uma criança no mesmo colégio. Por uma série de coincidências engraçadas, porém, sua família está longe de ser normal! 

A filha que adotou é, na verdade, uma paranormal capaz de ler mentes e que fugiu do laboratório de experimentos secretos da Ostania. A mulher que concordou em ser sua esposa é secretamente uma habilidosa assassina de aluguel. 

Escondendo entre si suas verdadeiras identidades, essa família fictícia deve trabalhar junto para sobreviver ao dia a dia de pessoas normais – e garantir a paz mundial!   

E aí, guerreiro? Curtiu nossa lista de indicações? Aproveite para relaxar nos momentos de descanso e então voltar com todo o gás para seus estudos! Conheça nossa plataforma e os cursos on-line preparatórios para os seletivos das Forças Armadas!

Benner CTA EM

Você pode gostar também