Monitor de Performance: o que é e como usar?

Monitor de Performance: o que é e como usar?

Já teve aquela sensação de não sair do lugar, por mais que estude? Ou então, aquele momento em que você deseja melhorar seus resultados, mas não sabe exatamente como? Então, se liga no bizu! Para ajudar a monitorar seu desempenho e planejar os próximos passos nos estudos, o Estratégia Militares apresenta o Monitor de Performance! 

Essa ferramenta faz uso do meio digital para mapear o melhor caminho para sua aprovação, de acordo com as suas necessidades individuais. Vamos explicar melhor como ela funciona. Pronto? Então, vamos lá! 

O que é o Monitor de Performance? 

É uma ferramenta pedagógica que irá coletar, metrificar e até prever a sua evolução acadêmica para potencializar sua preparação e otimizar sua rotina rumo à classificação. As informações coletadas trazem um panorama do seu estilo de estudo e em quais áreas é preciso dar um gás. 

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

O Monitor de Performance é desenvolvido pelo Núcleo de Inovações Pedagógicas do Estratégia – ou NIP, para encurtar. Trata-se de uma plataforma onde é possível visualizar seu desempenho nos simulados, no Banco de Questões e nos exercícios dos Livros Digitais Interativos (LDI) por meio de gráficos. 

Com base nos seus resultados e na sua taxa de evolução, o Monitor de Performance pode até mesmo fazer uma previsão de qual será a sua nota nos concursos militares. 

Como acessar? 

O Monitor de Performance deve ser acessado diretamente pelo seguinte endereço: nip.estrategia.com. Na página, o aluno deve inserir o e-mail cadastrado no site do Estratégia Militares – o mesmo utilizado para acessar os cursos on-line ou o Banco de Questões (BQEM). 

Atenção! Não adianta procurar o Monitor de Performance diretamente na plataforma de cursos ou no BQEM. Ele só pode ser acessado pelo endereço do NIP! 

Como o Monitor de Performance funciona? 

Ter uma ferramenta que aponta onde você precisa melhorar é ótimo e tudo mais – porém, para ela funcionar direitinho, o Monitor de Performance precisa de algo muito importante: dados! Ele coleta as informações de três principais fontes: o Banco de Questões do Estratégia Militares, os simulados semanais e as questões do LDI. 

Ou seja, o aluno precisa fazer um montão de questões! Vale ressaltar que elas precisam ser respondidas na própria plataforma do Estratégia Militares – questões respondidas no PDF não são computadas como dados no NIP. Para ajudar os alunos, o Estratégia Militares aplica simulados on-line todos os fins de semana. Fique de olho no cronograma de simulados

Com a informação em mãos, a mágica do Monitor de Performance acontece e, na plataforma do NIP, o aluno tem acesso às seguintes funções: 

  • Dados dos simulados: acertos, erros e classificação relativa; 
  • Métricas do Banco de Questões: questões feitas, aproveitamento e desenvolvimento em cada disciplina; 
  • Acompanhamento relativo: acompanhe sua evolução em relação aos outros alunos.

Agora, não adianta ter todos esses dados e não saber o que fazer com eles, não é? Vamos explicar como você pode usar as informações do Monitor de Performance para guiar seus estudos. 

Como avaliar a sua performance? 

Ao abrir o Monitor de Performance, o aluno se depara com um painel de gráficos. No canto superior esquerdo, é possível ver três abas: Geral, Simulados e Matérias. Cada um deles traz um conjunto de gráficos e análises diferentes. 

Geral

No painel Geral, o aluno consegue ver a quantidade de questões feitas por mês e por dia, bem como a sua pontuação nos simulados que realizou. A janela de tempo pode ser ajustada na régua abaixo dos respectivos gráficos. 

Agora, como esses gráficos podem ser utilizados? No caso da informação sobre as questões resolvidas, o aluno pode verificar com que frequência realiza questões e em quais dias precisa se esforçar mais. A ferramenta também é útil para os pais que desejam ver o empenho dos filhos. 

Já o último gráfico apresenta as notas e o seu rendimento nos simulados realizados. Se você está em dúvida quanto à sua evolução, esse é o gráfico para você ter certeza do seu crescimento! Além de apresentar a nota em cada simulado, ele projeta a tendência dos próximos resultados com base no seu desempenho até o momento. Se a reta está subindo, pode ter certeza que está melhorando!  

Simulados

Se clicar em uma das bolinhas do gráfico, o aluno é direcionado para a aba dos simulados, onde ele poderá ver as informações específicas do simulado selecionado. Entre elas estão a colocação no ranking e em qual faixa de desempenho o aluno está em relação aos demais participantes do simulado. 

Mais abaixo, o aluno também pode ver o seu desempenho por questão. Como assim? Bem, existem questões mais fáceis e outras mais difíceis, não é? O que o gráfico mostra é a dificuldade da questão, quantas pessoas acertaram e qual o seu desempenho em relação aos demais participantes. 

O ideal é corrigir o simulado e comparar com as informações de cada questão. Se você clicar na bolinha da questão, informações como porcentagem de acerto vão aparecer. Assim, você consegue ver se está acertando as fáceis e as difíceis.

Imagine, por exemplo, que o aluno tenha acertado várias questões difíceis e poucas fáceis – isso é ruim! Significa que existe uma defasagem no básico daquela matéria. Assim, o aluno sabe o que precisa melhorar. 

Matérias

Na última aba, o aluno consegue ver seu desempenho por matéria. Você pode ver a quantidade de questões respondidas por matéria e o aproveitamento em cada uma. No exemplo abaixo, o aluno respondeu mais questões de física, porém a sua maior média de acertos é em inglês. 

Além disso, também é possível ver os tipos de questões respondidas por dia. O ideal é que haja equilíbrio entre as matérias, de forma que o aproveitamento seja semelhante entre elas. 

Vantagens do Monitor de Performance

Já deu para perceber a riqueza de detalhes do Monitor de Performance, não é? Então, para resumir, veja todas as vantagens que as informações dos gráficos trazem a você: 

  • Quantitativo de questões respondidas: permite que você saiba a quantidade de questões realizadas diariamente; 
  • Análise detalhada por simulado: pode acompanhar seu rendimento nos simulados, seja por posição ocupada, acertos e média; 
  • Nível do simulado: analisa erros e acertos com base na dificuldade de cada questão; 
  • Comparação de desempenho com relação aos outros alunos; 
  • Análise do tempo de estudo em cada disciplina: tempo investido em cada matéria e, portanto, os ajustes necessários em sua rotina; 
  • Análise de tendência: você pode verificar a tendência de seu crescimento e, portanto, estimar em que faixa de nota chegará ao final de sua preparação. 

As informações de cada questão respondida e simulado feito entram no NIP depois de 24 horas. Então, você já tem acesso às métricas logo no dia seguinte! 

Ainda está confuso com o Monitor de Performance? Não se preocupe! O Estratégia Militares fez uma live para te ajudar: 

Ainda não conhece nossos cursos on-line preparatórios? Então clique no banner a seguir e visite a nossa plataforma! Você encontra materiais para os principais Concursos Militares das Forças Armadas e também tem acesso ao nosso Banco de Questões do Estratégia Militares!

CTA - Militares

Você pode gostar também