Curso de Paraquedista: duração, fases e mais!

Curso de Paraquedista: duração, fases e mais!

Você quer aprofundar os seus conhecimentos sobre o curso de maior duração ministrado pelo Exército Brasileiro? Aqui é o lugar! Acompanhe o artigo que o Estratégia Militares trouxe sobre o Curso de Precursor Paraquedista e fique por dentro do que há de melhor na preparação operacional das Forças Armadas!

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Sobre o Curso de Precursor Paraquedista

Durante a II Guerra Mundial foi feita a primeira incursão de salto aéreo terrestre. Esse feito foi realizado durante a operação Husky, no momento da invasão dos Aliados à Sicília, na Itália. Devido às condições climáticas desfavoráveis, muitos militares tiveram as suas rotas alteradas e, consequentemente, foram abatidos.

A partir de então, mais do que em qualquer outro momento da história, evidenciou-se a importância do treinamento para o salto independente das condições. A esses novos guerreiros foi dada a alcunha de Pathfinder (desbravador)

Atualmente, o Curso é ministrado pelo Exército Brasileiro na cidade do Rio de Janeiro. A Companhia de Precursores Paraquedistas forma tanto Precursores provenientes da ESA e da AMAN, quanto Auxiliares de Precursores, além de permitir que soldados e cabos da própria companhia participem do curso.

Lema do paraquedista
“Ninguém em sã consciência abandona uma aeronave militar
em pleno voo para se lançar no desconhecido
onde não é esperado nem tampouco bem recebido. 
Somente eles, os audazes PARAQUEDISTAS
uma mistura de deuses, loucos e homens!”.

A mística que envolve os guerreiros paraquedistas, descrita no trecho acima, já é muito difundida no meio militar entre os que fazem o Curso Básico Paraquedista. Mas, ao se falar sobre o Precursor Paraquedista, essa mística deixa de ser algo lúdico para ser algo factual, uma vez que esse militar realmente está preparado para praticamente tudo.

Qual a função do Precursor Paraquedista?

Como o nome já indica, o Precursor é aquele que chega primeiro ao local e nele estabelece a condição necessária para a chegada dos demais. Portanto, o Precursor Paraquedista é o militar que possui maior responsabilidade entre os paraquedistas, com o encargo de lançar-se ao desconhecido.

Como foi visto acima, o Precursor Paraquedista possui um treinamento rigoroso para atingir essa honraria e portar o brevê da tocha alada. Por meio dessa preparação, o militar está apto para atuar na Selva, na Montanha, na Caatinga, no Pantanal, no mar e em formações ribeirinhas, assim como em áreas urbanas.

A atuação do Precursor Paraquedista é fundamental para as Forças Armadas. Desse modo, é indubitável que a existência desse militar é fundamental para que os demais militares tenham a dificuldade do combate amenizada de forma exponencial. 

PRECURSOR! PRECEDE, GUIA E LIDERA!

(Brado do militar Precursor)

Estágios de Precursor Paraquedista

Conhecidos como estágios módulos do Curso de Precursor, essas atividades têm a  finalidade de concluir a preparação militar de forma gloriosa. Dentre os estágios, citam-se:

  • Operações aeromóveis com helicópteros;
  • Operações na selva;
  • Operações na caatinga;
  • Operações no pantanal; e
  • Operações em montanha.

O Curso de Precursor Paraquedista tem a maior duração entre todos os cursos ministrados pelo Exército Brasileiro e carrega a fama de ser o mais difícil. As suas 24 semanas são divididas em quatro fases que visam o preparo desse militar de elite no mais alto nível. Confira!

Fase 1: Nivelamento Técnico Operacional 

Essa fase tem 6 semanas de duração e possui a finalidade de preparar o aspecto físico e o psicológico do guerreiro, para que ele reaja ao treinamento futuro com a melhor aptidão possível. Nessa etapa são ministradas as seguintes instruções:

  • Comunicações em combate;
  • Explosivos e destruições;
  • Infiltração e exfiltração aérea, aquática e terrestre;
  • Embarcações; e
  • Orientação.

Por ser a primeira fase e ter como característica ser extremamente extenuante, muitos consideram-na como a etapa mais difícil de ser vencida dentro do curso.

Fase 2: Curso de Mestre de Salto

A segunda etapa está dentre as fases na qual o guerreiro mais vibra, uma vez que nela ele aprende as funções de um Mestre de Salto. Desse modo, durante as quatro semanas de curso, o militar está apto a lançar os paraquedistas e a ser o responsável por autorizar o momento do salto

Nessa fase, são ministradas diversas instruções, tais como:

  • Preparação de pacotes e fardos;
  • Inspecionamento da tropa, preparando-a para o salto; e
  • Lançar tropa em salto enganchado.

Fase 3: Lançamento Precursor 

Durante o período de quatro semanas, o guerreiro é preparado para se lançar ao ar em quaisquer condições e aprende técnicas específicas que farão dele um Precursor Paraquedista de qualidade. Para que o militar obtenha a excelência na formação, são ministradas diversas instruções. A título de exemplo, citam-se:

  • Lançamento Precursor;
  • Guia de Aeronave Lançadora, treinando-o a pedir apoio de fogo aéreo;
  • Guerra cibernética, ensinando-o a sabotar a defesa antiaérea inimiga;
  • Reconhecimento especial; e
  • Guia avançado de bombardeio.

Além disso, nessa etapa são intensificadas as noções de Meteorologia, Topografia e os estudos sobre altura e velocidade da aeronave em voo.

Fase 4: Operações de Precursores 

A quarta e última fase é responsável pela empregabilidade dos conhecimentos adquiridos, testando-os ao extremo e aprimorando o treinamento militar por um período de 10 semanas. Somado a isso, são ministradas diversas instruções, tais como:

  • Operações de Precursores;
  • Técnicas de Caçadores;
  • Mergulho de Combate;
  • Ações diretas (ações de comandos);
  • Operações forças de Guerrilha;
  • Combates em áreas urbanas; e
  • C-SaR, preparando-o para a busca e resgate em situações adversas.

Ao finalizar o curso, o militar deve obter êxito nas Provas Teóricas de Meteorologia e Topografia para concluir sua formação com aproveitamento. Além disso, deve passar por um Teste de Avaliação Física (TAF) extremamente rigoroso que inclui: corrida de 1 hora, flexão, barra, natação e, por fim, flutuação em água durante 30 minutos portando armamento e equipamento.

Gostou do conteúdo? Então continue acompanhando o blog e fique por dentro de todas as novidades do universo militar. Além disso, aproveite para conhecer todos os cursos preparatórios que o Estratégia Militares oferece. Com eles, você fica mais perto de conquistar uma vaga na instituição que deseja. Não perca tempo, clique no banner abaixo e confira! 

EM - Banco de Questões

Veja também:

Você pode gostar também