Um ano de EPCAR: uma retrospectiva com Eduarda Martins

Um ano de EPCAR: uma retrospectiva com Eduarda Martins

“Após quase um ano na EPCAR, estou cada dia mais certa de que quero seguir carreira na Força Aérea e me tornar cadete da AFA” foi a declaração que Eduarda Martins, a 01 do Concurso EPCAR 2022, deu para o Portal Estratégia Militares sobre sua vida após o ingresso na escola. 

Veja o que mais ela nos conta depois de passar por um ano letivo na Escola Preparatória de Cadetes do Ar!

Escola militar x escola civil 

Depois de perseverar ao longo do seletivo da EPCAR e pelo Período de Adaptação, Eduarda Martins finalmente começou os estudos na instituição no início do ano de 2022. 

“A EPCAR é uma excelente escola de ensino, equiparando-se a uma boa escola civil. No entanto, a maior dificuldade não está no grau de complexidade das matérias, e sim, em administrar seu tempo e conseguir estudá-las“, conta Eduarda. 

A jovem explica que a EPCAR é um modelo de escola totalmente diferente do que estava acostumada. Além dos estudos, os alunos também precisam dar conta de diversas atividades. 

“O aluno não se preocupa apenas com as matérias do Ensino Médio; passa também a ter uma rotina de exercícios físicos, deve zelar pela apresentação pessoal – sapatos bem engraxados, roupas passadas etc -, deve ser organizado, arrumar a cama diariamente e, ainda, estudar”, enumera. 

Quais foram as dificuldades 

Eduarda revela que a maior dificuldade do seu primeiro ano na EPCAR foi lidar com a distância de casa e se adaptar à nova rotina. “No começo é bem difícil se acostumar com o pouco tempo de sono e as intensas atividades físicas”, diz.

Para matar a saudade, ela conta que costuma ligar para os pais no final do dia e retorna para casa em alguns finais de semana. No entanto, Eduarda consegue enxergar as mudanças em sua pessoa. 

“Hoje me sinto mais madura diante de problemas, mais bem preparada física e psicologicamente e mais organizada. Aprendemos a ser mais ágeis no dia a dia e a lidar com pessoas diferentes.”

Nunca desistir

Quando olha para trás, a jovem conta o que diria para a Eduarda do ano passado, que ainda estudava para conquistar uma vaga na EPCAR: “Diria para nunca desistir, pois os alunos daqui são pessoas normais, mas que tinham um sonho em comum e se esforçaram para alcançá-lo”. 

A garota conta que, hoje, o que mais gosta da carreira são as formaturas e o espírito de corpo que há no militarismo, além de claro, a aviação.

“Estudar na EPCAR é uma oportunidade ímpar, e diariamente podemos viver momentos incríveis que a FAB proporciona. Apesar das dificuldades que nos são apresentadas, nos tornamos mais fortes a cada dia e sabemos que tudo isso é um processo para que um dia nos tornemos cadetes”, ela diz. 

Por fim, Eduarda deixa um recado para aqueles que almejam tornar-se alunos da EPCAR: “Aconselho a nunca desistir e darem seu melhor todos os dias, pois todo o esforço será recompensado ao poder estudar nessa incrível instituição”. 

Quer saber mais sobre a EPCAR e o seu seletivo? Acompanhe todas as informações no Portal do Estratégia Militares! Conheça também os cursos on-line preparatórios para os concursos das Forças Armadas. Clique no banner e saiba mais!

CTA EPCAR

Você pode gostar também