Primeiras impressões da 01 sobre a EPCAR e o Período de Adaptação!

Primeiras impressões da 01 sobre a EPCAR e o Período de Adaptação!

Já imaginou como é entrar na Escola Militar dos seus sonhos? Eduarda Martins Fraga, a 01 do Concurso EPCAR 2022, contou para o Estratégia Militares como foram seus primeiros dias na Escola Preparatória de Cadetes do Ar e o que aprendeu durante o Período de Adaptação! 

Chegando na EPCAR

Depois de passar por todas as etapas do Concurso EPCAR 2022, Eduarda tinha apenas mais um desafio para vencer: o Período de Adaptação. Nessa fase, os aprovados são submetidos a 20 dias de intensas atividades com o objetivo de adaptá-los ao modo de vida militar. 

Ao chegar na sede da EPCAR, em Barbacena (MG), a garota de 16 anos experimentou um misto de felicidade e apreensão. “Neste dia, tive que fazer o teste de Covid e meus pais ficaram me esperando no estacionamento porque, se desse positivo, eu teria que voltar para casa. Fiquei muito nervosa, mas meu teste deu negativo”, conta. 

Por conta da pandemia, o uso de máscaras era obrigatório, assim como o uso de luvas para pegar comida nos horários das refeições. Além disso, também havia as divisórias entre as mesas do rancho, como é chamado o refeitório. 

Ao conhecer o campus da EPCAR, Eduarda ficou impressionada: “Além do rancho, tem muitos outros lugares, como ginásio, biblioteca, cinema, hospital. Lá é bem maior do que eu imaginava”. 

Duvidei se conseguiria chegar até o fim

“A adaptação foi um período difícil, pois a rotina era repleta de atividades e instruções, como arrumação de cama, aprender hinos e canções, ordem unida e apresentação pessoal”, conta Eduarda. 

Houve momentos em que ela se perguntou se ali era, de fato, seu lugar. “Duvidei se realmente conseguiria chegar até o fim”, confessa. No entanto, nessas horas era sustentada pelo pensamento de que havia um propósito em estar ali e que tudo valeria a pena. 

Com o tempo, Eduarda foi pegando o jeito. “Aprendi a me organizar melhor, a fazer as coisas com mais agilidade. Aprendi também os fundamentos básicos do militarismo e a valorizar coisas simples do dia a dia, como o sono e a comida. Privilégios que temos e que, muitas vezes, nem damos valor”, conta. 

De estranhos para irmãos

Se teve algo que ajudou Eduarda a enfrentar o Período de Adaptação foi o companheirismo dos colegas de sua turma. “O fato de termos o apoio uns dos outros contribuiu bastante nesse período”, relembra. 

Forjados pelas dificuldades, os laços formados sustentaram Eduarda e lhe deram forças para não desistir. “É surpreendente o fato de que essas pessoas que, no primeiro contato pareciam tão estranhas, em poucos dias se tornam quase irmãos”, conta. 

Finalmente, aluna!

Quando o período de adaptação chegou ao fim, aqueles que perseveraram receberam o que almejavam: a platina e o título de aluno. Para Eduarda, esse foi um dos momentos mais emocionantes: “Isso porque pude, após muito tempo, ver meus pais e, finalmente, ser chamada de aluna”. 

A 01 da EPCAR ainda figurou na reportagem feita pela FAB sobre a cerimônia de entrega de platinas. Confira!

E aí, guerreiro? Se inspirou no relato da Eduarda Martins? Logo pode ser você a contar sua experiência na instituição militar dos seus sonhos! Estude com os cursos on-line do Estratégia Militares e prepare-se para as provas deste ano. Clique no banner e saiba mais!

CTA AFA

Você pode gostar também