Nicolas Lazaroto fala sobre planos para 2022 e preparação de estudos

Nicolas Lazaroto fala sobre planos para 2022 e preparação de estudos

Que tal começar seu ano de estudos para as Provas Militares com o pé direito? Nicolas Lazaroto tem 19 anos e desde o começo de 2020 está estudando para o concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx)

Dono de um canal no YouTube com mais de 62 mil inscritos, Nicolas dá dicas de estudos e faz resoluções de exercícios, tudo isso como uma forma de ajudar quem deseja uma vaga em concursos militares. Assista um de seus vídeos clicando abaixo!

Aluno do Estratégia Militares, Nicolas também se inscreveu em outros concursos em 2021, visando conhecer as provas e também para se preparar para a EsPCEx. Ele concedeu uma entrevista para o Portal Estratégia Militares para falar sobre seus planos para o futuro em 2022, além de outros assuntos. Confira a entrevista!

Concursos que deseja prestar em 2022

Atualmente, Nicolas espera os resultados finais da prova EsPCEx de 2021 e, por isso, não tem ao certo quais concursos militares pretende prestar no ano de 2022. 

Se eu continuar estudando em 2022, caso não for aprovado, eu faria a maioria das provas militares. Tanto de sargento quanto de oficial das três Forças: Aeronáutica, Marinha e Exército”, explica Nicolas. Além disso, o jovem youtuber também pretende fazer alguns vestibulares, como FUVEST, Unicamp, UNESP e ENEM.

Influência de cada concurso na preparação

O tipo de concurso influencia no jeito que você tem que estudar cada matéria e qual delas você tem que estudar”, Nicolas afirma enquanto explica as particularidades da prova que deseja prestar. “Por exemplo, o concurso que eu presto, o da EsPCEx, tem uma abrangência grande de matérias e tem o conteúdo de Humanas. Então, cai História, Geografia.”

Nicolas explica que nem todas as provas militares abordam conteúdos de Humanas, sendo que a preferência é por conteúdos de Exatas. “Tem os que cobram de uma forma mais interpretativa e tem alguns que são mais objetivos na hora de fazer as perguntas”.

Para Nicolas, se o aluno estuda bem para o seu concurso, até consegue fazer as provas de outros concursos e ir bem. “Porém, é muito importante que você foque no que você quer para ter um direcionamento melhor nos seus estudos”, ele conclui.

Planejamento de estudos

Na hora de planejar os seus estudos, cada um tem o seu. Nicolas adota um planejamento semanal, mas demorou um tempo até encontrar o ritmo que utiliza atualmente. “Com o tempo fui criando experiência com o estudo e me ajeitando da forma que achava melhor”, ele conta e explica que, no começo, seguia “à risca” seu calendário de estudos. 

“Foi o período em que eu não sabia direito o que eu tinha que fazer”, confessa Nicolas. Ao longo de sua preparação, porém, foi “alterando, mexendo e fazendo da forma com que eu achava melhor para estudar”. Isso o levou a estudar as matérias em que tinha maior dificuldade com maior frequência durante a semana. 

“Então, mesmo que no calendário mostrasse que segunda-feira eu tinha que estudar Física, Matemática e Química, por exemplo, tinha um dia que eu só estudava Física.” Além disso, havia dias em que Nicolas até estudava mais matérias do que seu planejamento inicial.

Se você tem dúvidas de como montar um plano de estudos, assista o vídeo do Estratégia Militares abaixo:

Matérias em que tem maior dificuldade

“Durante a minha preparação, as matérias que eu tinha mais dificuldade eram Química e Geografia. O quê eu fiz para sanar essa dificuldade? Foi estudar com mais enfoque para elas”, conta Nicolas. 

As duas matérias eram aquelas que estudava com mais frequência na semana.  “As outras matérias que eu sabia mais, não deixava de estudá-las, porque é muito importante você aprimorar o seu conhecimento”. 

No entanto, Nicolas ressalta que “dava enfoque para o que sabia menos, porque tinha consciência de que ia necessitar daquele conhecimento para realizar a minha prova”.

Forças e dificuldades

Após prestar o Concurso EsPCEx em 2021, Nicolas pôde tirar várias conclusões acerca de seus estudos. Os vários simulados, as provas anteriores e os estudos em geral já o ajudavam a ter um feedback de seu desempenho em cada matéria. No entanto, após a prova, percebeu que uma das suas dificuldades foi o tempo. 

“Na EsPCEx são dois dias de prova. E, principalmente no primeiro, o tempo ficou curto e me dificultou. Eu tive que chutar algumas questões, não por não saber o conteúdo, mas sim por não ter tempo de fazê-las”, ele conta. 

Outra dificuldade sua foi a Redação. Nicolas explica que normalmente tem facilidade de escrever uma redação bem escrita. No entanto, leva um bom tempo para pensar em seu conteúdo. 

“Na prova da EsPCEx a redação não é classificatória. Ou seja, se você tirar uma nota boa ou uma nota mediana, não vai fazer diferença.” Por conta disso, Nicolas chegou à conclusão de que o melhor seria escrever uma redação mediana em pouco tempo, ao invés de utilizar mais tempo maior num texto excelente. 

Em sua opinião, esse foi o seu maior aprendizado após a prova da EsPCEx: “Se eu precisar continuar estudando em 2022, quero mudar isso. Então, treinar fazer redações rápido, sem que elas fiquem muito enfeitadas, mas só de uma forma bem rápida para que eu tenha tempo para fazer o resto da prova”.

Plataforma do Estratégia Militares

“Eu utilizo a plataforma do Estratégia Militares na minha preparação, principalmente para fazer exercícios”, explica Nicolas. Além de assistir as videoaulas, também faz os simulados do Estratégia aos fins de semana, inclusive para treinar as matérias com os exercícios.  

Sua rotina também envolve fazer um resumo dos conteúdos após as videoaulas, seguido de vários exercícios do Banco de Questões do Estratégia Militares.

YouTube vs. estudos

“Muitas pessoas me perguntam como eu concilio as atividades do YouTube e do Instagram com os estudos” Nicolas responde que durante sua preparação, sempre buscou produzir um conteúdo para os estudos. “Isso foi muito bom para mim, porque eu conseguia treinar as matérias e revisá-las enquanto eu fazia os meus conteúdos”. 

Seus vídeos contam com resoluções de questões e dicas de Matemática, Física e outras matérias. “Então, no momento em que eu não estava estudando – em que descansava – conseguia treinar o conteúdo porque eu ia lá e fazia um vídeo”. Desde criança, Nicolas gosta e tem facilidade com a criação de vídeos, o que torna a atividade um lazer.

Ajuda nos estudos com os vídeos do YouTube

Nicolas conta que seus vídeos o ajudam de muitas maneiras em seus estudos, uma vez que, para explicar as matérias, precisa revisar cada conteúdo. “Vendo que as pessoas entendem o jeito que eu explico e como eu explico, percebo que consegui aprender definitivamente aquele conteúdo”, ele revela. 

Ao escolher as questões para o canal, Nicolas precisa resolvê-las para saber se “ela é legal ou não” e, em seguida, para o público ver. Por isso, há momentos em que é capaz de encontrar o caminho de resolução com grande facilidade.  

Às vezes, eu estou fazendo uma prova e lembro que tem uma questão lá que eu já resolvi em vídeo e lembro o caminho que percorri para resolver. Isso me ajuda bastante, tanto para revisar conteúdo quanto para eu ter mais sagacidade e mais agilidade para resolver as questões”, conclui. 

Se você, como o Nicolas, deseja ingressar na carreira militar, conheça os cursos do Estratégia Militares. A Coruja vai ajudar você a realizar seu sonho. Clique no banner e conheça nosso Banco de Questões!

EM - Banco de Questões

Você pode gostar também