O sonho de Gabriel de Araújo Lima, de 19 anos, é entrar na Força Aérea Brasileira (FAB) e, com seus resultados nas provas escritas do Concurso EEAR e Concurso AFA, ele está cada vez mais próximo de realizá-lo! Gabriel classificou-se em 2o lugar na OPC 3 do Concurso EEAR 2023.1 e foi aprovado na prova da AFA 2023.
Ele conversou com a equipe do Estratégia Militares e contou como foi sua jornada até a aprovação, confira os detalhes a seguir!
Navegue pelo conteúdo
Decisão de ser um militar
“Eu sempre tive dúvidas em relação ao meu futuro e, mesmo tendo um pai sargento da Aeronáutica, sempre achei que não tinha o perfil de militar”, relembra Gabriel. No entanto, com os anos, o rapaz percebeu que organização e disciplina eram algumas de suas qualidades que combinavam com essa carreira.
Gabriel experimentou de perto o ambiente militar desde criança. Como filho de um sargento mecânico de aeronaves, morou por muitos anos em uma vila militar e sua impressão era de que o ambiente era ótimo para se trabalhar. Além disso, segundo ele, a ideia de cumprir missões nobres – como transporte de órgãos para transplante – o empolgava.
“Fui criando maturidade e percebi que eu tinha, sim, grandes características de um militar. Com isso, decidi fazer o concurso da AFA e da EEAR depois de concluir o Ensino Médio. E, após dois longos anos de muito estudo e abdicação, consegui ser aprovado em ambos”, ele conta.
Estudando para seu sonho
“Toda minha vida estudei em escolas medianas, que eram mais focadas no Enem. Por isso, meu nível em exatas não era muito bom, embora eu sempre tivesse muita facilidade nessas matérias”, Gabriel explica e conta que chegar no nível dos concursos militares foi bem trabalhoso.
No entanto, seus pais sempre o apoiavam. “Desde o ensino fundamental fui bastante cobrado e instruído de que o estudo mudaria minha vida, como de fato mudou”, afirma. Gabriel não se limitou às aulas regulares do Ensino Médio e explorou também outros materiais para melhorar seus estudos.
“Conheci o Estratégia pelas aulas gratuitas no YouTube que, mesmo antes de assinar a plataforma, me ajudaram bastante”, conta. Os cursos on-line do Estratégia Militares são preparatórios para os principais seletivos das Forças Armadas. Cada curso é voltado especificamente para o estilo e conteúdo cobrado na prova daquela instituição militar.
Gabriel conta que gostava de ver as videoaulas e que fazia todas as questões do PDF, que acompanham o material on-line. “O curso de matemática do professor Victor So era perfeito, para mim. É diferente de muitos e explicava as raízes do conteúdo, o que deixava tudo mais intuitivo e fácil”, revela.
Seus estudos costumam ser mais livres, num estilo “estudava o que eu queria quando dava vontade, mas sempre com a consciência de não deixar nenhuma matéria de lado”, explica. “Por ter esse tipo de rotina, achei perfeito o material do Estratégia, que tornava possível essa flexibilidade”.
Sua média de estudos era de 6 a 8 horas por dia – e ele ainda tinha um hábito curioso: “Tentava sempre estudar no domingo, me ajudava a começar a segunda-feira mais animado”, revela.
Além disso, Gabriel conta que se adaptou muito rápido ao método on-line, por ter se acostumado com a prática nos dois anos de pandemia.
Motivação para continuar
“Durante o período de estudos sempre fui muito focado. Minha vida social praticamente não existia mais”, relembra. Nessas horas, Gabriel procurava lembrar-se de seu objetivo e o que estava em jogo: “Quando me sentia desmotivado via os vídeos da AFA e da EEAR para me lembrar do que eu estava correndo atrás”.
Ter um momento para descansar também é muito importante. “Eu gostava de deitar e ficar simplesmente olhando pro teto. Percebi que ficar usando celular nas horas vagas, por exemplo, me prejudicava bastante”.
No entanto, Gabriel confessa: “Só queria dizer que às vezes a incerteza do futuro me preocupava bastante. Não saber se iria passar ou não me deixava muito ansioso e, muitas vezes, triste. Então, por mais que você se sinta travado pela incerteza, continue firme no seu objetivo e chegará uma hora em que será impossível você não ser aprovado”.
Para aqueles que ainda estão na jornada de estudos, ele incentiva: “Acima de tudo, não desista. Tem dias que você vai estar super motivado e tem dias que você não vai estar com cabeça pra fazer nada. Mas tenha sempre em mente o motivo pelo qual você está estudando, saiba pelo que você luta e tenha muito claro o seu objetivo”.
Um quase desastre
Mesmo com toda a preparação, é importante estar preparado para imprevistos! Gabriel alcançou bons resultados nos simulados do Estratégia Militares e no concurso da EEAR, alcançando o 2o lugar na classificação da prova objetiva. Estava confiante que passaria na prova da AFA, seu objetivo principal.
“Quando chegou o dia da prova, eu estava ótimo mentalmente e pronto para consolidar minha aprovação. Mas, incrivelmente, depois de mais de 10 anos com a mesma estrutura, a banca do concurso mudou totalmente o estilo de questões na parte de português e inglês”, conta Gabriel. A surpresa o deixou perdido e seu desempenho despencou.
“Depois de terminar a prova estava certo da minha derrota”, ele admitiu. Felizmente, no entanto, ao sair a classificação na prova da AFA, Gabriel viu que conseguiu o 130o lugar, ainda dentro daqueles que podem passar para as demais fases do seletivo.
Só que os problemas não pararam por aí! Na hora de fazer a Inspeção de Saúde, ele foi reprovado – nos dois concursos: AFA e EEAR. “E lá vai eu, de Natal para Recife de novo, para refazer os exames. Depois de fazer vários exames e sofrer com uma enfermeira que não sabia tirar sangue, finalmente tudo deu certo e consegui ser aprovado nos concursos.”
Atualmente, Gabriel continua na reta final das etapas dos Concursos AFA e EEAR. “E garanto a você que todos os transtornos e problemas que passei valeram a pena!”
E você, guerreiro? Que tal começar a estudar e conquistar a carreira militar dos sonhos? Conheça a plataforma do Estratégia Militares e os cursos on-line preparatórios! Clique no banner e saiba mais!