A nossa aluna Eduarda Martins, 01 da EPCAR no Concurso 2022, está em processo de arrumar as malas para começar seu curso de formação. Nesse texto, ela nos conta como está sendo esse tudo isso, além de outros detalhes!
Navegue pelo conteúdo
Arrumando as malas
Um momento muito importante e simbólico na vida dos futuros estagiários do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) é a hora de montar o enxoval, ou seja, comprar as coisas que serão usadas ao longo da formação na escola.
Desde materiais de estudo a produtos de higiene pessoal, a EPCAr disponibiliza uma lista de itens para levarmos no dia da concentração final, que será no dia 15 de janeiro, além de orientações quanto à forma dos candidatos se apresentarem.
Desde as últimas semanas, estou nessa fase de ir a shoppings e mercados em busca de materiais que mais se adequem ao que foi pedido. A lista é bem extensa, contém diversos
itens para o dia a dia na caserna, uma vez que passaremos as semanas lá em regime de internato. Uma parte da listagem que me surpreendeu foi o material de costura. Sim, os futuros estagiários devem levar agulha, linha, elástico e alfinete.
Nos é dada, também, a possibilidade de levar itens como ferro, tábua de passar roupas e produtos para a limpeza do uniforme, indicando que a Adaptação nos tirará da zona de conforto, sendo nós mesmos os responsáveis pela manutenção do uniforme e por uma apresentação pessoal exemplar.
Compras para o enxoval
Hoje, a menos de um mês do meu ingresso, já estão comprados praticamente todos os itens. Restam apenas algumas documentações pendentes, mas as vacinas estão em dia e as malas, quase prontas. Para ter um melhor controle do que falta e o que já tenho, fiz um check list no próprio celular, na tentativa de evitar algum esquecimento.
Quanto ao material didático, a Instituição fornecerá parte dele, devendo ser devolvido ao final do ano letivo, e o restante dos livros são adquiridos pelo próprio aluno. Vale ressaltar que, segundo o Folheto Informativo, não usaremos os livros durante o Estágio de Adaptação. Assim, eles poderão ser levados apenas após a conclusão desse período, como será o meu caso.
Preparação para a adaptação
Como qualquer concurseiro aprovado em seu concurso, estou animada para ingressar na instituição dos sonhos, uma vez que isso é reflexo de muito estudo e de uma aspiração cultivada há anos.
Ao mesmo tempo, quanto mais se aproxima o grande dia da concentração final, deparo-me com as futuras responsabilidades e exigências intrínsecas a um estagiário, o que, naturalmente, traz certa apreensão acerca do novo. Estou indo para lá com a consciência de que darei o meu melhor e de que será um período difícil, com muitos desafios, mas também repleto de aprendizados para mim como pessoa e como militar.
Mesmo já tendo passado o Teste Físico, busco manter a rotina de treinos, como uma forma de preparar meu condicionamento para o aumento de esforço físico inerente ao início das atividades na EPCAr. Fazer isso é também uma maneira de prevenir lesões, evitando sobrecarregar excessivamente meu corpo na rotina intensa de um aluno.
Apresentação pessoal na Escola
No dia 15 de janeiro, na concentração final, nos é exigida uma padronização de aparência, o que significa que todos os candidatos têm regras a serem seguidas.
Os candidatos não deverão estar com as unhas pintadas. Além disso, elas precisam estar com o comprimento máximo limitado pela linha da ponta dos dedos, a fim de evitar lesões como arranhões, quebras, infecções, etc. Outra exigência é com relação ao corte de cabelo, que, no caso das meninas, deve ser bem curto, não podendo exceder à altura da gola da camisa do uniforme.
Com relação à roupa, deveremos chegar com o que ficou conhecido como “bichoforme”, ou ainda, “cotonete”. A clássica camisa branca, calça jeans, cinto preto e tênis são as principais peças que compõem a vestimenta de apresentação no dia 15/01.
Pós-Adaptação
Após as semanas de Adaptação, os estagiários concluintes desse período finalmente recebem a tão sonhada platina de aluno, dando-se, assim, início ao ano letivo do primeiro esquadrão da Escola Preparatória de Cadetes do Ar.
Se você, assim como a Eduarda, sonha em seguir carreira na Força Aérea Brasileira, deixe o Estratégia Militares te ajudar! Conheça nossos cursos e se prepare para os maiores Concursos Militares do país! Clique no Banner para saber mais!