4 dicas para aprender a gostar de ler com Nicolas Lazaroto!

4 dicas para aprender a gostar de ler com Nicolas Lazaroto!

Com certeza, você já deve ter ouvido falar sobre a importância do hábito da leitura. No entanto, essa atividade nem sempre é tão fácil para alguns, mesmo quando é necessário nos estudos. Se você é um desses, então confira as dicas do youtuber Nicolas Lazaroto para quem quer aprender a gostar de ler! 

Nicolas conta que quando criança também não era fã de leitura. “Não era algo que me cativava ou que gostava de fazer, como assistir a um filme. Não tinha vontade de ler”, revela o youtuber. 

No entanto, no 3o ano do Ensino Médio, enquanto estudava para a prova da EsPCEx, Nicolas resolveu dar uma chance para os livros novamente. “Eu percebi que talvez não gostasse de ler, não porque fosse chato, mas sim porque nunca na minha vida eu tinha lido algo que me interessasse de verdade”, revela. Em pouco tempo, se apaixonou pela leitura. 

O que a leitura tem a ver com as Provas Militares?

Talvez você se pergunte como o hábito da leitura pode ser relevante no estudo para as Provas Militares. Bem, ao ler as questões e os textos das avaliações, por acaso você já se perdeu? Ou então, leu metade do texto e esqueceu o que dizia no começo? 

“Com a prática da leitura, essas coisas que ocorrem durante as provas, deixam de acontecer”, afirma Nicolas. Ao desenvolver o hábito, o estudante aprimora a velocidade na hora de ler textos e questões, além de adquirir uma compreensão mais fácil e rápida do que lê. 

Nicolas ainda aponta que a leitura é boa para o aumento de repertório. “A maioria das provas têm questões de interpretação de texto. Então ajuda a adquirir repertório que pode ser usado na redação e na vida em geral. E, além de ajudar nas provas, a leitura vai te enriquecer intelectualmente. Você vai pensar com muito mais coerência”, Nicolas afirma. 

leitura, ler, livros

Como aprender a gostar de ler?

“Para iniciar na leitura, a dica que eu dou, que é primordial, é buscar um assunto que te interessa”, Nicolas aconselha e conta sua própria experiência. “Eu estava começando a estudar matemática para a EsPCEx. Resolvi comprar um livro para ler, sobre história da matemática. Eu gostei bastante e, a partir daí, eu me apaixonei pela leitura”. 

Nicolas explica que o livro não era didático, mas contava como a matemática foi sendo desenvolvida ao longo dos anos – e isso prendeu sua atenção. “Então, se você gosta de futebol, de skate, de surf, busque livros sobre esses assuntos. Busque a biografia do maior surfista do mundo, livros com assuntos que te interessam.”

Dicas de livros para gostar de ler

Como Nicolas disse, o importante para desenvolver o hábito da leitura é encontrar um tema que você tenha interesse. No entanto, se seu desejo é aliar o estudo para as Provas Militares com a leitura de obras cativantes, o youtuber separou algumas sugestões! 

Especialmente provas que abordam as matérias de Humanas, como a da EsPCEx e ESA, vale a pena investir em livros de História e Geografia. Lembre-se que os livros não precisam ser didáticos! Confira abaixo as obras sugeridas por Nicolas Lazaroto. 

1. O diabo dos números

A primeira dica de Nicolas é nada menos do que o livro que o levou a se apaixonar pela leitura. “Eu recomendo principalmente pra quem não gosta de matemática, mas tem que estudar para alguma prova”, diz e explica que, embora você aprenda muitos conceitos matemáticos, a finalidade do livro não é didática. 

Na verdade, “O diabo dos números”, escrito por Hans Magnus Enzensberger, conta a história de um menino que odeia matemática, mas começa a sonhar com ela. Eventualmente, a criança faz as pazes com os números e começa a gostar da matéria. 

“Quando eu comecei a ler, eu já gostava de matemática, mas ele intensificou meu gosto. É um livro muito bom pra quem não curte de matemática e quer começar a gostar”, incentiva Nicolas. 

2. Diário de Anne Frank 

A próxima obra também segue a linha de não ser especificamente sobre uma matéria – no caso, História -, mas que leva o leitor a uma imersão em seu contexto. O Diário de Anne Frank são os escritos de uma menina judia que viveu escondida em uma casa em Amsterdã, na Holanda, por alguns anos durante a II Guerra Mundial, quando os nazistas caçavam os judeus para levá-los aos campos de concentração. 

Legenda: Capa do livro Diário de Anne Frank

“Mesmo sendo um diário onde ela conta as intimidades e pessoalidades dela, você aprende muito sobre o período histórico em si. O que aconteceu na Alemanha Nazista, as coisas que ocorreram lá, qual foi a situação a que os judeus foram expostos”, explica Nicolas. 

3. Carta de Pero Vaz de Caminha

“Outro livro – e esse é inteiramente histórico – muito bom e curtinho, é a Carta de Pero Vaz de Caminha”. O autor era o escrivão que veio com Pedro Álvares de Cabral quando os portugueses descobriram o Brasil, em 1500. Nessa carta, Pero Vaz de Caminha descreve  como foi a viagem e o contato dos europeus com o povo indígena

“É interessante porque podemos ver qual foi a primeira interação dos indígenas e os europeus. A próxima interação parecida só pode ser quando um extraterrestre encontrar com um ser humano, porque foi um encontro de culturas e pessoas que eram totalmente diferentes”, brinca Nicolas. 

Apesar de ser um livro totalmente histórico, é uma obra muito instigante “porque é contado com uma lucidez, uma clareza que você fica até impressionado”. 

4. É isto um homem?

O último livro indicado por Nicolas é um relato escrito por Primo Levi, um judeu que esteve no campo de concentração de Auschwitz, durante a II Guerra Mundial. Às vezes, o título também pode aparecer como “Se isto é um homem”.

Legenda: Capa do livro É isto um Homem

“O período histórico é o mesmo do diário de Anne Frank, ou seja, vai tratar do Holocausto. Só que o Diário de Anne Frank é mais uma visão de fora, pq ela estava escondida. A dele é uma visão de dentro, porque ele foi para o campo de concentração e sobreviveu”, explica Nicolas. 

Leitura como um hábito

“A leitura é um hábito que pode ser muito prazeroso. Meu exemplo: quando não estava estudando, eu estava lendo. É um descanso para a mente”, conta Nicolas. 

O youtuber revela que muitas vezes perguntam a ele qual livro devem ler para os concursos militares. Com relação a isso, responde: “Independente do que for te ajudar na prova, se você começar a ler por livros que não te interessam, ou de assuntos que não se encaixam com você, você não vai adquirir o hábito da leitura. Vai parar de ler o livro no começo”. 

Por isso, Nicolas reforça a importância de escolher livros que chamem a sua atenção. Além disso, o youtuber ainda sugere tirar uns minutinhos para ler todos os dias ao acordar para, dessa forma, desenvolver o hábito. 

E aí, guerreiro, gostou das dicas do youtuber, Nicolas Lazaroto? O Portal do Estratégia Militares traz muitos outros conteúdos interessantes para você! Fique sempre ligado em nossas publicações e notícias sobre o mundo militar. Inscreva-se em nossa newsletter!

EM - Banco de Questões