O Ministério da Defesa divulgou nesta quarta-feira, 11 de dezembro, as principais informações sobre o Serviço Militar Feminino durante coletiva de imprensa. Saiba mais a seguir!
Segundo o Ministério da Defesa, as mulheres poderão se inscrever para o Serviço Militar do dia 1º de janeiro até 30 de junho de 2025. No entanto, só poderão fazer a inscrição, de maneira voluntária, aquelas que completarem 18 anos em 2025 (nascidas em 2007).
A iniciativa do alistamento militar feminino é pioneira nas Forças Armadas. A iniciativa ofertará, inicialmente, 1.465 vagas, divididas da seguinte maneira:
- 1.010 para o Exercito;
- 155 para a Marinha; e
- 300 para a Aeronáutica.
As oportunidades para as mulheres serão distribuídas em 28 municípios em 13 estados, além do Distrito Federal. Elas poderão se alistar de forma on-line ou presencialmente em uma Junta de Serviço Militar.
Outro critério para o alistamento feminino é possuir residência em um dos municípios contemplados no Plano Geral de Convocação.
Entre os documentos solicitados para realizar o alistamento estão:
- certidão de nascimento ou prova de naturalização;
- comprovante de residência; e
- documento oficial com foto, como identidade ou carteira de trabalho.
As mulheres já são 37 mil nas Forças Armadas, o que corresponde a cerca de 10% de todo o efetivo. Atualmente, elas atuam principalmente nas áreas de ensino, saúde e logística ou têm acesso à área combatente por meio de concursos públicos específicos.
Se você quer ser mais uma mulher nas Forças Armadas, estude com o Estratégia Militares e conquiste sua vaga! Clique no banner abaixo e conheça nossos cursos.