Vagas para mulheres nos Concursos das Forças Armadas

Vagas para mulheres nos Concursos das Forças Armadas

Pode ser que você já tenha ouvido que “Exército é coisa de homem”, mas você sabia que as Forças Armadas também oferecem vagas para mulheres em alguns de seus processos seletivos? Isso mesmo! E mais: este ano, o Corpo de Fuzileiros Navais também abraçou as mulheres em suas fileiras!

Com isso, todos os processos seletivos anuais das Forças Armadas voltados para candidatos do Ensino Fundamental e Médio passam a aceitar mulheres entre seus efetivos. Quer saber para quais vagas as mulheres podem concorrer nas Forças Armadas? O Estratégia Militares separou para você! 

Mulheres entre os Fuzileiros Navais em 2024

O Concurso Soldado Fuzileiro Naval 2024 será a primeira edição do seletivo que dará às mulheres oportunidade de ingresso às diversas atividades operativas da carreira de Fuzileiros Navais. 

“A partir de 2024 teremos o público feminino nas escolas de formação de FN com os mesmos aspectos da carreira, o que agregará nas capacidades de projeção de poder e no cumprimento da missão do Corpo de Fuzileiros Navais como força de caráter anfíbio e expedicionário por excelência da Marinha do Brasil”, afirmou o Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais em um release oficial. 

Antes, as mulheres só podiam participar de atividades não operacionais no Corpo de Fuzileiros Navais. Com a mudança, elas poderão se inscrever no seletivo e atuar na unidade localizada no Rio de Janeiro! Neste ano, são oferecidas 96 vagas femininas, sendo que 10 delas são para candidatas de cotas. 

O seletivo proporciona ingresso no primeiro e no segundo semestre de 2024 – as chamadas Turma I e II, respectivamente. As inscrições podem ser feitas até o dia 2 de março de 2023. Não deixe para a última hora e aproveite essa oportunidade de ser uma das pioneiras no curso de Fuzileiros Navais! 

Quem mais oferece vagas femininas?

Além das novas oportunidades entre os fuzileiros navais, as Forças Armadas contam com vários outros concursos com vagas para mulheres. Nem todos publicaram seus editais para o seletivo com ingresso em 2024 ainda, mas podemos ter uma noção da distribuição de vagas com base no seletivo do ano passado. Confira! 

Concurso EAM 

A EAM foi outra instituição da Marinha do Brasil que abriu vagas para as mulheres apenas recentemente – a primeira vez foi no seletivo com ingresso em 2023. O Edital deste ano já foi divulgado e, para as candidatas do Concurso EAM 2024 foram reservadas 48 vagas. 

Os pré-requisitos para se inscrever no Concurso EAM são: 

  • ser brasileiro(a) nato ou naturalizado;
  • não ser casado (a) ou não ter constituído união estável e não ter filhos;
  • ter 18 (dezoito) anos completos e menos de 22 (vinte e dois) anos de idade no dia 30 do mês de junho de 2024; e
  • ter concluído (ou estar terminando) o Ensino Médio.

As Escolas de Aprendizes-Marinheiros são estabelecimentos de Ensino Militar da Marinha do Brasil (MB) com o propósito de formar Marinheiros para o Corpo de Praças da Marinha. Inscrições podem ser feitas até o dia 12 de fevereiro! 

Concurso EFOMM 

A EFOMM não oferece vagas exclusivas para as mulheres – elas concorrem juntamente com os homens pela oportunidade de entrar na Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante. As vagas da EFOMM são divididas entre os dois centros de formação: CIAGA e CIABA. 

O CIAGA é voltado para os candidatos das regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, enquanto o CIABA é para aqueles que vêm do Norte e Nordeste. O Edital do Concurso EFOMM 2024 ainda não foi divulgado. 

Acompanhe o Portal Estratégia Militares e assine a nossa Newsletter para não perder as notícias sobre o seletivo! 

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Concurso Colégio Naval 

O Colégio Naval também abriu vagas para as mulheres em 2022 e este ano não é diferente. O Edital do Concurso Colégio Naval 2024 apontou que haverá 12 vagas para meninas neste seletivo. 

O Colégio Naval equivale ao Ensino Médio regular e, além das matérias obrigatórias do nível médio, também prepara os alunos para ingressarem na Escola Naval. Os requisitos para participar são: 

  • Ser brasileiro nato;
  • Ter 15 anos completos e menos de 18 no dia 30 de junho do ano da matrícula no curso;
  • Ter concluído o 9º ano do Ensino Fundamental;
  • Não ser casado ou não ter união estável durante o curso de formação na Escola Naval;
  • Ter a autorização do responsável legal para incorporação à Marinha;
  • Ter idoneidade moral e bons antecedentes para a situação de futuro oficial da Marinha do Brasil.  

As inscrições vão até o dia 12 de março de 2023. Não perca a oportunidade! O Colégio Naval costuma ter uma alta concorrência, tanto que no ano passado foram mais de 300 pessoas por vaga, no caso das mulheres. 

Concurso Escola Naval 

A Escola Naval, que forma oficiais da Marinha do Brasil, ainda não publicou seu Edital para o seletivo 2024, mas tradicionalmente oferece oportunidades para mulheres! No ano passado, foram 12 vagas, mais, até, do que as 8 disponíveis para homens na instituição. 

Os pré-requisitos são: 

  • Ser brasileiro nato;
  • Não ser casado(a) ou não ter constituído união estável e não ter filhos, assim permanecendo durante todo o período em que estiver sujeito aos regulamentos do Concurso da Marinha;
  • Ter 18 anos completos e menos de 23 no dia 30 de junho de 2023 do ano da matrícula no curso de formação;
  • Ter concluído o Ensino Médio;
  • Ambos os Sexos;
  • Ter idoneidade moral e bons antecedentes; e
  • Estar em dia com as obrigações civis e militares.
Oficial intendente recebendo suas platinas

Concursos da Aeronáutica

A maioria dos concursos da Aeronáutica não costumam separar um número fixo de vagas para as candidatas femininas. Nos seletivos a seguir, as mulheres concorrem junto com os homens a todas as vagas oferecidas: 

  • Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA): forma engenheiros e tem vagas para militares e civis; 
  • Academia da Força Aérea (AFA): forma oficiais aviadores, de intendência e da infantaria da Aeronáutica; 
  • Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR): forma sargentos em algumas especialidades, como Controle de Tráfego Aéreo, por exemplo; e 
  • Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos da Aeronáutica (EAGS): voltado para pessoas com formação técnica que querem entrar na EEAR. 

Os concursos acima são voltados para pessoas que já concluíram o Ensino Médio e equivalem a uma formação superior.  

O único a separar vagas exclusivas para mulheres é a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), que equivale ao Ensino Médio regular e prepara os alunos para a AFA. No ano passado, foram 20 vagas femininas. O Edital do seletivo para 2024 ainda não foi divulgado. 

Concursos do Exército

Os seletivos para as escolas de formação do exército ainda não divulgaram os editais em 2023. Parte de seus seletivos também não faz divisão entre vagas masculinas e femininas, como os Colégios Militares e o Instituto Militar de Engenharia (IME). 

a EsPCEx é um daqueles que fixa um número de vagas para as mulheres – no ano passado foram 40, por exemplo. A ESA, por outro lado, oferece vagas fixas para mulheres apenas para quem concorre à Área Geral/Aviação. As áreas de Música e Saúde não fazem distinção. 

Confira a descrição de cada seletivo: 

  • Colégios Militares: voltados para alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. São 14 unidades espalhadas pelo país; 
  • Instituto Militar de Engenharia (IME): forma engenheiros militares e civis. É considerado um dos mais difíceis seletivos do Brasil; 
  • Escola de Sargentos de Armas (ESA): forma sargentos em três áreas, Geral/Aviação, Música e Saúde; e
  • Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx): prepara os alunos para entrarem na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).  

São muitas oportunidades, não é mesmo? Então, se você, guerreira, tem o sonho de entrar para as Forças Armadas, não deixe para depois! Comece este ano mesmo a estudar para a carreira que deseja! Conheça os nossos cursos on-line preparatórios para os seletivos e a nossa plataforma de estudos.

CTA - Militares

Você pode gostar também