Símbolos das Forças Armadas: conheça o significado da heráldica da Marinha, do Exército e da FAB

Símbolos das Forças Armadas: conheça o significado da heráldica da Marinha, do Exército e da FAB

Você sabe qual é o significado de cada elemento da heráldica da Marinha do Brasil? E da heráldica do Exército? Ou da Força Aérea Brasileira? Confira esse artigo com informações e curiosidades sobre os símbolos militares das Forças Armadas que o Estratégia Militares preparou para você!

As Forças Armadas brasileiras são muito conhecidas pelas missões de apoio e segurança que prestam à nação brasileira. O Exército, a Marinha e a Força Aérea são instituições de Estado e permanentes, no qual seus militares têm a missão constitucional de defender a pátria com o sacrifício da própria vida.

Toda a responsabilidade de defesa, que as Forças Armadas possuem, é transmitida por meio dos seus símbolos. Cada tipo de símbolo foi criado com um significado e cada um tem um tipo de uso. Alguns são exclusivos de documentos oficiais, outros de publicidade e outros são estratégicos, mas todos transmitem a mesma mensagem.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

O que é a heráldica?

A Heráldica, originada na Europa, no século XIII, é considerada uma ciência auxiliar da História e uma forma de linguagem simbólica que surgiu para a identificação dos exércitos nos campos de batalha, de um Estado, de uma corporação, de uma família, de uma autoridade civil, militar ou religiosa. 

Símbolos das Forças Armadas – Força Aérea Brasileira

A FAB é naturalmente reconhecida pelo seu brasão, ou, como também é chamado, gládio alado. Porém, além do gládio, a FAB possui o “cocar” e o “distintivo de cauda”. Ambos os símbolos são utilizados nas aeronaves, a fim de que as aeronaves brasileiras sejam reconhecidas em território nacional e internacional.

Cada unidade da Força Aérea possui uma heráldica. A heráldica das unidades transmite o posto de quem comanda a unidade, a história e a missão daquela unidade na Aeronáutica. De todas as heráldicas presentes na FAB, destacam-se:

Curiosidade sobre os escudos

As Organizações Militares (OMs) que têm como missão específica o planejamento, o preparo e o emprego direto da Força Aérea, como em missões de interceptação, o emprego de engenhos aeroespaciais ou atribuições de operações aeroterrestres, como o Centro de Lançamento de Alcântara, utilizam do escudo francês. 

Inclusive o Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) e o Comando da Aeronáutica (COMAER) também utilizam o escudo francês como heráldica, em razão da suas abrangências na condução da política aeroespacial.

escudos militares

A heráldica do COMAER é um escudo francês, cuja forma homenageia o Marechal-do-Ar Alberto Santos-Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira, que consagrou-se pelo voo do 14 BIS na França. 

O azul-celeste retrata o céu da Pátria, ambiente do piloto brasileiro. No centro, encontra-se um escudete português, homenageando Portugal pelo descobrimento do Brasil. O azul-ultramar, contornado em prata, representa o espaço cósmico. 

Neste formato, o escudete no centro retrata as Organizações Militares do Comando da Aeronáutica. Sobreposto ao escudete, encontra-se em prata, o gládio alado, símbolo da Força Aérea Brasileira. Envolvendo o gládio alado, o cruzeiro do sul, também em prata, remete à constelação incrustada na bandeira nacional. 

A constelação do cruzeiro do sul corresponde ao seu aspecto no céu, na cidade do Rio de Janeiro, às 8 horas e 30 minutos, do dia 15 de novembro de 1889. Contorna o escudo um filete em prata, cor das insígnias usadas pelos Oficiais-Generais. 

Em cima do escudo a águia estendida simboliza vitória, poder, prosperidade, domínio e liberdade. Na inscrição “1941 – COMANDO DA AERONÁUTICA – 1999”, em preto, a primeira data indica o ano da criação do Ministério da Aeronáutica, e a segunda, o ano de sua transformação para Comando da Aeronáutica.

Se você tem interesse em ingressar na Força Aérea Brasileira confira o artigo do Estratégia Militares aqui no blog sobre as formas de ingresso na FAB.

Símbolos das Forças Armadas – Exército Brasileiro

Os símbolos do Exército Brasileiro são orientados pela Portaria do Comandante do Exército Nº 095, de 24 de fevereiro de 2005. Todas as unidades do exército possuem a sua própria heráldica, dentre as quais se destacam:

A heráldica da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) é uma das principais do exército. Nela, o castelo dourado representa o conhecimento e o caráter que são transmitidos aos alunos durante a adaptação e que farão parte da vida deles. 

A estrela de prata representa o sonho do aluno em se formar como oficial do Exército Brasileiro. O feixe formado por seis folhas de carvalho, representa a disposição do aluno em fazer o que é correto e em praticar o bem.

A heráldica da Escola de Sargento das Armas (ESA) foi criada no governo de Getúlio Vargas, em 1952. Cada elemento da heráldica tem um significado. O campo verde remete a Infantaria, a bordadura de vermelho remete à guerra, o entusiasmo da luta, o vigor do sangue, a vida.

Ao centro do campo, a quaderna da Escola é o símbolo da coesão das quatro armas (infantaria, cavalaria, artilharia e engenharia). Na época da criação, a arma de comunicações pertencia à engenharia, por isso das quatro armas. 

Sobre o fundo esmaltado das cores heráldicas (azul e vermelho) que envolvem os brasões de Osório e Andrade Neves, os heróis feitos nobres no campo da honra.

Se você tem interesse em ingressar no Exército Brasileiro confira o artigo do Estratégia Militares aqui no blog sobre as formas de ingresso no EB.

Símbolo das forças armadas

Símbolos das Forças Armadas – Marinha do Brasil

O papel dos símbolos da Marinha é fortalecer a unidade e a identidade da instituição, além de difundir os valores presentes na marinha e promover credibilidade à imagem da força. Das organizações militares da marinha, se destacam:

  • Escola Naval (EN);
  • Colégio Naval (CN); e
  • Escola de Aprendiz de Marinheiro (EAM).

A Escola Naval, unidade destinada à formação dos oficiais da Marinha de Guerra, possui na sua heráldica o campo faixado-ondado de azul e prata, o qual remete ao mar territorial brasileiro, cuja defesa e manutenção cabem à Marinha. 

A esfera armilar é um instrumento de Astronomia usado no estudo das estrelas. Ela representa o estudo da navegação astronômica, uma das matérias que os Aspirantes estudam na Escola Naval. As três âncoras em vermelho representam as três fases da Marinha na História do Brasil:

  • o Brasil-Reino; 
  • o Brasil-Império; e 
  • o Brasil-República.

Na parte inferior do escudo, a insígnia Grã-Cruz da Ordem do Mérito Naval, representa a Ordem do Mérito Naval no seu último grau de comenda. A Escola foi condecorada com a Ordem por meio de um decreto presidencial, em 1963.

Na heráldica do Colégio Naval, a âncora simboliza a visão esperançosa que a Marinha tem dos alunos do colégio, representado pelo livro aberto. Na parte inferior do escudo, a Ordem do Mérito Naval, no grau Comendador, foi anexada por meio de um decreto presidencial em 1963.

A Escola de Aprendiz de Marinheiro possui mais de uma unidade no território nacional. A Escola, localizada no estado do Espírito Santo, possui na sua heráldica a fachada que representa o convento, monumento histórico nacional e alude à Nossa Senhora da Penha.

Segundo a página da EAM: “A âncora simboliza a Marinha e o leme o preparo técnico dos futuros marinheiros. A insígnia pendente do distintivo foi a este anexada em decorrência do decreto do Presidente da República Federativa do Brasil, de 18 de novembro de 1975.”

Se você tem interesse em ingressar na Marinha do Brasil confira o artigo do Estratégia Militares aqui no blog sobre como se preparar com o Banco de Questões do Estratégia. 
Se você se interessou e deseja fazer parte das Forças Armadas Brasileiras, se prepare para os concursos de carreira militar com o Estratégia Militares! Clique no banner abaixo e veja todos os cursos preparatórios e as vantagens que o Estratégia tem para você! Vem ser coruja!

EM - Banco de Questões

Veja também:

Referências

Você pode gostar também