Como é feita a avaliação física dos alunos da EsPCEx?

Como é feita a avaliação física dos alunos da EsPCEx?

Já parou para pensar como é a avaliação de condicionamento físico dos alunos militares depois que entram no seu curso dos sonhos? As avaliações físicas não acontecem apenas durante o concurso de admissão – elas fazem parte da rotina do militar nas escolas de formação. Que tal conhecer como é feita a avaliação de desempenho físico dos alunos da EsPCEx?

O que é a EsPCEx?

A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) é responsável por preparar e ensinar jovens que sonham em ingressar no Curso de Formação de Oficiais das Armas na Academia das Agulhas Negras (AMAN). A EsPCEx se localiza em Campinas (SP).

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

O concurso de admissão acontece todos os anos e é formado por um Exame de Conhecimentos e várias etapas eliminatórias, dentre elas, o Exame de Aptidão Física.

Avaliação de desempenho físico na EsPCEx

Ao longo do período de formação, os alunos da EsPCEx passam por avaliações físicas e a instituição disponibilizou os parâmetros utilizados para dar nota em cada prova.

As atividades avaliadas são:

  • Corrida de 3 mil metros;
  • Flexão de braços;
  • Abdominal supra;
  • Flexão na barra fixa; e
  • Natação de 50 metros.

O parâmetro de avaliação varia para homens e mulheres. Geralmente, as alunas têm mais tempo para fazer as atividades. Curioso para saber o que é esperado dos alunos na avaliação? O Estratégia Militares trouxe o bizu para você!

Corrida de 3 mil metros

Nesta avaliação, os alunos devem correr uma distância de 3 mil metros – ou seja, 3 quilômetros – dentro de um itinerário pré-estabelecido e no menor tempo possível. As notas são dadas de acordo com o tempo que o aluno levou para completar o circuito.

Não é necessário manter sempre o mesmo ritmo de corrida, pode haver variações ao longo do percurso. A prova é feita com o uso de 14o uniforme e tênis de corrida.

A prova é aplicada em dois momentos diferentes do curso, com diferenças no parâmetro de avaliação.

  • AC1 – Corrida de 3.000 metros para avaliação de Controle (TFM III)
NotasTempo (Masculino)Tempo (Feminino)
10,0000:11:3100:13:23
5,0000:13:3700:15:50
0,000:15:3300:18:05
  • AC2 – Corrida de 3.000 metros para avaliação de Controle (TFM III)
NotasTempo (Masculino)Tempo (Feminino)
10,0000:11:1500:13:05
5,0000:13:2000:15:30
0,000:15:1400:17:43

Flexão de braços

Nesta prova, os alunos são avaliados pela quantidade de flexões realizadas dentro do padrão exigido pela EsPCEx. Não há tempo limite ou ritmo pré-estabelecido; no entanto, cada aluno precisa executar o número máximo de flexões de braço sucessivas sem interrupção de movimento.

Para fazer a flexão, o aluno deve deitar em um terreno plano, liso e, de preferência, na sombra. O tronco deve estar apoiado no solo, com as mãos ao seu lado, os dedos apontando para frente e os polegares tangenciando os ombros, de forma que as mãos fiquem com um afastamento igual à largura do ombro.

Então, o avaliado deve erguer o tronco até que os braços fiquem estendidos, enquanto os pés ficam unidos e apoiados sobre o solo, as pernas esticadas e os joelhos em suspensão. O aluno precisa abaixar o tronco e as pernas ao mesmo tempo, flexionando os braços paralelamente ao corpo até que o cotovelo ultrapasse a linha das costas.

Ao estender os braços novamente, a repetição estará completa. A contagem será interrompida se o aluno desfizer a posição reta do corpo ou perca o contato dos pés ou mãos com o solo.

Da mesma forma que a corrida, a flexão é avaliada em dois momentos no curso da EsPCEx. Observe os parâmetros a seguir:

  • AC1 – FLEXÃO DE BRAÇOS PARA A AVALIAÇÃO DE CONTROLE (TFM II)
NotasRepetições (Masculino)Repetições (Feminino)
10,003921
5,002513
0,0198
  • AC2 – FLEXÃO DE BRAÇOS PARA A AVALIAÇÃO DE CONTROLE (TFM II)
NotasRepetições (Masculino)Repetições (Feminino)
10,004123
5,002915
0,02210

Abdominal Supra

No caso da avaliação do abdominal supra, não são dadas notas, porém o aluno precisa alcançar pelo menos 59 repetições sem interrupções dentro do tempo limite de 3 minutos. Isso vale tanto para homens quanto para mulheres. Aqueles que não conseguirem serão considerados “não suficientes”.

A posição é deitada, com joelhos flexionados, pés apoiados no solo, calcanhares próximos aos glúteos, braços cruzados sobre o peito com as mãos nos ombros opostos. O avaliador coloca as mãos sob o tronco do aluno, a quatro dedos de distância da axila. A abdominal supra deve ser realizada até que as escápulas percam o contato com a mão do avaliador.

Vale ressaltar que o aluno não pode obter impulso com os braços e nem retirar os quadris do solo durante a execução do exercício.

Flexão na barra fixa

Não há limite de tempo nesta avaliação. A nota depende da quantidade de repetições que os alunos conseguem alcançar. Para iniciar a prova, deve-se segurar a barra com a palma da mão para frente e o polegar a envolvendo, além disso o corpo deve estar estático. A distância entre as mãos deve ser correspondente à largura dos ombros.

A flexão deve ser feita até o queixo ultrapassar completamente a barra. Imediatamente depois, o aluno deve descer o tronco até que os cotovelos fiquem completamente estendidos. Não pode tocar no solo, nem nos suportes da barra. Além disso, não é permitido dar impulso com as pernas ou músculos abdominais.

Veja os parâmetros de nota:

NotasRepetições (Masculino)Repetições (Feminino)
10,00104
5,0051
0,00t<15 s

No caso das mulheres, a avaliação leva em conta o tempo que as alunas permanecem na barra, em isometria. Se a aluna decidir não realizar mais o movimento, deve dizer “tempo” para o avaliador, que irá medir a duração da pausa. Durante esse intervalo, ela deve permanecer em isometria, com as duas mão ligadas à barra. Se a aluna soltar alguma das mãos, o tempo será parado e a prova considerada encerrada.

Natação de 50 metros

Nesta prova, os alunos devem nadar 50 metros em qualquer estilo que desejarem. A avaliação será feita de acordo com tempo levado para completar a prova. A saída é dada com o aluno no bloco de partida – em caso de escapada, a saída será anulada e será necessário iniciar mais uma vez.

Não é permitido tocar o fundo da piscina, puxar as raias ou encostar nas bordas laterais da piscina. A prova é feita com 15o uniforme. Veja os parâmetros de avaliação!

  • AC1 – NATAÇÃO 50 METROS PARA AVALIAÇÃO DE CONTROLE (TFM I)
NotasTempo (Masculino)Tempo (Feminino)
10,0000:00:3800:00:44
5,0000:01:1000:01:22
0,000:01:5900:02:21
  • AC2 – NATAÇÃO 50 METROS PARA AVALIAÇÃO DE CONTROLE (TFM I)
NotasTempo (Masculino)Tempo (Feminino)
10,0000:00:3300:00:38
5,0000:01:0000:01:10
0,000:01:4500:02:02

Quer saber com mais detalhes os critérios de avaliação das testes de desempenho físico da EsPCEx? Então acesse o documento oficial:

Fique atento ao Portal Estratégia Militares para mais informações e notícias sobre a EsPCEx e outras escolas de formação das Forças Armadas! Quer ser um militar? Então estude com nossos cursos on-line preparatórios! Clique no banner e conheça a nossa plataforma!

CTA EsPCEx

Veja também:

Você pode gostar também