Você tem interesse de ser militar das Forças Armadas? Então saiba mais sobre as cerimônias militares neste artigo que o Estratégia Militares preparou para você!
As Forças Armadas brasileiras (FAs) são instituições permanentes, que servem à população brasileira e possuem regulamentos que auxiliam os militares a manterem seus valores e tradições.
O militarismo é baseado na hierarquia, na disciplina e manifestam valores como o patriotismo, o civismo, o amor à profissão, o espírito de corpo e o contínuo aprimoramento técnico-profissional dos militares.
A Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira são regidos por regulamentos, também denominados “Vade-Mécum” que normatizam a execução das cerimônias militares.
Navegue pelo conteúdo
Quais são as cerimônias militares regulamentadas nas Forças Armadas?
Internamente, as cerimônias que envolvem a participação das tropas são chamadas de formaturas. As formaturas podem ser:
- Passagem de comando da unidade;
- Conclusão de curso de aperfeiçoamento ou curso de formação de oficiais, sargentos, cabos e soldados,
- De promoção de posto ou graduação;
- De datas comemorativas; e
- Formaturas semanais que marcam o início ou fim da semana de trabalho, entre outras.
Também são incluídas as cerimônias de honras fúnebres, honras de recepção e despedida de autoridades e de guarda de honra.
Quanto tempo dura uma cerimônia militar?
O tempo gasto numa cerimônia é relativo à complexidade dela. As formaturas semanais, que não contam com a participação de nenhuma autoridade especial, duram em média de 30 minutos a 1 hora.
Já as formaturas de conclusão de curso, nos centros, nas academias, nas escolas e nos institutos de formação podem durar entre 1 e 2 horas. Porém o tempo gasto no preparo para essas cerimônias é muito maior do que a própria cerimônia.
A cerimônia militar mais famosa e aguardada pelo público em geral é o 7 de setembro, dia da Independência do Brasil. Geralmente nesse dia, as tropas e os equipamentos militares são expostos nas ruas das cidades que possuem unidades militares.
Em alguns quartéis, se a formatura do 7 de setembro for marcada para iniciar às 8h da manhã, o horário para o início da retirada de faltas das tropas se dá às 3h da manhã..
Como são os preparativos para o desfile militar do 7 de setembro?
Geralmente, o marco inicial do apronto das tropas é a retirada de faltas das tropas armadas. Os soldados, cabos, sargentos e oficiais, que estarão marchando com armamentos, são os primeiros a se apresentarem nos quartéis para se equiparem.
Após a equipagem das tropas armadas é feita uma revista na tropa para verificar o estado dos uniformes, da apresentação pessoal e do armamento. Enquanto isso, os demais membros da tropa, como os grupamentos desarmados, o grupamento das bandeiras históricas e o grupamento da banda de música se reúnem para a retirada de faltas.
Depois da retirada de faltas, todos os integrantes da tropa são reunidos e é feita uma nova revista pelo comandante da tropa para acertar algum detalhe que tenha passado despercebido.
Após a revista do comandante da tropa, é feita a incorporação do Pavilhão Nacional – a bandeira do Brasil – à tropa, em uma pequena e rápida cerimônia. Logo em seguida, a tropa é deslocada para o local do desfile militar e lá aguardam até o início do evento.
Ao final do desfile militar, a tropa retorna para as unidades militares, onde é feita a desincorporação do Pavilhão Nacional. São feitas as considerações do evento pelo comandante da tropa e é dado o comando “Fora de forma!”, que marca o fim do cerimonial para a tropa.
Porém, após a dissolução da tropa é necessário que os militares que integraram as tropas armadas devolvam os equipamentos e armamentos. Dependendo da localidade e da estrutura da unidade militar, todos os procedimentos que foram relatados podem durar de 1 até 4 horas.
O que é a Guarda de Honra e como ocorre a revista de inspeção?
A Guarda de Honra é a tropa armada designada a prestar homenagem a alguma autoridade. A Guarda é formada por soldados ou cabos, um corneteiro, um sargento ou um oficial que comanda a tropa.
No caso de autoridades militares ou civis, o comandante da Guarda – geralmente, um sargento – após ordenar o toque da corneta e a autoridade passar em revista à tropa, o oficial-de-dia, de serviço, apresenta-se à ela e, caso não haja nenhuma ordem ou pedido, ele retorna à Guarda, que permanece aguardando a saída do visitante para prestar as honras de despedida.
Quais são os documentos que regulam as cerimônias militares?
A Marinha do Brasil possui o Vade-Mécum Naval sobre o Cerimonial da Marinha. O documento é disponibilizado pela Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha.
Já as cerimônias do Exército Brasileiro são regidas pelo Vade-Mécum nº 07 e é disponibilizado pela Secretaria-Geral do Exército.
Por fim, a Força Aérea Brasileira é regida pela ICA 908-1, que faz parte do Regulamento de Continências, Honras, Sinais de Respeito e Cerimonial Militar das Forças Armadas (RCONT), disponibilizado pelo Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER).
Seu sonho é ingressar na Marinha do Brasil, no Exército Brasileiro ou na Força Aérea Brasileira? Então estude com o Banco de Questões do Estratégia Militares! São mais de 71 mil questões para você se preparar e ingressar nas Forças Armadas! Vem ser coruja!
Veja também:
- As oportunidades na Marinha do Brasil para quem tem nível superior
- Marinha do Brasil: função, como ingressar e mais
- Corpo de Engenheiros da Marinha: o que é, como ingressar e muito mais
- Forças Armadas Brasileiras participam de exercício mundial de operações de paz
- Exército Brasileiro: o que é, como ingressar e mais
- Oportunidades no Exército Brasileiro para quem possui nível superior
- PQD Exército Brasileiro