8 de junho: Dia Mundial dos Oceanos

8 de junho: Dia Mundial dos Oceanos

No dia 8 de junho é comemorado o Dia Mundial dos Oceanos! Apesar do nosso planeta ser chamado de Terra, sua superfície é composta majoritariamente por águas oceânicas (cerca de 70%). A dimensão dos oceanos é proporcional ao seu valor e, por isso, o Estratégia Militares preparou um post que fala sobre a importância desse dia, além de abordar as principais vantagens proporcionadas pelas águas marinhas.

O que são os oceanos?

Os oceanos ainda reservam muitos mistérios à humanidade, visto que só conhecemos 3% de sua totalidade. Impressionantemente, com esse total já se pode dizer que a biodiversidade existente nessas águas é muito superior a qualquer uma encontrada na superfície terrestre. 

Além disso, a altura das montanhas e a profundidade dos vales também superam os encontrados em terra firme. Tal evidência foi descoberta recentemente, devido aos avanços tecnológicos proporcionados pela Segunda Guerra Mundial

Os oceanos são descritos formalmente como imensos corpos de água salgada que envolvem os continentes. Levando em conta diversos aspectos, a ciência os dividiu em cinco principais.

  • Oceano Pacífico: o maior deles. Vai desde o oeste do continente americano até o leste do asiático;
  • Oceano Atlântico: preenche a distância entre os continentes africano, americano e europeu. Sua extensão vertical permite que ele seja dividido em Atlântico Norte e Atlântico Sul, tomando como base para a divisão a linha do Equador;
  • Oceano Índico: localiza-se a leste do continente africano;
  • Oceano Glacial Ártico: é o menor de todos e encontra-se no extremo norte do planeta; e
  • Oceano Glacial Antártico: sua principal característica é reunir, no extremo sul do planeta, águas dos três primeiros oceanos (Pacífico, Atlântico e Índico).

Diferenças entre oceanos e mares

Apesar de muitas pessoas tratarem oceanos e mares como sinônimos, esses termos definem corpos d’água diferentes. Os mares têm extensão e profundidade bem inferiores às dos oceanos. Localizam-se, predominantemente, na costa dos continentes e, na maioria das vezes, são cercados por eles.

Ademais, os mares também tem como característica receberem nomes locais. Como alguns exemplos, temos: Mar do Japão, Mar da China, Mar do Caribe etc. 

A importância dos oceanos para a humanidade

Apesar do pouco conhecimento a seu respeito, é unanimidade a importância dos oceanos para a vida na Terra. Não à toa, desde as primeiras civilizações é comum que a população dê preferência por habitar em regiões litorâneas, devido, principalmente, à facilidade de locomoção e alimentação rica oriunda da pesca.

Estima-se que, atualmente, cerca de 3,7 bilhões de pessoas vivem em regiões litorâneas. O que representa metade da população mundial. 

Transporte marítimo

O transporte marítimo é uma das modalidades de transporte mais antigas do mundo. Por meio dele ocorre tanto a transposição de mercadorias como de pessoas. 

Apesar de ser bem antigo, ainda é o melhor no quesito custo benefício, visto que consegue levar muita carga por um preço relativamente acessível. Tem como principal desvantagem o tempo gasto, que é bem superior comparado ao transporte aéreo.

Estima-se que cerca de 80% da mercadoria do mundo circula por meio de transporte marítimo.

Recursos naturais 

Outra grande vantagem proporcionada pelos oceanos é a grande quantidade de recursos naturais encontrados neles. Como destaques temos o petróleo e o gás natural. Cerca de 1/3 da reserva total desses recursos no Planeta Terra está localizada nos oceanos. 

Atividade pesqueira

Em um mundo onde milhares de pessoas passam fome, a atividade pesqueira tem se mostrado fundamental. As vantagens de se tirar alimento dos oceanos são muitas. 

Oceanos

Diferentemente da pecuária, cujo investimento em alimentação e manutenção do gado é alto, a pesca nos oceanos não gera muitos gastos, já que os peixes se reproduzem e se alimentam por conta própria.

Tais vantagens fazem com que cada vez mais pescas clandestinas atrapalhem o equilíbrio marinho, tendo em vista que muitos pescadores não respeitam o período de reprodução e desenvolvimento dos peixes.

O Dia Mundial dos Oceanos e seu significado

A Conferência Rio-92 ou ECO-92, realizada na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1992, foi a responsável por criar e celebrar pela primeira vez o Dia Mundial dos Oceanos. 

A intenção foi conscientizar a população e ao mesmo tempo criar metas para frear a degradação dos oceanos, que vem aumentando ano a ano. O despejo de produtos químicos e as toneladas de plástico lançadas ao mar são alguns dos exemplos de atividades humanas que deterioram a vida marinha e, consequentemente, os oceanos. 

Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre os nossos oceanos e de saber mais a respeito da sua importância para nossas vidas, inscreva-se em nossa newsletter. Assim você fica por dentro de vários outros conteúdos como esse, além de receber as principais notícias relacionadas ao mundo militar e seus concursos.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

E caso você esteja se preparando para os concursos das Forças Armadas e gosta de estudar por questões, conheça nosso Banco de Questões, ferramenta que conta com mais de 81 mil delas, de diversos níveis e dos mais variados concursos militares. Clique no banner abaixo e confira. Vem ser Coruja!

EM BANNER PORTAL

Você pode gostar também