Dia do Veterano do Exército Brasileiro: saiba mais sobre essa data!

Dia do Veterano do Exército Brasileiro: saiba mais sobre essa data!

O Dia do Veterano do Exército Brasileiro é comemorado no dia 18 de julho. Saiba mais sobre o significado dessa data e sua importante história. 

Trazemos ainda algumas maneiras de mostrar aos veteranos como você aprecia os sacrifícios que eles fizeram pelo país, nesse artigo que o Estratégia Militares preparou. 

Tanto os militares veteranos do Exército Brasileiro, quanto os outros milhões que usaram as fardas das Forças Armadas, compartilham um vínculo comum:  eles levantaram a mão direita e juraram solenemente:

“(…) e dedicar-me inteiramente ao serviço da pátria,

Cuja honra, integridade e instituições,

Defenderei, com o sacrifício da própria vida.”

Não importa se serviram por dois anos ou 50 anos, todos os veteranos sacrificaram algo para servir ao seu país e, no caso de serem convocados para um conflito, dar a vida em defesa da nação. Cada um deles tem uma história para contar. 

O que é veterano do Exército?

O termo veterano é utilizado para designar alguém que possui grande experiência. No meio militar, são designadas as pessoas mais antigas, visto o notório saber, habilidade e experiência de cada um desses militares.

Qual é o Dia do Veterano do Exército?

A implementação do Dia do Veternano do Exército ocorreu após a promulgação da Lei nº 17.095, de 27 de junho de 2019, no estado de São Paulo. Ela instituiu o “Dia do Veterano Militar das Forças Armadas Brasileiras e das Forças Auxiliares” no dia 11 de novembro.

Porém, visando reconhecer o importante papel desempenhado pelos homens e mulheres que dedicaram suas vidas à força terrestre, no dia 10 de junho de 2022, por meio da Portaria do Comando do Exército Nº1.762, foi instituído, no dia 18 de julho, o Dia do Veterano do Exército Brasileiro. Dessa forma, esta comemoração tornou-se válida em todo o território nacional, no âmbito do Comando do Exército.

Veterano do Exércitoeterano do Exército

Dia do Veterano do Exército nos Estados Unidos

A data foi inicialmente chamada de Dia do Armistício para comemorar o fim da Primeira Guerra Mundial. Ela foi oficialmente adotada em 1926 por meio de uma resolução do Congresso norte-americano. A data tornou-se feriado nacional 12 anos depois por uma ação semelhante do Congresso Americano. 

Se a Primeira Guerra Mundial tivesse sido “a guerra para acabar com todas as guerras”, como era chamada, o 11 de novembro ainda poderia ser chamado de Dia do Armistício. 

No entanto, a Segunda Guerra Mundial provaria o contrário. O governo norte-americano, percebendo que a paz foi igualmente preservada, após o fim do conflito, entre as nações participantes, o Congresso decidiu criar do dia uma ocasião para homenagear todos aqueles que serviram os Estados Unidos (EUA).

Em 1954, o Presidente dos Estados Unidos, Dwight D. Eisenhower, assinou um projeto de lei proclamando 11 de novembro como o Dia dos Veteranos. Desde então, a data viria a reconhecer os veteranos de todas as guerras e, em seguida, todos os que serviram nas Forças Armadas dos EUA.

Veteranos do Exército

Como mostrar apreço aos Veteranos do Exército Brasileiro?

Lembre-se de que o Dia dos Veteranos existe para homenagear o serviço de todos os militares brasileiros que serviram ao país, mas principalmente aqueles que ainda estão vivos. É preciso ter a noção de que muitos deles entraram em perigo pela nação brasileira. 

Portanto, aqui estão algumas maneiras de mostrar aos veteranos que você aprecia os sacrifícios que eles fizeram :

  1. Se você conhece um veterano (talvez um parente, amigo ou até mesmo um vizinho), entre em contato com ele no Dia dos Veteranos com um telefonema ou visita! 

Esta é uma oportunidade de se envolver além de apenas agradecer. Se eles se sentirem à vontade para falar do assunto, pergunte onde eles serviram, onde estavam, quais as missões específicas que eles participaram enquanto serviam e assim por diante;

  1. Se você não for próximo de um veterano, escreva um cartão de agradecimento e deixe-o em um Hospital das Forças Armadas. Senão chegar a tempo para este Dia dos Veteranos, tudo bem; um cartão atencioso é apreciado a qualquer momento;
  2. Você tem carteira de motorista? Ajude a transportar veteranos idosos ou deficientes para suas consultas médicas;
  3. Se você fizer doações de caridade, considere ajudar os museus destinados a preservação de materiais e memórias históricas dos militares;
  4. Ouça e memorize a Canção do Expedicionário, letra de Guilherme de Almeida e Spartaco Rossi, e reflita sobre o significado dessa canção para os veteranos. Veja um trecho da Canção, abaixo:

(…)

Por mais terras que eu percorra

Não permita Deus que eu morra

Sem que volte para lá

Sem que leve por divisa

Esse V que simboliza

A vitória que virá

Nossa vitória final

Que é a mira do meu fuzil

A ração do meu bornal

A água do meu cantil

As asas do meu ideal

A glória do meu Brasil

(…)

  1. Passe uma hora ou mais aprendendo sobre os veteranos de nossa nação.

Curtiu a leitura? Se você tem o sonho de ingressar nas carreiras militares do Brasil, confira o Banco de Questões do Estratégia Militares e garanta a sua aprovação! Clique no banner abaixo e vem ser coruja!

Estratégia Militares Banco de Questões - CTA

Você pode gostar também