Dia do Soldado: confira mais sobre a data comemorativa do Exército!

Dia do Soldado: confira mais sobre a data comemorativa do Exército!

O Dia do Soldado é celebrado em 25 de agosto. Confira mais sobre o significado dessa data tão importante para as Forças Armadas nesse artigo que o Estratégia Militares preparou para você.

Seja na Marinha, no Exército ou na Força Aérea Brasileira, o soldado é a engrenagem que movimenta as Forças Armadas. É o componente de maior volume nas unidades militares e é o responsável por defender operacionalmente o Brasil, tendo como seu guia moral e Patrono, o Duque de Caxias.

Qual é a data de nascimento do Duque de Caxias?

Luís Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias, figura mítica do Brasil Império e escolhido como o Patrono do Exército Brasileiro, nasceu em 25 de agosto de 1803, no Porto da Estrela (RJ).

Caxias descendia de uma nobre linhagem militar. Com apenas cinco anos de idade foi declarado Cadete, algo comum naquela época. Em 1818, Caxias iniciou a carreira militar na Academia Real aos 15 anos de idade e logo cedo se destacou pela bravura.

Na Academia Militar, comandou as tropas que reprimiram os grupos que lutavam contra o Império. Caxias participou das operações contra a Conjuração Baiana, em 1823, a Revolta Farroupilha, em 1835, a Revolta Liberal, de 1842, entre outras.

Dia do Soldado

Conjuração Baiana de 1798

De caráter popular, a Conjuração Baiana, também conhecida como Revolta dos Alfaiates, teve inspiração na Revolução Francesa e defendia os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade.

A revolta foi a primeira atuação de Caxias como militar, integrante do Batalhão do Imperador. A bravura e inteligência demonstradas pelo Tenente Luís Alves de Lima e Silva, ao conquistar um ponto de apoio guarnecido pelo exército português, conferiu-lhe a insígnia de Cavaleiro da Imperial Ordem do Cruzeiro e o título de Veterano da Independência.

Revolta Farroupilha de 1835

Também conhecida como Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos, Caxias foi nomeado como Presidente da província do Rio Grande do Sul e Comandante das Armas do território revoltoso. 

A revolta se arrastava faziam sete anos e as tropas imperiais já não tinham controle sobre a população. Assim, D. Pedro II nomeou Caxias para retomar o controle do território, que buscava se separar do império. Luís Alves de Lima e Silva reorganizou as forças imperiais e depois de dois anos, saiu vitorioso.

Revolta Liberal de 1842

A Revolta Liberal de Minas Gerais, também conhecida como Revolução Liberal de Minas Gerais, foi originada na Revolta de Barbacena e eclodiu três dias após a vitória de Caxias em São Paulo. A Revolta consistiu na aclamação do Coronel José Feliciano, o futuro Barão de Cocais, como presidente interino de Minas Gerais. 

Nem todas as cidades de Minas aderiram à revolta. Ouro Preto resistiu aos revolucionários, que eram oriundos das cidades de Queluz – atual Conselheiro Lafaiete-, São João Del Rey, Baependi e Barbacena. Contudo, antes dos revolucionários invadiram Ouro Preto, Caxias chegou à cidade, fazendo com que os invasores recuassem. 

Um dos embates mais memoráveis aconteceu no Arraial de Santa Luzia, onde 3.300 revolucionários foram vencidos pelas tropas imperiais. Com a vitória de Caxias, a Revolta de Barbacena teve fim, bem coo a Revolução Liberal.

Caxias foi saudado como vitorioso em Ouro Preto e promovido ao posto de Marechal de Campo Graduado, aos 39 anos de idade.

As atitudes que Caxias tomava junto aos revoltosos era o que o fazia se destacar em todo o território. Nas campanhas de pacificação que participou, via os revoltosos como irmãos rebelados e não inimigos. Essa visão levava Caxias a nomear aqueles que perdiam as batalhas a cargos de comando em seu exército.

Guerra da Tríplice Aliança

Ele participou de todas as campanhas na Guerra da Tríplice Aliança e chegou a ocupar a função de Comandante Geral das tropas na guerra ocorrida no Paraguai. Depois de muitas vitórias, suas tropas ocuparam a cidade de Assunção e Caxias passou a ser chamado de “o pacificador”. 

Em 1880, Duque de Caxias morreu em decorrência de uma doença hepática e entra para a história como o único brasileiro a chegar à patente de Duque e a receber de Dom Pedro II a Ordem Grã-Cruz. 

Qual é o Dia oficial do soldado?

O Dia do Soldado é celebrado em 25 de agosto, dia do nascimento do Duque de Caxias. A data passou a ser considerada como o dia do soldado em 1962, por um decreto presidencial. 

A data foi escolhida em homenagem ao Patrono do Exército Brasileiro. As cinzas de Caxias e sua esposa também foram depositados no Panteão do Exército, localizado no centro do Rio de Janeiro, como uma forma de homenagem.

Atualmente, a fazenda São Paulo, local onde o Duque nasceu, abriga um museu arqueológico que guarda peças encontradas na antiga casa, como objetos metálicos, objetos pessoais, armas e utensílios domésticos.

A carreira militar de soldado nas Forças Armadas

Os soldados das Forças Armadas brasileiras ocupam a posição de praças, dentro da hierarquia das Forças. Esses militares não possuem estabilidade como alguns oficiais, sargentos e cabos. 

A carreira militar de um soldado inicia-se com o serviço militar, obrigatório a todo homem brasileiro. O soldado pode servir à força a qual pertence durante oito anos. Nas unidades militares, o soldado pode desempenhar funções como auxiliar em diversas áreas, como:

  • Administração;
  • Gastronomia;
  • Logística;
  • Segurança;
  • Docência;
  • Mecânica;
  • Informática, dentre outras.

Além das funções rotineiras, é de responsabilidade do soldado a segurança das unidades militares. Assim, o militar é rotineiramente escalado em serviços que duram de 12 horas a 24 horas. Esses serviços são divididos em turnos, nos quais os soldados se revezam entre o descanso e a prontidão nos postos de serviço.

Dia do Soldado

Dentre as oportunidades na carreira de soldado das forças armadas, existe a possibilidade da promoção a cabo. Cada uma das três forças possui um regulamento específico para essa promoção, mas em todas, é necessário que o soldado passe pelo Curso de Formação de Cabos (CFC), que tem duração de até 12 meses.

Gostou do texto? Então continue acompanhando o Estratégia Militares! Assim, você fica por dentro de tudo o que há de melhor na vida militar, além de receber dicas imprescindíveis para alcançar a tão sonhada aprovação. Não perca tempo, clique no banner e conheça os nossos cursos preparatórios!

CTA - Militares

Você pode gostar também