Serviço de Saúde no Exército Brasileiro: como ingressar, salário e mais!

Serviço de Saúde no Exército Brasileiro: como ingressar, salário e mais!

Se você tem formação na área da saúde, seja ela técnica ou superior, existem várias oportunidades ofertadas no Serviço de Saúde das Forças Armadas! Por isso, o Estratégia Militares trouxe um artigo que te conta tudo sobre o Serviço de Saúde e muito mais a respeito da carreira desses militares.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

O que é o Serviço de Saúde?

O Serviço de Saúde das Forças Armadas vem se especializando e evoluindo muito nas últimas décadas. Quando foi implantado, foi fundamental no campo de batalha, pois soldados que antes poderiam morrer, passaram a se recuperar com o apoio das equipes médicas que compunham as tropas.

O Serviço de Saúde chegou ao Brasil com a Família Real, em 1808. Junto a todos os outros investimentos feitos para a sua estadia no Rio de Janeiro, também começou a ser estruturado este serviço. Isso aconteceu, por meio da criação do Hospital Real Militar e do Laboratório Químico e Farmacêutico do Exército. A finalidade era zelar pela saúde das tropas.

Após sua consolidação, a missão de maior destaque do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro foi a participação junto à Força Expedicionária Brasileira na 2ª Guerra Mundial.

Atualmente, o Serviço de Saúde é muito mais estruturado e está presente em todas as Forças Armadas Brasileiras. Seus hospitais figuram entre os melhores do país e são destinados ao atendimento dos militares e de seus dependentes. Eles contam com profissionais altamente capacitados nas mais diversas especialidades.

Além disso, a área de saúde militar também realiza diversas ações sociais visando atender a população mais carente e afastada dos grandes centros. Um bom exemplo são as diversas operações feitas pela Marinha do Brasil para atender famílias ribeirinhas no Amazonas.

Serviço de Saúde

Como fazer parte do Serviço de Saúde?

Para ingressar nos Serviços de Saúde das Forças Armadas Brasileiras é necessário possuir formação específica, seja ela técnica ou superior. A seguir, apresentaremos todas as possibilidades de ingresso em cada uma das Forças.

Serviço de Saúde no Exército Brasileiro 

Para quem tem o desejo de ser um militar de carreira no Exército Brasileiro e compor a equipe de saúde, é necessário fazer concurso público. 

O concurso ESA é destinado aos candidatos que possuem curso técnico de enfermagem. Basta informar no ato da inscrição a opção pelo curso de saúde para concorrer às mais de 50 vagas anuais. 

Após a aprovação no certame, o militar passa por uma formação de 2 anos. O primeiro deles é composto por um período básico. O segundo ano é um período de qualificação realizado na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog). Ao final do curso, os alunos são declarados 3° Sargento do Exército Brasileiro.

Quem possui nível superior pode concorrer às vagas anuais oferecidas para ingresso na Escola de Saúde do Exército (EsSEx). As mais de 100 vagas são divididas em 3 vertentes: Oficiais Médicos, Oficiais Farmacêuticos e Oficiais Dentistas. Dentro desses grupos, há várias especialidades, como: cardiologia, infectologia, oftalmologia, psiquiatria etc. 

Após a aprovação no certame, o militar ingressa no curso de formação, com duração de 35 semanas, já no posto de 1° Tenente. 

Além dessas possibilidades, há ainda várias oportunidades espalhadas pelas regiões militares para quem deseja ser militar temporário no Serviço de Saúde do Exército. 

Canção do Serviço de Saúde do Exército Brasileiro

Nós soldados do corpo de Saúde,
Sem temermos o rugido da metralha.
Aos heróis que tombam na vanguarda,
Lhes levamos o socorro na batalha.
Nós soldados do corpo de Saúde,
Não usamos a força do fuzil.
Pelejamos ao lado da ciência,
Pela glória e pela honra do Brasil.
Fiéis servos, somos nós da medicina;
Seja na guerra, seja nos dias de paz.
Combatendo pelo bem da humanidade,
Sem vacilarmos e sem descanso jamais.
Nosso lema é prestar a caridade,
Ao moribundo, ao ferido, ao mutilado.
Procurando amenizar o sofrimento,
E bem servir ao nosso Brasil adorado. 
Letra e música: José dos Santos Rodrigues 

Serviço de Saúde da Força Aérea

O ingresso no Serviço de Saúde da Força Aérea é bem parecido com o do Exército Brasileiro. Nesse caso, quem possuir o curso técnico de enfermagem pode realizar o concurso para a EAGS. Nele, os alunos passam por uma formação de 24 semanas, que os garante a graduação de 3° Sargento.

Aos que possuem nível superior, há a possibilidade de ingressar no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR) por meio dos concursos específicos por área de atuação descritos abaixo:

  • CADAR: destinado a quem possui curso superior de Odontologia; 
  • CAFAR: destinado a quem possui curso superior de Farmácia; e
  • CAMAR: destinado a quem possui curso superior de Medicina. 

Após a aprovação no concurso, os militares passam por uma formação de 17 semanas e são declarados 1° Tenente da Força Aérea após a conclusão. 

Hino do Serviço de Saúde da Aeronáutica

Do nosso amanhecer, ao entardecer tão sublime.
Nos plantões da madrugada,
A saúde da Aeronáutica avante
Tarefas árduas e altruístas,
O lema é servir, servir ao Brasil.
Nas missões de misericórdia,
A saúde da Aeronáutica avante.
Missionário da paz esquecida,
Pelo vírus da guerra e do mal.
Servir é nossa missão,
Nas asas do avião.
Serpente do sabre alado,
Símbolo profissional.
Servir é a nossa missão,
Nas asas do avião.
Lutamos com a morte,
Vencemos a dor.
Na terra, no ar,
Com ciência e amor. (4 vezes)
Letra: Cap Méd Cézar Augusto da Silva Nascimento
Música: Cap Méd Cézar Augusto da Silva Nascimento

Serviço de Saúde na Marinha 

Para quem deseja ingressar no Corpo de Saúde da Marinha, saiba que existem excelentes oportunidades nos concursos públicos oferecidos pela Força. 

O concurso para o Corpo Auxiliar de Praças (CAP) é destinado aos candidatos que possuem curso técnico. No caso de quem deseja fazer parte do Corpo de Saúde, é exigido o de enfermagem.  

A formação dura cerca de 17 semanas e, ao final, o militar é declarado Cabo da Marinha, fazendo jus a uma remuneração de aproximadamente R$ 3.400,00.

Para os candidatos que possuem curso superior na área da saúde, a Marinha realiza concursos para diversas especialidades de acordo com sua necessidade. 

Após a aprovação no concurso para o Corpo de Saúde da Marinha, o militar realiza uma formação de 39 semanas no Centro de Instrução Almirante Wandenkolk (CIAW).

Ao fim da formação, o militar é declarado 1° Tenente da Marinha do Brasil e fará jus a uma remuneração de aproximadamente R$ 11.000,00.

E aí, guerreiro? Já sabia de todas essas oportunidades que as Forças Armadas Brasileiras oferecem? Se seu sonho é ingressar no Serviço de Saúde, comece a sua preparação o quanto antes. Clique no banner abaixo e conheça nosso Banco de Questões!

BANNER_PORTAL_

Veja também:

Você pode gostar também