Se você está se preparando para os seletivos militares, sabe que é essencial estudar a matéria de inglês, não é mesmo? Então, veja este resumo sobre os artigos, feito com base nas aulas da professora Andrea Belo, do Estratégia Militares!
Navegue pelo conteúdo
Artigos em inglês
Os artigos em inglês são classificados como definidos e indefinidos e colaboram imensamente na interpretação dos textos. São eles que revelam se a palavra que foi mencionada aparece no contexto pela primeira vez ou se ela está retomando alguma ideia já expressa anteriormente.
Artigo definido “The”
Os artigos definidos que temos na língua portuguesa são: o, a, os e as. Em inglês, eles são representados por apenas uma palavra: o artigo definido the. Ele é utilizado diante de substantivos tanto no singular quanto no plural.
Definite Article: o artigo definido, é o termo usado para se referir a algo específico ou algo que já foi mencionado anteriormente.
Veja alguns exemplos do uso do artigo the:
- The car is blue – O carro é azul;
- The cars are blue – Os carros são azuis;
- The table is big – A mesa é grande;
- The tables are big – As mesas são grandes.
Vamos ver, então, em que outras situações o artigo definido the deve ou não ser utilizado!
Quando usar “the”
Existem alguns outros usos do artigo the na língua inglesa. O artigo definido antes de substantivos já mencionados é usado para determinar o termo a que se refere. Por exemplo:
- Tom wrote a book. The book is about art – Tom escreveu um livro. O livro é sobre artes.
Nesse caso, o artigo the foi usado para determinar o livro que já tinha sido mencionado: o livro que Tom escreveu.
Usamos o artigo definido também para substantivos considerados únicos em sua espécie como a lua, o sol etc. Veja os exemplos:
- The moon – a lua;
- The sun – o sol;
- The sky – o céu;
- The planet Earth – o planeta Terra;
- The universe – o universo; e
- The sun is shining – O sol está brilhando.
Outro momento em que usamos o artigo definido é quando se fala de algo que remete a nomes geográficos de um rio, um mar, um oceano, canais, polos, desertos, golfos, ilhas e montanhas, veja:
- The Mississippi River;
- The Pacific Ocean;
- The English Channel (O Canal da Mancha);
- The South Pole (o polo Sul);
- The Sahara desert;
- The Gulf of Mexico;
- The Bahamas;
- The Alps; e
- The Pacific Ocean is very big – O oceano pacífico é muito grande.
Um caso interessante do uso do artigo definido é quando se fala de adjetivos usados como substantivos no plural, como: the poor (os pobres), the powerful (os poderosos), the strong (os fortes), the good (os bons), the bad (os maus) etc.
Como ficariam, no entanto, os substantivos no singular, como, por exemplo, “o poderoso”? Nessa situação, o correto seria: “The powerful man helped the boy”, ou “o poderoso homem ajudou o garoto”.
Nomes compostos de países, como os Estados Unidos, também usam o the como artigo definido. Veja exemplos:
- The United States;
- The United Kingdom;
- The United Arab Emirates; e
- The Dominican Republic.
Quando os nomes próprios indicam um grupo familiar, ou seja, o nome de uma família inteira, usamos também o artigo definido:
- The Smiths went to the restaurant yesterday – Os Smith (os membros da família Smith) foram ao restaurante ontem.
É muito importante ressaltar que, para nomes próprios em geral e nomes de pessoas, nunca deve-se usar o artigo definido – exceto nos casos em que o nome próprio já possua the em sua estrutura. Alguns exemplos são: The Economist, The New York Times, The Beatles, The Washington Post, The Empire States, The Louvre, The Kremlin, The Taj Mahal, The Vatican etc.
Usamos o artigo definido também quando se trata do grau superlativo em inglês, como por exemplo:
- Bob is the tallest guy in our classroom – Bob é o cara mais alto da nossa sala;
- Kathy is the shortest girl in our classroom – Kathy é a garota mais baixa da nossa sala.
Quando não usar “the”
Agora vejamos os casos em que não devemos usar o artigo definido! Um deles é o já citado exemplo dos nomes próprios. Portanto, não se deve colocar the antes de nomes de cidades, estados, países e continentes.
Para dizer que a Europa é um grande continente, por exemplo, a frase seria: Europe is a big continent, sem o artigo no início da frase.
Também não usamos o artigo definido the antes de nomes de disciplinas acadêmicas esportes, ciências, cores, estações do ano, meses e dias da semana. Vejamos exemplos:
- Tennis is a great sport. O tênis é um ótimo esporte.
- Biology is an important science. A Biologia é uma ciência importante.
- Yellow is Paul’s favorite color. O amarelo é a cor favorita de Paulo.
Quando os substantivos estiverem no plural e em sentido genérico, o artigo definido não é utilizado. Por exemplo:
- People watch too much TV – As pessoas assistem muita televisão.
No caso de substantivos abstratos ou nomes que indicam algum tipo de material, também não utilizamos the:
- Hope is stronger than fear – A esperança é mais forte do que o medo;
- Silk produces soft clothes – A seda produz roupas macias.
Devemos ficar atentos quando houver referência a cargos e títulos, pois, quando usados a sós na oração, inclui-se o artigo definido. Porém, omite-se o artigo definido quando o nome próprio estiver junto, veja:
- The president is on TV now – O presidente está na TV agora;
- President Kennedy was murdered – O presidente Kennedy foi assassinado.
No segundo exemplo, o nome próprio do presidente está presente, por isso, o artigo definido é retirado.
Por fim, quando as frases são construídas no passado e futuro, usando last e next, não acrescentamos o artigo the antes deles, pois são expressões temporais, por exemplo: I will travel next month. Portanto, expressões como “in the next month” ou “in the last month” não existem!
Artigos indefinidos “A” e “an”
Em português, os artigos indefinidos são um, uma, uns, umas; já em inglês, os indefinite articles são apenas dois: a e an. São usados quando nos referimos a algo em geral, não especificado. Atenção! Os indefinite articles só podem ser utilizados em substantivos que estão no singular!
Quando usar “a” e “an”
Muitas pessoas aprendem erroneamente que a se usa antes de palavras que se iniciam com consoante enquanto “an” se usa para palavras que se iniciam com vogal. Na verdade, essa regra funciona quase sempre, mas os artigos indefinidos também dependem do som das letras iniciais das palavras em que são empregados.
Por exemplo, dizer “um homem velho” em inglês é an old man, por causa da letra “o” no início da palavra “old“. Porém, dizer “um homem honesto” é an honest man, por causa do som de “o” da palavra honest. Apesar de começar com a letra “h”, essa letra não é pronunciada na palavra honest.
Se o som de “h” fosse o da consoante “r”, como geralmente é o caso em inglês, o artigo indefinido aplicado seria a: He wants to buy a house (Ele quer comprar uma casa).
Outros casos em que devemos analisar a fonética para usar o artigo correto é em palavras cuja vogal inicial tem o som de consoante, que geralmente começam com “u” e “eu”, mas tem o som de “y”, que é consoante em inglês:
- This is a university – Essa é uma universidade;
- I am reading a European Journal – Estou lendo um jornal europeu.
Apesar de iniciar com a vogal “o”, a palavra one tem o som da consoante “w” e, por isso, também pede o uso do artigo indefinido a e não an:
- She lives in a one-story small house – Ela mora em uma pequena casa de um andar.
Exceto os casos mencionados acima, as palavras que começam com vogais são precedidas pelo artigo indefinido an. Enquanto palavras iniciadas com consoantes são acompanhadas pelo artigo a.
- She left an hour ago – Ela saiu há uma hora;
- He is a journalist – Ele é um jornalista;
- I will buy a new skirt – Eu comprarei uma saia nova; e
- He will see an elephant at the zoo – Ele verá um elefante no zoológico.
Ao usar “few” e “little” no sentido afirmativo, devemos fazer uso do artigo indefinido “a”:
- She can see a few buildings far away – Ela consegue avistar alguns prédios de longe;
- She wants just a few milk with coffee – Ela quer apenas um pouco de leite com café.
Quando não usar o artigo indefinido
Os artigos indefinidos “a” e “an” não devem ser usados quando a ideia principal da frase se refere a substantivos no plural: “a” e “an” jamais significam “uns/umas” e só podem ser usados exclusivamente no singular.
Além disso, não devemos usar artigos indefinidos antes de substantivos incontáveis. Então, usamos “some”, como por exemplo: She gave me some advice (Ela me deu um conselho) e como conselho em inglês é incontável – advice – usamos some e não o artigo an.
Em um esquema simples usando os artigos definidos e indefinidos de forma resumida para ajudar você a se lembrar das regras, poderíamos dizer que:
Agora que você conhece os artigos na língua inglesa, entre em nosso Banco de Questões do Estratégia Militares para treinar seus conhecimentos com as questões de provas militares anteriores! São milhares de provas antigas e simulados inéditos das mais diversas escolas de formação das Forças Armadas. Clique no banner e conheça!
Veja também:
- Interpretação de texto em inglês: skimming, scanning e mais
- Tempos verbais: simple present, simple past e future
- Tempos Verbais: gerúndio, present continuous e past continuous
- Modal Verbs e Imperativo: o que são e como usar?
- Aprenda mais sobre os substantivos em inglês
- Entenda de uma vez o Simple Past!
- Números em inglês: como escrevê-los?