Olavo Bilac foi um dos poetas brasileiros mais importantes da história. Além disso, teve um papel importante no Exército Brasileiro, pois além de um grande apoiador do Serviço Militar Obrigatório, ainda compôs o Hino à Bandeira. Nesse post, o Estratégia Militares te conta tudo sobre a trajetória do “príncipe dos poetas”.
Navegue pelo conteúdo
Quem foi Olavo Bilac?
Olavo Brás Martins dos Guimarães Bilac possui conexão com o meio militar desde o berço, pois seu pai era médico do Exército Brasileiro. Por esse motivo, Olavo só pôde conhecê-lo quando tinha 4 anos de idade, pois ele estava a serviço do Brasil na Guerra do Paraguai.
Nascido no Rio de Janeiro, no dia 16 de dezembro do ano de 1865, Olavo já se destacava intelectualmente desde cedo. Aos 15 anos de idade conseguiu uma autorização para ingressar na faculdade de Medicina – bem antes da idade convencional. Abandonou o curso no 4° ano e migrou para o Direito, com o qual também não se identificou.
A carreira médica era um sonho de seu pai e não de Olavo. Após abandoná-la e sair do curso de Direito, Olavo Bilac começou a se dedicar inteiramente ao que realmente gostava: a poesia e o jornalismo.
Olavo Bilac iniciou as publicações de suas poesias no ano de 1883. Em 1887, ele deu um importante passo em sua carreira. Foi contratado pela Gazeta de Notícias para ser cronista, substituindo o grande Machado de Assis, um dos maiores cronistas da época.
Grande patriota, Olavo Bilac teve uma importante participação política. Engajou-se em muitas campanhas e era um jornalista de oposição ao governo. Esse fato fez com que ele fosse muito perseguido por quem criticava.
Como dito anteriormente, o nacionalista Olavo Bilac também foi o autor da letra do “Hino à Bandeira Nacional”.
Salve lindo pendão da esperança!
Salve símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.
Recebe o afeto que se encerra
em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Em teu seio formoso retratas
Este céu de puríssimo azul,
A verdura sem par destas matas,
E o esplendor do Cruzeiro do Sul.
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Contemplando o teu vulto sagrado,
Compreendemos o nosso dever,
E o Brasil por seus filhos amado,
poderoso e feliz há de ser!
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
Sobre a imensa Nação Brasileira,
Nos momentos de festa ou de dor,
Paira sempre sagrada bandeira
Pavilhão da justiça e do amor!
Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,
Da amada terra do Brasil!
No auge de sua carreira, em 1897, Olavo Bilac foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, onde ocupou a cadeira de número 15. Anos mais tarde, quando já era conhecido nacionalmente, chegou a ser chamado o “Príncipe dos Poetas Brasileiros”.
Muitas de suas obras defendiam as causas sociais brasileiras. Em meio a perseguições políticas e outras dificuldades, Olavo Bilac viajou por todo o país propagando a importância da alfabetização e do Serviço Militar Obrigatório.
Em meio às lutas sociais, ele disse uma frase que o marcou como o grande defensor e motivador do Serviço Militar.
“O Serviço Militar é o triunfo completo da democracia, nivelamento das classes, a escola da ordem, da disciplina, da coesão, o laboratório da dignidade e o patriotismo.”
Sempre estimulando os jovens por onde passava a aderirem ao Serviço Militar, Olavo Bilac alcançou sua meta anos mais tarde, quando o Serviço Militar Obrigatório foi aprovado.
Esse grande homem se despediu da vida ainda novo, aos 57 anos. Vítima de insuficiência cardíaca e edema pulmonar, Olavo Bilac morreu no dia 28 de dezembro de 1918.
Por toda sua história de dedicação e patriotismo, ele é considerado o Patrono do Serviço Militar. E, em sua homenagem, o dia de seu nascimento – 16 de dezembro – é comemorado o Dia do Reservista.
O que é o Serviço Militar Obrigatório?
O Serviço Militar Obrigatório é um dever constitucional que impõe que todo jovem do sexo masculino, ao completar 18 anos de idade, deve realizar o Alistamento Militar.
Trata-se da maior porta de entrada do Exército Brasileiro, pois em todos os anos, mais de 1 milhão de homens se alistam e mais de 50 mil são incorporados às Forças Armadas. Tais números dão sentido a uma frase dita por Olavo Bilac:
“Onde estiver um brasileiro, lá estará o Serviço Militar.”
A permanência de uma pessoa oriunda do Alistamento Militar em alguma Força pode chegar ao máximo de 8 anos, seja ela o Exército Brasileiro, a Marinha do Brasil ou a Força Aérea.
Para quem deseja ser um militar de carreira, é necessário fazer concurso público. Se esse é o seu objetivo, conte com o Estratégia Militares na sua preparação. Clique no banner abaixo e conheça nossos cursos para o Exército Brasileiro!
Veja também:
- Revoltas Coloniais: causas, principais revoltas e mais!
- Brasil Imperial: a independência, primeiro, segundo, terceiro reinado e mais
- Força Expedicionária Brasileira (FEB): o que é, segunda guerra mundial, campanhas e mais
- Constituições Brasileiras: a evolução de 1824 a 1988
- Brasil na Segunda Guerra Mundial e Atuação da FEB: conheça a história
- Militares na história: império, idade contemporânea e mais
- Revoltas que já ocorreram no Brasil: quais foram, motivos e mais