Tem interesse em entender melhor como funciona a divisão hierárquica dentro da Força Naval? Então, acompanhe o texto que o Estratégia Militares preparou sobre as Patentes da Marinha!
Navegue pelo conteúdo
Patentes da Marinha: Quais são?
Popularmente conhecidas como patentes, essas classificações denotam o cargo hierárquico que o militar ocupa ao longo de sua carreira.
Basicamente, as patentes são divididas em dois quadros: das praças e dos oficiais. Assim, surge a famosa distinção entre Posto e Graduação.
- Posto: está diretamente ligado aos oficiais. Tenente, Capitão e Almirante são as patentes relacionadas a esse grau hierárquico.
- Graduação: está relacionada às praças. Marinheiro, Cabo, Sargento e Suboficial são as patentes pertencentes a esse grau hierárquico.
Postos da Marinha
Oficiais Generais
Assim como os Generais do Exército e os Brigadeiros da Força Aérea Brasileira, os postos de Almirante, Almirante de Esquadra, Vice-Almirante e Contra-Almirante são responsáveis pelo alto comando militar na Marinha do Brasil.
A palavra Almirante deriva do Árabe “amir-al-bahr” e é traduzida por “comandante do mar”. Vale ressaltar que o Almirante de Esquadra é o posto mais alto em tempos de paz, uma vez que o posto de Oficial General Almirante só existe em tempos de Guerra.
Oficiais Superiores
Para entender a distinção entre cada um dos postos dos oficiais superiores, é preciso saber de onde surgiram seus nomes: Corveta, Fragata e Navios de Guerra.
Antigamente, as embarcações eram classificadas de acordo com o número de conveses e canhões que possuíam. Dessa forma, aquele que tinha um convés de canhões era denominado de Corveta. As Fragatas eram as de dois conveses de canhões e as Naus, ou Navios de Guerra, eram as que tinham três conveses de canhões.
- Capitão de Mar e Guerra: é o mais antigo entre os postos de oficiais superiores. Possui interstício de 4 a 9 meses. É o comandante do Navio-Aeródromo e do Navio de Desembarque;
- Capitão de Fragata: é o intermediário entre os postos de oficiais superiores. Seu interstício é de 5 anos. Navios-Transporte, Contratorpedeiros, Submarinos e Fragatas estão sob o seu comando; e
- Capitão de Corveta: entre os postos de oficiais superiores é o de menor nível hierárquico e possui interstício de 6 anos. Comanda o Navio de Corveta, além dos Navios-Patrulha e Rebocadores de Alto-Mar.
Oficiais Intermediários
É formado pelo posto de Capitão-Tenente, cuja função é fazer o elo entre os oficiais superiores e os oficiais subalternos. Esse militar atua no comando dos Navios-Varredores e Navios-Patrulha.
O posto de Capitão-Tenente é intermediário e possui 6 anos de interstício. Após esse período, o militar é promovido ao posto de Capitão de Corveta.
Oficiais Subalternos
- Tenente: é um dos postos mais operacionais e divide-se em 1º e 2º Tenente.
- 1º Tenente: é o posto que sucede o 2º Tenente. Assim como o 2º Tenente, exerce a função de comandante de pelotão. Possui interstício de 3 anos; e
- 2º Tenente: é o primeiro posto de oficialato a ser exercido pelos militares de carreira. O interstício é de 2 anos.
- Guarda-Marinha (praça especial): tem a função semelhante ao do aspirante-a-oficial, ou seja, é um posto ocupado por um período transitório e probatório na vida do militar recém-egresso da Escola Naval. Possui interstício de 6 meses.
Graduações
Praças da Marinha do Brasil
- Suboficial: é o maior nível hierárquico entre os praças, por isso, é o mais antigo. É encarregado do material e, às vezes, ocupa a função de chefe de seções administrativas.
- Sargento: é a graduação conhecida como elo entre o comando e a tropa. Divide-se em 1º, 2º e 3º sargento.
- 1º Sargento: é o mais antigo. O militar de carreira fica 5 anos nessa graduação. Empregado prioritariamente em atividades administrativas;
- 2º Sargento: é o intermediário. O militar de carreira fica 5 anos nessa graduação. É o adjunto de pelotão; e
- 3º Sargento: é o menos antigo dos três. O militar de carreira fica 5 anos nessa graduação. Comandante das pequenas frações (grupo de combate).
- Cabo: praça que possui nível hierárquico maior que do marinheiro e menor que do 3º Sargento. Responsável por fiscalizar a execução das tarefas relacionadas ao marinheiro. Possui um interstício de 6 anos.
- Marinheiro: é o praça de menor nível hierárquico. Auxiliar executante das tarefas operacionais ou administrativas. O praça de carreira fica 3 anos nessa graduação.
Patentes da Marinha: Curiosidades
Agora que você conhece os postos e as graduações da Marinha, o Estratégia Militares separou algumas curiosidades sobre as Patentes. Confira abaixo!
Distinção entre as Patentes da Marinha
Você sabe como é feita a distinção hierárquica entre militares do mesmo posto ou da mesma graduação?
- Antiguidade: é o meio pelo qual se estabelece a diferenciação hierárquica. O sistema leva em consideração a patente, a função e o momento de ingresso na Força Armada. O Almirante é o mais antigo dos militares; e
- O mais antigo: é o militar de maior posto ou graduação. Em casos de equivalência de Patentes da Marinha, o mais antigo é aquele que ingressou primeiro.
Patentes da Marinha especiais
Algumas patentes da Marinha só podem existir em determinado período, enquanto outras só podem ser atribuídas a alguns tipos de militares. O posto de Almirante, por exemplo, só existe no período de Guerra.
Praça Especial é uma condição que só é concedida aos Guardas-Marinhas, aos Aspirantes-a-Oficial e aos Alunos de órgãos específicos de formação.
O que é Promoção no meio militar?
Assim como ocorre em algumas carreiras, a progressão da carreira é garantida por meio da lei. Essa progressão é denominada de Promoção. Para receber a Promoção e ser promovido, alguns fatores são levados em consideração, entre eles estão: a antiguidade e o mérito.
Patentes da Marinha: O que é Interstício na carreira militar?
Interstício é o intervalo que vincula a permanência e a promoção do militar em um posto ou uma graduação. Por exemplo, o interstício de 2º Sargento é de 8 anos. Ou seja, o militar será promovido à graduação de 1º Sargento após 8 anos de serviço como 2º Sargento.
Gostou do texto? Então, continue acompanhando o Estratégia Militares para receber mais conteúdos como esse! Não perca tempo, clique no banner e conheça os nossos cursos preparatórios! Vem ser coruja!
Veja também:
- Edital EAM 2023 foi divulgado
- EAM ou ESA: carreiras, cursos e mais
- Curso de Formação de Marinheiros para a Ativa (EAM): o que é, como ingressar, e mais
- Concurso EAM 2023: calendário, vagas femininas e mais
- Fuzileiro Naval ou Aprendiz de Marinheiro: qual escolher?
- Colégio Naval: edital, vagas, como ingressar, curso e mais
- Concurso Fuzileiro Naval 2023: vagas, datas e etapas
- Escola Naval 2023: vagas, etapas e datas do seletivo