Se você tem vontade de participar do curso de Guerra na Selva, e está a procura de informações, você está no lugar certo. O Estratégia Militares reuniu para você as principais informações do Curso.
Navegue pelo conteúdo
Guerra na Selva: O que é?
Guerra na Selva é um curso intensivo do Exército Brasileiro, que oferece técnicas exclusivas com o intuito de preparar os militares para a sobrevivência na Floresta Amazônica Brasileira.
Como funciona?
O curso de Guerra na Selva tem duração de 12 semanas e é considerado o mais difícil do mundo!
Ele é constituído por três fases, são elas:
Vida na selva: É o período mais curto do curso, em que são aprendidas as técnicas básicas de sobrevivência na floresta amazônica, como instruções sobre alimentação, primeiros socorros, rastreamento e caça;
Técnicas especiais: Nesta fase os alunos colocam em prática diversas técnicas como tiro, agilidade com obstáculos, navegação, fabricação de armadilhas, topografia e instalação de antenas; e
Operações: A última etapa consiste em simular um grupo de patrulha, reproduzindo situações como: guerras convencionais, utilização de helicópteros e aviões e deslocamento em selva.
Leis
1. Tenha iniciativa, pois não receberá ordens para todas as situações. Tenha em vista o objetivo final;
2. Procure a surpresa por todos os modos;
3. Mantenha seu corpo, armamento e equipamento em boas condições;
4. Aprenda a suportar o desconforto e a fadiga sem se queixar e seja moderado em suas necessidades;
5. Pense e aja como caçador, não como caça; e
6. Combata sempre com inteligência e seja o mais ardiloso.
Curso Guerra na Selva
O Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS) é uma organização militar do Exército Brasileiro, responsável pelo curso de Guerra na Selva. Fundada no dia 2 de março de 1966, a instituição fica localizada na cidade de Manaus.
Enquanto a instituição visa preparar e qualificar os militares do exército que são líderes de pequenas frações, o objetivo dos guerreiros da selva é cumprir missões militares em diversas áreas da Floresta Amazônica.
O primeiro curso de guerra na selva no Brasil foi realizado em 1996, tendo dois grupos como enfoque, são eles: os Oficiais, os Subtenentes e Sargentos.
Quem pode fazer o curso de Guerra na Selva?
Quais as patentes necessárias para participar? É necessário ser da Corporação de Polícia Militar, Oficial ou Sargento de carreira.
Menos de 35 anos: Capitão, Tenente, Aspirante, Cadete, 2° e 3° Sargento;
Mais de 35 anos: Oficial Superior, Subtenente e 1° Sargento.
Para os estrangeiros, é necessário ser um oficial das nações amigas.
Curso Guerra na Selva: Como fazer?
A inscrição é feita através de requerimento do militar interessado ao CMT do quartel onde serve. O pedido é encaminhado para o departamento competente, para que seja feita a homologação e a inscrição do curso Guerra na Selva.
Curiosidades
O CIGS possui um curso exclusivo para militares estrangeiros de nações amigas, o Curso Internacional de Operações na Selva (CIOS);
Somente três mulheres até hoje participaram do curso de Guerra na Selva do Exército brasileiro. Duas delas conseguiram finalizar o curso na turma de 2010;
Oito pessoas já vieram a óbito realizando o curso, o último caso foi em 2008, por afogamento;
O CIGS possui um Zoológico com mais de 200 animais.
Gostou do conteúdo que a Estratégia Militares trouxe? Então continue acompanhando o nosso blog para ficar por dentro de tudo que rola na vida militar.