Concurso IME 2024: calendário, etapas e mais

Concurso IME 2024: calendário, etapas e mais

Seu sonho é estudar no Instituto Militar de Engenharia (IME)? Neste texto, o Estratégia Militares te mostra as principais informações sobre o Concurso IME! Descubra tudo sobre o edital, salário, etapas do seletivo e muito mais.

O que é o IME?

O IME é uma instituição de ensino superior que pertence ao Exército Brasileiro. São oferecidos cursos de graduação, pós-graduação e extensão. O IME é parte do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) e tem como responsabilidade o ensino superior de engenharia e a pesquisa científica básica. Tanto militares quanto civis podem estudar na Instituição.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Calendário Concurso IME 2024

O edital do Concurso IME 2024 foi divulgado pelo Exército, no Diário Oficial da União, no dia 18 de maio de 2023. Confira as principais datas abaixo!

  • Período de Inscrição: de 31 de maio a 10 de julho de 2023;
  • Pedidos de isenção de taxa: de 05 a 09 de junho de 2023;
  • Pagamento da inscrição: até 11 de julho de 2023;
  • 1fase – Prova Objetiva: 24 de setembro de 2023;
  • Gabarito definitivo da Prova Objetiva – 1fase: até 06 de outubro de 2023;
  • Divulgação dos aprovados para a 2a fase: até 09 de outubro de 2023;
  • Prova Discursiva de Matemática – 2a fase: 23 de outubro de 2023;
  • Prova Discursiva de Física – 2a fase: 24 de outubro de 2023;
  • Prova Discursiva de Química – 2a fase: 25 de outubro de 2023;
  • Prova Discursiva de Português e Inglês – 2a fase: 26 de outubro de 2023;
  • Lista de aprovados e classificados: até 07 de dezembro de 2023;
  • Convocação dos aprovados para Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Física, Avaliação Psicológica, Procedimento de heteroidentificação e Período de Adaptação: a partir de 21 de dezembro de 2023;
  • Inspeção de Saúde, Exame de Aptidão Física, Avaliação Psicológica, Procedimento de heteroidentificação e Período de Adaptação: de 15 de janeiro a 16 de fevereiro de 2024
  • Matrícula: 16 de fevereiro de 2024.

Você pode baixar os editais do Concurso IME 2024 clicando nos botões abaixo!

O IME ainda disponibiliza um Manual do Candidato com várias instruções para todos os participantes do seletivo de uma forma simplificada. Confira:

Número de inscritos no concurso

ANONÚMERO DE INSCRITOS
2019 / 20205.265
2018 / 20195.485
2017 / 20186.290
2016 / 20175.407
2015 / 20164.202
2014 / 20156.554
2013 / 20145.655
2012 / 20134.499
2011 / 20123.356
2010 / 20112.910

Concurso IME 2024: Inscrições

O Período de Inscrições no Concurso IME 2024 terá início no dia 31 de maio de 2023! Fique atento para não perder o prazo. 

O período de solicitação de isenção de taxa de inscrição será de 05 a 09 de junho. Se você é doador de medula óssea em instituição reconhecida pelo Ministério da Saúde, inscrito no Cadastro Único, membro de família de baixa renda ou dependente de ex-combatente falecido ou incapacitado, não esqueça de realizar a solicitação!

Conheça outros concursos do Exército:

Concurso IME 2024: Requisitos

Alguns dos pré-requisitos que devem ser atendidos para ingressar no IME são:

  • Ter no mínimo 16 anos e, no máximo, 22 anos de idade até o dia 31 de dezembro no ano do ato da matrícula;
  • Altura mínima para o sexo masculino: 1,60m;
  • Altura mínima para o sexo feminino: 1,55m;
  • Ter concluído o Ensino Médio ou formação equivalente, em Instituição de Ensino reconhecida pelo MEC; e
  • Atender aos requisitos psicológicos exigidos para a carreira militar, a serem avaliados na Avaliação Psicológica, uma das etapas do Concurso.

Concurso IME 2024: distribuição de vagas

Ao todo, foram ofertadas 87 vagas, divididas entre candidatos da Ativa e da Reserva. Confira na tabela abaixo a distribuição de Vagas para o Concurso IME 2024!

Tipo de VagaAmpla ConcorrênciaCandidatos Negros
Ativa6015
Reserva102

Etapas do Concurso IME

O Concurso IME é dividido em Exame Intelectual – que conta com duas fases – Inspeção de Saúde (IS), Exame de Aptidão Física (EAF) e Avaliação Psicológica. Confira abaixo mais informações sobre cada etapa do Concurso.

Exame intelectual

No Concurso 2024, a Primeira Fase acontece 24 de setembro e a Segunda, entre os dias 23 a 26 de outubro.

Na Primeira Fase, o candidato realiza uma única prova objetiva de 40 questões, divididas entre as disciplinas de Matemática, Física e Química.

Somente os candidatos aprovados na Primeira Fase do Exame Intelectual deverão realizar a prova da Segunda Fase. São quatro dias de prova, sendo os três primeiros de provas dissertativas de matemática, física e química, sendo realizada uma matéria por dia.

O último dia consiste em uma prova objetiva de português e inglês, além da produção de uma redação. Para alcançar a aprovação nesta etapa, o candidato deverá ser considerado apto na redação e ter nota igual ou superior a 5,0, acertando mais de 40% da prova. 

Inspeção de Saúde 

A Inspeção de Saúde é uma etapa obrigatória e eliminatória do Concurso. Todos os candidatos aprovados e classificados no número de vagas no Exame Intelectual, assim como os candidatos convocados como excedentes, deverão se apresentar no IME para os Exames de Saúde. Confira todos os Exames necessários no Manual do Candidato.

Exame de Aptidão Física

O Exame de Aptidão Física é eliminatório e realizado em local determinado pelo IME. Serão permitidas duas tentativas de execução de cada tarefa, sendo a segunda tentativa no dia posterior ao da execução da primeira tentativa.

É fundamental que você mantenha a disciplina no preparo físico ao longo dos estudos para o Concurso, pois as exigências físicas da carreira militar também devem ser alcançadas no Exame.

Processo de Heteroidentificação

O Processo de Heteroidentificação deverá ser realizado pelos candidatos que se autodeclararem negros ou indígenas no processo de inscrição no Concurso. O objetivo dessa etapa é confirmar a declaração feita pelo candidato.

Avaliação Psicológica

São realizados testes e entrevistas com os candidatos, buscando avaliar suas condições psicológicas e comportamentais, a fim de verificar se o candidato está apto ao ingresso no Serviço Militar e à realização das atividades posteriores a essa etapa.

História do Instituto Militar de Engenharia

As origens do IME vêm de 1792, quando foi fundada a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho. A instituição, fundada no Rio de Janeiro, foi a primeira escola de engenharia das Américas e formava oficiais das Armas e Engenheiros para o Brasil-Colônia.

Em 1811, foi criada a Academia Real Militar, que teve a Real Academia como base. Passou por algumas mudanças de nome até ser chamada de Escola Central, e era a única escola de engenharia do país. Em 1874, a formação de engenheiros militares na instituição foi suspensa, passando a ser responsabilidade da Escola Vermelha, o que continuou até 1904. Assim, a Escola Central passou a formar apenas engenheiros civis

Na década de 1920, com influência francesa, foi criada a Escola de Engenharia Militar, que começou a funcionar em 1930. Em 1933, seu nome mudou para Escola Técnica do Exército. O Instituto Militar de Tecnologia foi criado em 1949, com influência americana. Com a criação dele, começaram programas de estudo, pesquisa e controle de materiais para a indústria

Em 1959, com a fusão da Escola Técnica do Exército com o Instituto Militar de Tecnologia, surgiu o Instituto Militar de Engenharia (IME).

Carreira Militar no IME 

O IME é uma instituição que recebe tanto alunos civis quanto os que almejam a Carreira Militar. A escolha entre as carreiras no IME deve ser realizada no momento da inscrição no Concurso. Os optantes pela ativa, ou seja, aqueles que escolherem a Carreira Militar, passam a integrar o Quadro de Engenheiros Militares (QEM).

No primeiro ano de curso no IME, todos os alunos participam do Curso de Formação de Oficiais da Reserva (CFOR), mas apenas os optantes pela Carreira Militar recebem instrução militar nos demais anos de curso, além do soldo proporcional à patente. 

Cursos oferecidos na instituição

O IME oferece um Curso Básico, que serve para estruturar os conhecimentos dos alunos em áreas do conhecimento de domínio necessário para o estudo da Engenharia. São ministradas matérias voltadas às áreas de física, administração, direito, cálculo e redação científica, entre outras. Depois, o aluno segue cursando a graduação escolhida. O Cursos oferecidos no IME são: 

  • Engenharia Cartográfica;
  • Engenharia da Computação;
  • Engenharia de Comunicações;
  • Engenharia Elétrica;
  • Engenharia de Fortificação e Construção; 
  • Engenharia Eletrônica;
  • Engenharia Mecânica;
  • Engenharia de Materiais; e
  • Engenharia Química.

Concurso IME: Salário e Benefícios 

Ao optar pela carreira militar no IME, o aluno passa a ser parte do Quadro de Engenheiros Militares (QEM) como Oficial da Ativa, recebendo soldo equivalente à sua patente. Segundo o edital, os alunos do primeiro ano do curso de formação recebe o equivalente a R$ 1.334,00 de soldo.

Quando o aluno se forma no IME, sua patente é de Primeiro Tenente do Quadro de Material Bélico da reserva de 2°Classe. O salário inicial para essa patente é de R$ 8.245,00, de acordo com o Edital. 

É seu sonho seguir a Carreira Militar? O Estratégia Militares oferece para você toda a estrutura necessária para alcançar sua meta! Clique no banner abaixo e confira nossos pacotes para ter a melhor preparação para o Concurso dos seus sonhos!

CTA IME

Veja também:

Você pode gostar também
Leia mais

Vestibular IME 2021: tudo sobre a prova!

Vestibular IME – requisitos Quem deseja prestar o Vestibular IME e concorrer a uma das vagas precisa ter…