E aí, guerreiro? Seu objetivo é ser aprovado no concurso da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) e se tornar um Oficial de carreira do Exército Brasileiro? O Estratégia Militares preparou um artigo que te conta como funciona a carreira desse militar e quais são suas vantagens.
Navegue pelo conteúdo
Como funciona o Concurso EsPCEx?
O primeiro passo a ser dado é participar do concurso de admissão à EsPCEx. Ele ocorre anualmente e oferta mais de 400 vagas para ambos os sexos. Os principais requisitos para a inscrição são:
- Ser brasileiro nato ou naturalizado e possuir CPF;
- Ter concluído o Ensino Médio no ano da matrícula;
- Possuir no mínimo 17 e no máximo 22 anos no ano da matrícula; e
- Possuir altura mínima de 1,60 metros para os homens e 1,57 metros para as mulheres.
A principal etapa do concurso público é, sem dúvidas, a prova objetiva. No caso do Concurso EsPCEx, ela é dividida em dois dias, cuja distribuição das disciplinas está descrita a seguir:
- Primeiro dia: Português, Física, Química e Redação; e
- Segundo dia: Matemática, História, Geografia e Inglês.
Os candidatos classificados na prova objetiva avançam para as próximas etapas. Elas não possuem caráter classificatório, apenas eliminatório. Entre as mais importantes estão: o teste de aptidão física (TAF), a inspeção de saúde, etc.
Como é o Curso de Formação de Oficiais?
O Curso de Formação de Oficiais (CFO) tem duração de 5 anos, sendo que o primeiro deles se passa na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas (SP), e os demais na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende (RJ).
Durante todo esse período, o aluno recebe uma ajuda de custo de pouco mais de R$ 1.000,00, além de alimentação, fardamento, acompanhamento médico etc.
O primeiro ano de curso é composto por uma formação básica, na qual são ministradas as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa;
- Língua Inglesa;
- Língua Espanhola;
- História;
- Física Aplicada;
- Química Aplicada;
- Cálculo;
- Cibernética;
- Introdução às Técnicas Militares;
- Técnicas Militares; e
- Treinamento Físico Militar.
Para avançar para o próximo ano na AMAN, os alunos devem obter nota mínima de 5,0 pontos em todas as disciplinas. Caso não seja alcançada essa pontuação em alguma matéria, o aluno tem direito a repetir o ano letivo na EsPCEx. Vale ressaltar que durante toda a formação, só se pode reprovar uma vez.
Ao chegar na AMAN, o aluno passa a ser chamado de Cadete. No seu segundo ano na Academia, ele pode escolher uma dentre as Armas, Quadros ou Serviços descritos abaixo:
Outra possibilidade que é dada aos Cadetes é a realização de cursos e estágios operacionais durante a formação na AMAN. Um dos principais e mais famosos é o Curso Básico Paraquedista, que pode ser feito no 3° ano na Academia. Além desse, ainda são abertas vagas em outros, nos quais destacam-se:
- Estágio de Caatinga;
- Estágio de Caçador;
- Estágio Básico do Combatente de Montanha; e
- Estágio de Pantanal.
Após 5 anos de intensa dedicação e aperfeiçoamento, os cadetes se formam e são declarados Aspirantes a Oficial, estágio probatório no qual irão permanecer por cerca de 8 meses.
Esse momento também é marcado pela escolha do local onde os formandos servirão no ano seguinte. Ela obedece a uma ordem de classificação gerada pelas notas obtidas pelos alunos durante todo o curso.
Como é a carreira de um Oficial do Exército?
A carreira do Oficial oriundo da AMAN é repleta de oportunidades. Vamos começar falando do plano de carreira desse militar, apontando o posto e o respectivo tempo aproximado de permanência até a promoção.
- Aspirante a Oficial: 8 meses;
- 2° Tenente: 2 anos;
- 1° Tenente: 4 anos;
- Capitão: 8 anos. Vale ressaltar que, nesse posto, o militar terá que fazer o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais, que tem duração de 2 anos;
- Major: 6 anos;
- Tenente-Coronel: 4 anos;
- Coronel: 5 a 9 anos.
Após o posto de Coronel se encontra o generalato. Há vários fatores que implicam na promoção para o posto de General, o que faz o tempo de promoção ser inexato.
Curso de Piloto de Aeronaves
Uma grande oportunidade aos oficiais de carreira que se formam na AMAN é o Curso de Piloto de Aeronaves (CPA) ministrado no CIAvEx. Ele dura cerca de 63 semanas e é composto por fases teórica e prática.
Após a conclusão do CPA, o militar pode realizar o Curso de Piloto de Combate, que conta com a duração de 14 semanas.
Por fim, para alcançar o mais alto nível da aviação do Exército Brasileiro, o militar tem a possibilidade de realizar o Curso Avançado de Aviação, com duração de 13 semanas.
Curso de Graduação no IME
Outra oportunidade fantástica para os Oficiais vindos da AMAN é a possibilidade de ingressar no Instituto Militar de Engenharia (IME). A seleção é feita entre os 1° e 2° Tenentes que cumpram todos os requisitos estipulados pelo IME.
Os aprovados na seleção ingressam na instituição e, após o Ciclo Básico, podem optar por uma das especialidades descritas abaixo:
- Fortificação e Construção (Engenharia Civil);
- Elétrica;
- Eletrônica;
- Comunicações;
- Mecânica;
- Química;
- Cartografia; e
- Computação.
Salários do Oficial de Carreira
O salário do Oficial de Carreira é composto por soldo e diversos adicionais que dependem dos cursos, do local de trabalho etc. Esses fatores fazem com que o salário varie de um militar para o outro. Um 2° Tenente do Exército Brasileiro possui um soldo de R$ 7.490,00.
Se seu sonho é trilhar essa brilhante carreira, conte com o Estratégia Militares, o curso que mais aprova e classifica no Concurso EsPCEx. Clique no banner abaixo e conheça nossos cursos. Vem ser Coruja!
Veja também:
- EsPCEx 2023: vagas, calendário e etapas
- ESA ou EsPCEx: qual escolher
- EsPCEx: como ingressar, disciplinas, remuneração e mais
- Concurso EsPCEx: últimas notícias
- AMAN: cursos, como ingressar, requisitos básico e mais
- AMAN: como ingressar, cursos e mais
- Curso de engenharia do Exército: conheça a carreira na AMAN e na ESA
- EsPCEx: Confira o novo calendário anual do Concurso
- Quanto ganha um militar: entenda o que é soldo
- Concurso EsPCEx: últimas notícias