Classificado ITA: conheça a jornada de Denilson Soares até a aprovação!

Classificado ITA: conheça a jornada de Denilson Soares até a aprovação!

Só quem encara o desafio de estudar para um concurso militar sabe o quanto é uma experiência única ver seu nome na lista de classificados. Ainda mais se esse seletivo é o Vestibular ITA, um dos mais difíceis do Brasil! 

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) é uma Instituição Federal de Ensino Superior subordinada ao Comando da Aeronáutica (COMAER) e tem alguns dos mais cobiçados cursos de engenharia do país. Diferente de outras Escolas Militares, o ITA também oferece vagas para alunos civis

O Vestibular ITA 2022 ofertou 150 vagas e divulgou a lista de classificados na 2a fase no dia 23 de dezembro de 2021. “Minha reação ao descobrir que estava entre os classificados do concurso ITA 2022 foi de muita alegria e, ao mesmo tempo, de alívio, pois finalmente eu tinha alcançado aquele objetivo que, por tanto tempo, eu busquei”, conta Denilson Soares, aluno do Estratégia Militares. 

Conheça a história do classificado Denilson e sua jornada até a aprovação no curso de seus sonhos! 

Classificado ITA: quem é Denilson? 

Com 22 anos, Denilson Gustavo de Araújo Soares é um dos classificados no Vestibular ITA 2022 que por 5 anos lutou pelo sonho de fazer engenharia no Instituto. “O que me motivou bastante foi o ensino de excelência que lá existe e o desafio para alcançar esse objetivo”, conta Denilson.

Denilson, que é morador de Lagoa Nova (RN), também arriscou outras provas militares para entrar em lugares como o Instituto Militar de Engenharia (IME), a Escola Naval (EN), a Escola de Formação de Oficiais da Marinha Mercante (EFOMM) e a Academia da Força Aérea (AFA), mas sempre manteve os olhos fixos no ITA. Por fim, conquistou seu sonho ao se classificar em 36o lugar para as vagas civis oferecidas no seletivo. 

Classificado Denilson Soares

Rotina de estudos de um classificado ITA

No entanto, a conquista de Denilson veio depois de muito esforço e dedicação! O primeiro passo de sua rotina de estudos, segundo ele, era dormir bem na noite anterior. Seu dia começava às 7h da manhã, depois de um sono restaurador. 

“Pela manhã, eu procurava fazer algumas questões de matérias que eu havia selecionado previamente, e, pela tarde, eu assistia alguma aula para entender melhor a teoria por trás das questões em que tive mais dificuldades”, Denilson explica. Além de questões pela manhã e teoria pela tarde, o classificado também se dedicava nos simulados do Estratégia Militares

Denilson e o Estratégia Militares 

Com os simulados do Estratégia Militares, Denilson “conseguia ter acesso a questões no nível da prova e num grau muito bom de elaboração”. No entanto, o rapaz não focava apenas nisso. “Sou aluno do Estratégia Militares há dois anos, nos quais adquiri os pacotes ITA 2021 e 2022”, conta. 

Por causa das aulas on-line, Denilson melhorou suas habilidades na disciplina de Português, especialmente na questão das obras literárias. “A professora Celina do Estratégia Militares foi bastante especial para mim, pois, com ela, consegui entender bastante as obras literárias, em que tive um pouco de dificuldade para ler e interpretar”, revela.

A força para seguir em frente

“Acredito que a parte emocional foi a mais difícil, pois levou muito tempo até eu alcançar esse objetivo. Sempre precisei ter em mente que eu iria conseguir, pois eu estava fazendo o meu melhor.” No entanto, mesmo com determinação, às vezes a jornada ficava difícil. Quando isso acontecia, Denilson conta que seus familiares e amigos eram essenciais para manter-se firme nos estudos. 

“Claro que alguns deles tentaram me mostrar outros caminhos mais viáveis, pois aquele seria um caminho bastante árduo. Mas eu já estava bastante decidido, o que me fez seguir em frente apesar de tantas dificuldades que eu sabia que iria enfrentar e que eu já estava enfrentando”, conta. 

Além disso, havia algo que o motivava: ver o quanto estava melhorando ao longo dos anos. Isso lhe deu confiança de chegar na prova e dar o melhor. “Meus pais são minha maior inspiração, pois eu vejo desde sempre a luta deles para me dar o melhor e para alcançar seus próprios sonhos também.”

Denilson também afirma que um dos fatores determinantes em sua classificação foi o prazer que encontrava na hora de estudar. Dessa forma, sua concentração aumentava e sua absorção dos conteúdos melhorava. 

“Mas, para ter prazer ao estudar, eu buscava sempre associar os assuntos às coisas práticas do cotidiano, por exemplo, a redação, na qual eu procurava entender a realidade em que a humanidade vive, e não apenas fazê-la por obrigação”, explica Denilson. 

Expectativas de um classificado ITA 

E agora, depois de 5 anos, Denilson é um classificado! Como não podia ser diferente, suas expectativas estão lá no alto. “Acho que o curso como um todo será bastante difícil, mas com garra e resiliência eu conseguirei vencê-lo”, afirma e diz que espera se formar como um profissional de grande excelência e ter oportunidades em diversas áreas. 

Com relação à rotina no ITA, Denilson espera que “seja bastante equilibrada, na qual eu possa estudar com eficiência e descansar também de forma tranquila”, embora saiba que será puxado. 

Por fim, Denilson deixa uma mensagem para aqueles que estão na disputa pelas vagas no Instituto Tecnológico de Aeronáutica: “Para quem tem o sonho de entrar no ITA assim como eu tive, eu aconselho que acredite bastante no próprio potencial, que busque evoluir com paciência, que seja determinado e que busque fazer o estudo ser bastante prazeroso”. 

E você, guerreiro? Também quer ser um classificado ITA como Denilson? Então comece já a estudar para o Concurso ITA 2023 com nossos cursos on-line e com o nosso Banco de Questões do Estratégia Militares!

EM BANNER PORTAL

Você pode gostar também