Se você quer entender mais sobre a importância do KC-390 Millennium na Força Aérea Brasileira (FAB) e a sua utilização no conflito entre a Rússia e a Ucrânia, confira esse artigo que o Estratégia Militares preparou para você!
A guerra entre os países do leste europeu tem afetado e envolvido o mundo. O conflito tem atingido até mesmo o Brasil que, por meio do Ministério das Relações Exteriores (MRE), enviou seu maior e mais novo avião de transporte militar, o KC-390 Millennium, para repatriar e acolher pessoas que estão fugindo da guerra.
Navegue pelo conteúdo
O que é o KC-390 Millennium?
O KC-390 Millennium foi desenvolvido por meio da parceria entre o Brasil e mais três países: Argentina, Portugal e República Checa. O resultado foi omaior avião militar do hemisfério sul. Com isso, a Embraer criou uma nova geração de aeronaves multimissão no mundo.
A necessidade da FAB em substituir o antigo C-130 Hércules levou a Embraer a projetar o KC-390 Millennium. Ele foi projetado para ser um avião de transporte militar a fim de estabelecer novos padrões em sua categoria. Alguns dos pontos fortes da aeronave são:
- Design robusto;
- Maior flexibilidade;
- Tecnologia de ponta comprovada; e
- Manutenção mais fácil.
Quais são as capacidades operacionais do KC-390 Millennium?
O KC-390 Millennium voa mais rápido e transporta mais carga do que qualquer outro cargueiro militar da mesma categoria. Ele é o meio ideal para operações táticas, estratégicas e de ajuda humanitária.
Os aviônicos avançados (toda a parte eletrônica a bordo de aviões) permitem que a tripulação calcule precisamente um ponto de liberação de carga no ar, enquanto o sistema de manuseio e entrega aérea (CHADS) fornece liberação remota e automática do material em voo em qualquer altitude.
Tanto a configuração interna quanto a externa do KC-390 podem ser alteradas rápida e facilmente para atender a diferentes necessidades, como:
- Assalto aéreo;
- Reabastecimento aéreo;
- Combate aéreo;
- Evacuação aeromédica (macas e UTIs);
- Apoio de ajuda humanitária;
- Busca e resgate; e
- Operações especiais.
O KC-390 pode transportar:
- 80 soldados;
- 66 paraquedista;
- Acomodar até 74 macas e oito atendentes; ou
- Pode ser configurado para acomodar sete paletes, uma combinação de paletes e tropas, ou transportar tanques leves, veículos ou até helicópteros.
O avião possui dois motores turbofan Pratt & Whitney IAE V2500. Eles permitem ao cargueiro alcançar a velocidade máxima de 870 km/h – cerca de 80 por cento da velocidade do som – podendo voar em uma altitude de 36.000 ft, aproximadamente 11 mil metros.
Caso esteja com a carga máxima de cerca de 26 toneladas, pode voar por quase 3 mil quilômetros. O compartimento de carga da aeronave possui cerca de 18,5 metros de comprimento, com altura máxima de 3,2 metros e a largura de 3,5 metros, permitindo a acomodação de materiais volumosos.
A avançada engenharia do KC-390, permite que a aeronave possa decolar de pistas curtas, como a do aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, que possui cerca de 1.323 metros de extensão. Caso esteja com carga máxima, precisa de apenas 1.700 metros de comprimento. Além disso, ele opera em pistas não pavimentadas.
Qual a importância do Millennium para o Brasil?
O KC-390 é importante para o Brasil por envolver diversas indústrias nacionais do setor de defesa na sua construção, o que é extremamente estratégico. Além disso, gera divisas (moedas estrangeiras, como o dólar), gera empregos e torna o Brasil autossuficiente em aviões de carga.
O sucesso do KC-390 tem atraído diversos países no mundo, como a Hungria, país pertencente à OTAN – Organização do Tratado do Atlântico Norte – que anunciou a compra de duas unidades.
Além disso, em 2021, o Brasil participou do exercício militar Culminating, realizado nos Estados Unidos. O treinamento em conjunto do Exército Americano, do Exército Brasileiro (EB) e da Força Aérea Americana teve, entre os objetivos, a preparação de militares e tripulantes para missões de emprego em operações aeroterrestres e a demonstração da capacidade operacional da aeronave.
A utilização do KC-390 na guerra entre a Rússia e Ucrânia
No dia 7 de fevereiro de 2022, um KC-390 Millennium decolou de Brasília, rumo ao leste europeu, para buscar os brasileiros que estão fugindo da guerra entre Rússia e Ucrânia e transportar cerca de 11,6 toneladas de ajuda humanitária, que incluem:
- 9 toneladas de alimentos desidratados de alto teor nutritivo, equivalente a 360 mil refeições;
- 50 purificadores de água, com capacidade de purificar cerca de 300 mil litros de água por dia; e
- meia tonelada de insumos e itens médicos.
A aeronave fez três paradas técnicas: uma em Recife, outra na Ilha do Sal (Cabo Verde) e a última em Lisboa (Portugal), antes de atingir seu destino final em Varsóvia, na Polônia, vizinha da Ucrânia. A coordenação do apoio às vítimas da guerra é de responsabilidade do Ministério da Defesa e do Ministério de Relações Exteriores (MRE).
Segundo o Itamaraty, existem na Ucrânia cerca de 500 brasileiros que buscam refúgio em países vizinhos e que podem necessitar de suporte para retornarem ao Brasil. Porém, as orientações da embaixada brasileira em Kiev, capital ucraniana, foram de que aqueles que desejarem retornar ao Brasil, devem embarcar em trens com destino a países membros da OTAN, como Romênia e Polônia, já que o espaço aéreo ucraniano está fechado.
Voo de retorno ao Brasil
O primeiro voo de retorno ao Brasil partiu de Varsóvia, na Polônia, no dia 9 de março de 2022, repatriando cerca de 42 brasileiros e transportando, para o asilo no Brasil, cerca de 20 ucranianos, cinco argentinos e um colombiano, além de 14 crianças. Também são trazidos oito cachorros e dois gatos.
No dia 3 de março, os ministérios da Justiça e Segurança Pública e das Relações Exteriores emitiram uma portaria na qual concedem visto temporário de seis meses e a autorização de residência para fins de acolhimento humanitário de dois anos para os ucranianos e aos apátridas que tenham sido afetados pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia.
O Estratégia Militares separou para você um artigo explicando as origens do conflito entre a Rússia e a Ucrânia e sobre as consequências da destruição do Antonov An-225 na Ucrânia. Confira em nosso Portal.
Histórico de missões humanitárias do KC-390
Mesmo recém-incorporado à frota da FAB, o KC-390 possui histórico de participação em missões de repatriação e humanitárias. Em 2020, a aeronave foi empregada na missão de transporte de insumos para o Líbano, após a explosão de um gasoduto em Beirute, capital do país. Em 2021, ele foi usado para ajudar no terremoto que atingiu o Haiti.
Vale destacar a atuação do KC-390 Millennium no transporte logístico de insumos hospitalares durante a pandemia de covid-19, como as usinas e cilindros de oxigênio para Manaus, e o transporte de insumos após as chuvas que atingiram os estados de Minas Gerais e a Bahia, em 2022.
Curtiu a leitura? Se você sonha em pilotar uma aeronave como o KC-390 clique no banner abaixo e saiba mais sobre o Banco de Questões do Estratégia Militares. Acesse também o Portal do Estratégia Militares e se mantenha sempre atualizado. Vem ser coruja!