Mulheres nos Fuzileiros Navais: veja a história da aprovada Débora Immich!

Mulheres nos Fuzileiros Navais: veja a história da aprovada Débora Immich!

Pela primeira vez, as mulheres puderam participar do Concurso Soldado Fuzileiro Naval – que tal, então, escutarmos uma dessas candidatas pioneiras? O Estratégia Militares conversou com Débora Immich, que se classificou como 03 na Prova Objetiva do Concurso FN 2024. Confira!

Pioneiras no Corpo de Fuzileiros Navais

“No momento em que percebi que abriram vagas para o segmento feminino eu vi uma oportunidade e resolvi arriscar, ser umas das pioneiras em uma escola militar é uma grande honra para mim”, conta Débora. A candidata de 22 anos escolheu concorrer a uma das 48 vagas femininas destinadas à Turma I do Rio de Janeiro. 

O seletivo permite ingresso no Corpo de Fuzileiros Navais (CFN), uma força composta por militares que passam por um rigoroso processo de seleção e treinamento no combate em ambiente terrestre, marinho e aéreo. Sua existência é fundamental para a resolução de conflitos e garantia do bem-estar da população, em qualquer lugar do mundo.  

Quando Débora viu essa oportunidade única de se tornar fuzileiro naval, não hesitou em aproveitá-la. “Me arrisquei com muito esforço no concurso”, ela conta e acrescenta que se considera uma pessoa com o perfil e a vocação militar: “Sempre foi para mim uma carreira linda e confio nas forças armadas para a segurança da sociedade e do país”. 

Estudando com o Estratégia Militares

Desde o colégio, Débora já tinha contato com o mundo militar. “Estudei no Colégio Militar de Porto Alegre (CMPA) e tive uma boa base para meus estudos nesse concurso”, revela. Ela veio a conhecer o Estratégia Militares pelas redes sociais e, então, escolheu apostar em nossos materiais de estudo. 

“Eu criei um cronograma de estudos com o auxílio do Estratégia, focando nas matérias que tinha mais dificuldades. Dessa forma, essas apresentavam um maior tempo de estudo, enquanto as que eu tinha mais facilidade tinham um pouco menos”, Débora explica. Ela conta que não utilizou nenhum outro material fora o do Estratégia Militares em seus estudos. 

“Minha rotina de estudos começava pela manhã, eu ia para a academia às 8h e começava a estudar pelas 10h; parava às 12h30 e voltava às 13h30 e ia até às 22h”, relembra. Débora ainda comenta que o estudo à distância foi de grande auxílio: “Esse método contribuiu completamente para o meu desempenho na prova, além de auxiliar-me no processo de construção de uma disciplina”. 

Claro que às vezes sua motivação vacilava. “A maior dificuldade que enfrentei nesse período com certeza foi manter uma disciplina, por vezes me encontrava procrastinando, porém sempre tive noção do tamanho do meu objetivo e logo voltava a estudar. Consegui criar uma disciplina forte no meio do caminho que foi essencial para a minha aprovação”, revela. 

Futuro nos Fuzileiros Navais

Para manter-se firme em seu objetivo, Débora conta que trazia à memória todo o esforço que já tinha depositado em sua preparação e, especialmente, “lembrava do meu sonho de servir à pátria e vivenciar todo o processo de adaptação aos Fuzileiros”. 

E seu esforço foi mais do que recompensado: Débora acertou 96 questões das 100 da Prova Objetiva do Concurso FN 2024. 

Ela sabe que a preparação para ser um Fuzileiro Naval não será fácil e espera uma rotina rigorosa. Ao mesmo tempo, porém, está animada em viver experiências novas. “Meu maior sonho é trabalhar com aquilo que mais gosto, agradecendo a cada dia por estar inserida num sonho de infância em servir o meu país.”

Para aqueles que também estão estudando para alcançar seus sonhos, Débora diz: “O melhor conselho que posso oferecer é persistir no estudo, conhecer os seus pontos fortes e usá-los a seu favor”. Em seu caso, ela afirma que seu ponto forte é a “teimosia”. 

“Sempre busquei até o fim alcançar os meus objetivos, de um jeito ou de outro eu lograria êxito no meu sonho e nada me impediria de conquistar aquilo que sempre quis”, ela conclui. 

E aí, guerreiro? Ficou inspirado para mergulhar nos seus estudos? Você pode acompanhar mais histórias dos aprovados nos seletivos militares aqui no Portal! Além disso, não deixe de conhecer nossos cursos on-line. Clique no banner e torne-se também parte do time Coruja!

Você pode gostar também