Breno Duque de Sousa é um aluno do Estratégia Militares de 20 anos, que foi recentemente aprovado em 8° lugar nas provas escritas do concurso dos Fuzileiros Navais Turma I, Rio de Janeiro. Ele bateu um papo com o nosso time sobre sua trajetória até a tão sonhada aprovação para ser um Fuzileiro Naval.
Breno conheceu o Estratégia Militares por meio das redes sociais, e então começou a sua jornada de estudos para ser um Fuzileiro Naval ! Com a ajuda do nosso material e, principalmente, seu empenho, a aprovação foi obtida.
No entanto, apesar de ter sido aprovado para o Concurso Fuzileiro Naval, o sonho de Breno é ingressar na EsPCEx. Confira a seguir a entrevista que o 08 do CFN concedeu ao Estratégia Militares!
Estratégia Militares: Quais materiais você mais utilizou? Tem algum produto do Estratégia que você gosta especialmente?
Breno: O que eu mais utilizei foram os PDFs. E sobre o produto, gosto bastante do Sprint EsPCEx.
EM: Quais foram os diferenciais do Estratégia no seu entender?
Breno: O diferencial, sem dúvidas, é a qualidade do material em PDF e as questões comentadas.
EM: Quem é seu professor favorito do Estratégia Militares e por quê?
Breno: O professor Wagner Santos, porque o conhecimento dele sobre a banca da prova, somado às suas questões elaboradas, traz uma enorme bagagem de conhecimento.
EM : Conte como foi que surgiu o sonho de ser um Fuzileiro Naval? Ele se realizou do jeito que você imaginava?
Breno: Apesar de ter sido aprovado em 8° lugar para o CFN, meu sonho é ingressar na EsPCEx. Isso tudo começou com um passeio escolar para a AMAN, e assim pude ver de perto a rotina de um militar. Desde então, me interessei pela carreira.
EM: Quais foram as maiores dificuldades que você enfrentou neste período de preparação para a prova?
Breno: A ansiedade e o medo de que todo o tempo gasto em estudos fosse em vão.
EM: Como era sua rotina de estudos? Quantas horas por dia você estudava? Como você estudava? Intercalava horários ou tinha horários fixos?
Breno: Todos os dias eu tinha uma meta de questões de certa matéria para fazer. Aquilo que sentia dificuldade, eu voltava na teoria e intercalava os horários para pausas de descanso.
EM: Acha que o fato de estudar em casa contribuiu com a aprovação?
Breno: Sim.
EM: O que você fazia para relaxar?
Breno: Assistia séries.
EM: Seus pais te apoiaram durante esse processo?
Breno: Sim.
EM: Todo guerreiro tem uma motivação que o impulsiona. O que te dava forças quando a jornada apertava?
Breno: O que me dava mais força era imaginar que as pessoas ao meu redor, que eu mais amo e que acreditam em mim, dependem de mim para mudar nossas vidas para melhor.
EM: O que você espera da sua formação no CFN ou na EsPCEx?
Breno: Espero viver experiências que me farão evoluir como ser humano ao lado de pessoas companheiras, que passarão o mesmo comigo.
EM: Você já consegue imaginar o primeiro dia fardado e como será sua a cerimônia de formatura?
Breno: Todos os dias antes de colocar a cabeça no travesseiro para dormir eu imagino esse grandioso dia.
EM: Qual a sua visão sobre as Forças Armadas e o trabalho desenvolvido por ela?
Breno: Elas me dão uma visão de segurança e respeito, pois olhando a história do nosso país, o trabalho deles foi de suma importância para a formação de nossa pátria.
EM: Fale um pouco das suas adversidades e renúncias pessoais nesse período de estudo. Comente sobre suas longas jornadas de estudos, cansaço e como foi ter que deixar de lado algumas coisas importantes da sua vida para depois.
Breno Com certeza uma das partes mais difíceis dessa preparação foi o sacrifício de trocar atividades que antes eram bastantes comuns, como sair em lugares públicos, restaurantes e cinema com meus amigos, para ficar todos os dias em casa estudando.
EM: Você completou esta etapa da missão, mas vários ainda precisam trilhar o caminho pelo qual você passou. Quais conselhos você daria a essas pessoas?
Breno: Para quem ainda está nessa trajetória, desistir nunca é uma opção, independente da área que for seguir. Todos temos a mesma capacidade de chegar onde quisermos, mas o diferencial é a coragem de continuar persistindo e nunca desistir, juntamente com a disciplina.
EM: O Estratégia ajudou você a se desenvolver melhor em quais áreas? Como foi o processo de se adaptar aos métodos aqui aplicados?
Breno: O que mais consegui desenvolver foi a prática da leitura, pois antes de começar estudar em casa, eu não tinha a rotina da leitura. Apenas assistir e ouvir aulas. Comecei a me adaptar a isso depois que percebi que a qualidade do material me fez aprender mais do que assistir aulas.
EM: Quais materiais pedagógicos do Estratégia que você mais gostou?
Breno: Gostei bastante do material de inglês do Sprint EsPCEx, pois as questões ajudaram a me adaptar ao padrão que a banca costuma trazer todos os anos.
EM: Por que você acredita que tem o perfil e vocação militar?
Breno: Porque além de minha família ter um histórico militar, eu gosto de atividades que não seguem uma rotina fixa e com muitas experiências incomuns na nossa sociedade.
EM: Como foi o dia seguinte com sua família e amigos depois que você ficou sabendo que havia sido aprovada no CFN?
Breno: Todos ficaram muito alegres e orgulhosos, pois depois de várias reprovações, finalmente a recompensa pelo esforço havia chegado.
EM: Qual a sua característica pessoal que mais ajudou na sua jornada profissional?
Breno: A fé em Deus e a sabedoria de não me importar com comentários externos sobre minha preparação.
EM: O que você espera dessa nova fase? Qual é seu sonho como militar de carreira?
Breno: Espero que eu consiga me adaptar a essa nova rotina totalmente diferente com a de agora. O meu sonho como militar de carreira é servir de inspiração para as pessoas que queiram servir o seu país assim como eu.
EM: Como é a sensação do dever cumprido e da satisfação de ter chegado ao seu objetivo?
Breno: É uma sensação de esperança e orgulho, pois o que era apenas dúvida e especulação, agora é certeza de que tudo o que você imaginou será vivido de acordo com seus planos.
EM: Como você imagina que será seu dia a dia nesta nova instituição?
Breno: Com certeza não será fácil, mas estando ao lado de pessoas que passaram pela mesma situação que você, é possível que a troca de experiências faça o dia a dia ser melhor.
EM: No lado pessoal, o que você deseja para sua vida? Quais são seus sonhos além da carreira militar?
Breno: Além de conseguir uma carreira estabilizada, meu sonho é que, por meio dela, eu consiga ajudar outras pessoas que passam por dificuldades no dia a dia.
Seu sonho é ser um Fuzileiro Naval? Continue acompanhando o Estratégia Militares e fique por dentro das principais informações e notícias sobre a prova! Nosso time oferece toda a estrutura necessária para alcançar sua meta. Esperamos o seu depoimento!