Dia dos pais: reveja a entrevista de Alexandre Viana, pai do Nicolas Lazaroto

Dia dos pais: reveja a entrevista de Alexandre Viana, pai do Nicolas Lazaroto

No Brasil, todo segundo domingo do mês de agosto é marcado por um evento muito especial: o Dia dos Pais. Para homenagear todos os pais dos nossos Corujas, o Estratégia Militares decidiu conhecer melhor um representante deles, responsável por um de nossos alunos e influenciadores.

Seu nome é Alexandre Viana, pai do Nicolas Lazaroto, cujo canal do YouTube que leva o seu nome tem hoje mais de 84 mil inscritos. Além disso, nosso aluno estuda com afinco para se tornar um militar do Exército Brasileiro, na jornada para realizar o grande sonho de ingressar na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx).

Em 2022, Nicolas inscreveu-se em diversos Concursos Militares, como os da Escola de Aprendizes-Marinheiros (EAM), Fuzileiros Navais e a Academia da Força Aérea (AFA), por exemplo – e seus resultados têm sido muito positivos. Enquanto Nicolas estuda, seu pai faz o melhor para apoiar a ele e a toda família.

Ficou curioso para conhecer essa família e para saber o que pensa o pai de um de nossos alunos mais famosos? Então leia a entrevista completa concedida ao nosso portal.

Inscreva-se em nossa newsletter!

Receba notícias sobre os mais importantes concursos para as Forças Armadas brasileiras e informações sobre o mundo militar!

Quem é Alexandre Viana?

Alexandre Viana é mais um pai comum que se preocupa com o futuro de seus três filhos. O representante comercial de 56 anos incentiva seus sonhos e faz tudo o que pode para a felicidade deles.

Além de ser um profissional do comércio, hoje Alexandre também é pai de um influenciador digital conhecido. Nicolas Lazaroto tem um canal no YouTube onde incentiva outras pessoas a estudar, principalmente para os Concursos Militares. Em meio a tudo isso está seu pai, grande incentivador e parceiro de aventuras em muitas das gravações externas de seus vídeos.

Sobre ser um militar, Alexandre já compartilhou o sonho que seu filho tem hoje.  “Eu quis fazer o serviço militar obrigatório e me alistei no maior quartel da Vila Militar do Rio de Janeiro. Escolhi onde tinha mais veículos militares!”, relembra. 

No entanto, sua empolgação com os blindados e com a vida militar não teve o mesmo incentivo que ele dá hoje ao filho: “Quando meu pai descobriu, me deu a maior bronca”, ressalta. Segundo o pai de Alexandre, ele iria “ficar um ano consertando Jeep velho”. Mas, independente do que o pai acreditava, para sua tristeza, a convocação não chegou.

Vida em família

“Moramos eu, o Nicolas e o irmão mais velho. Também trabalhamos juntos; somos três globe-trotters. Na última aventura, o Nicolas e o irmão foram até a Argentina numa moto 125cc!”, ressalta Viana.

Sobre a infância de Nicolas, afirma que seu filho “sempre foi curioso e desbravador. Um observador desde que nasceu!”. E complementa: “Chegado a esportes radicais.”

No entanto, o pai confirma o que o próprio Nicolas já afirmou em alguns de seus vídeos: o filho não era muito ligado nos estudos como é hoje em dia. “Acredito que logo cedo ele descobriu outras coisas mais interessantes do que as tarefas da escola”, afirma Alexandre.

“O surf, o skate e os vídeos do canal no YouTube são mais sedutores para qualquer criança do que os estudos! E ele sempre mandou bem nos vídeos e nos esportes radicais. Já nos estudos…”, complementa o pai.

Porém, tudo isso está no passado e Nicolas Lazaroto se tornou uma referência para quem deseja passar em um Concurso, tanto militar como no vestibular. Hoje, em seu canal, ele ensina as pessoas a estudar, resolve questões difíceis que caem nos certames e dá conselhos para todos que, como ele, finalmente entenderam que estudar é fundamental.

Sonho militar

É muito comum que jovens que têm famílias militares abracem o sonho de ingressar na mesma carreira. Porém, com Nicolas não foi bem assim. Seu pai afirma que ele tem outras referências. “O Nicolas tem alguns militares na família, mas não é uma tradição”, ressalta. Ele lembra que alguns de seus sobrinhos são militares, mas foi “uma iniciativa individual”.

Alexandre Viana acredita que há uma mudança no pensamento dos jovens de hoje. “A nova geração entrou de cabeça nas carreiras militares e não foi nada combinado. Acredito que estamos vivendo em um período econômico no país onde as carreiras militares são uma ótima opção profissional.”

Ele faz questão de ressaltar, no entanto, que “na verdade, a ideia de fazer Academia Militar foi uma sugestão minha!”. Sendo assim, ainda há em Alexandre um pouco daquele jovem que não foi incentivado pelo pai, fazendo o oposto pelo seu filho.

Sobre a escolha de carreira de Nicolas, Alexandre lembra ainda que “desde cedo ele ficava assistindo uns canais no YouTube de vida de militar. Ficava vidrado com aquelas histórias e algumas vezes ele me falou que queria servir o Exército!”.

Foi nesse momento que o pai aconselhou o menino. “Eu conversei que se ele se dedicasse um pouco mais nos estudos, poderia fazer uma prova, ser um oficial e usufruir muito mais da vida militar!”, relembra.

Sobre seu apoio à decisão de Nicolas, ele ainda afirma: “Sempre estimulei meus filhos em todas as decisões bem acertadas. Enquanto estiverem fazendo coisas boas, terão todo o apoio!”.

Estudando com o filho

Todo o incentivo do pai está dando muito certo! Nicolas Lazaroto tem apresentado resultados muito bons nos concursos que participou em 2022. E isso pode ser acompanhado nos vídeos de seu canal no YouTube.

“Viramos cúmplices nos últimos anos e acompanho a evolução dos estudos bem de perto! No dia a dia, eu trabalho ao lado de onde ele estuda. Constantemente o interrompo para me ajudar em alguma tarefa comercial e nos trâmites burocráticos do nosso trabalho”, afirma.

Alexandre complementa: “Conversamos sobre cada livro que ele lê, e são muitos. Conversamos ao final de cada simulado, uma quantidade surpreendente”. E sobre os atuais resultados, complementa: “A minha emoção não acontece só quando sai o resultado da prova. Porém não dá para segurar o coração com essas conquistas!”.

O pai comentou ainda mais sobre a mudança de comportamento de Nicolas quanto aos estudos. “Felizmente não é preciso fazer nada para ele se levantar de madrugada para estudar. Porém acredito que o apoio familiar faça toda a diferença no estímulo para o jovem não largar o osso”.

Alexandre comenta ainda que Nicolas passou por reprovações para a EsPCEx, escola de seus sonhos. Ele lembra com emoção que “em cada decepção, nos abraçamos, choramos e no dia seguinte ele estava lá, ‘firmão’ correndo atrás do prejuízo!”

Estratégia Militares

O pai de Nicolas falou também sobre a experiência de estudo de seu filho com o Estratégia Militares. Ele acredita que os cursos, as lives e o material oferecido o estão ajudando a conquistar a tão sonhada carreira militar.

“Basta olhar para trás e comparar quando ele começou e o resultado das provas em 2022. São inúmeras aprovações militares e em vestibulares em pouco mais de um ano de Estratégia Militares!”, afirma. E complementa: “Certamente o farto material que o curso entrega para o aluno fez essa transformação. Estou grato!”

Quanto às vantagens do Estratégia Militares, Alexandre acredita que há várias. “Considerando o custo financeiro e o risco do jovem de sair de casa pra fazer um curso presencial, mais o tempo desperdiçado no deslocamento de ida e volta, já justificaria o curso online!”

Ele destaca ainda o conteúdo produzido. “A qualidade do material do Estratégia Militares e a quantidade ilimitada de exercícios à disposição do aluno são, com certeza, uma ótima vantagem”.

Pai de um influenciador digital

Além de concurseiro e interessado na carreira militar, Nicolas Lazaroto segue seu caminho como um influenciador digital com milhares de visualizações em seu canal. Não é fácil conciliar tudo isso, mas a família sempre dá uma ajudinha.

Quando perguntado como se sente sendo pai de um famoso influenciador digital, Alexandre acha graça. “A gente se diverte muito com isso. O Nicolas e os irmãos estão no YouTube desde muito novos e perderam a timidez na frente das câmeras! Tem vídeos maravilhosos deles ainda criança que fazem sucesso até hoje.”

No entanto, ressalta a timidez do filho celebridade. “Na rua ele morre de vergonha, pois todo mundo vem falar e tirar selfie. Ainda mais os jovens que estão na mesma pegada, estudando para vestibular ou concursos militares! Mas ele confraterniza de boa com quem o reconhece ou pede uma fotografia”, afirma.

Alexandre aponta aquilo que o deixa mais admirado: “o mais gratificante são os comentários deixados nos vídeos de estudo e aprovações! É sempre uma mensagem de reconhecimento do trabalho que ele está fazendo, compartilhando seus conhecimentos de maneira tranquila e autêntica!”

O pai Coruja destaca ainda, com orgulho, que “a fama de YouTuber não modificou a personalidade do filho. Isso foi muito importante para mim como pai e para ele como pessoa pública”!

Conselhos

Com tanta experiência e história de vida para compartilhar, o Estratégia Militares perguntou a Alexandre qual conselho ele daria para um pai que tem um filho cujo sonho é se tornar militar. Ele não pensou duas vezes:

A coisa mais difícil hoje é ter um filho que escolha alguma profissão que demande muito trabalho para conquistar, pois as ofertas de coisas fáceis são muitas. Então, se a gente teve a benção de ter um filho com o sonho de uma carreira militar, basta apoiar que ele vai longe!”

Perguntamos ainda se ele aconselharia que esse pai investisse nos cursos do Estratégia Militares para tornar o sonho do filho realidade. Eis sua resposta:

Nem vejo como um investimento, é uma necessidade, entende? Se o seu filho quer passar para alguma Academia Militar, esse é o caminho mais curto e barato que podemos seguir!”

Quisemos saber também qual conselho ele daria hoje ao filho Nicolas. Alexandre perguntou se poderia ser um pedido e disse:

Meu Filho, continue com a mesma determinação na sua carreira militar. Independente da sua patente, seja um bom soldado! Que Deus abençoe a sua escolha.”

Mensagens

Alexandre Viana deixou ainda algumas mensagens importantes para todos que vivem o sonho da carreira militar e para os familiares que os apoiam.

Esses meninos e meninas vão nos tornar pessoas realizadas no dia da formatura. Esse é o sinal, a mensagem de que valeu a pena! Vai dar tudo certo!”, ele diz aos pais.

Para aqueles que desejam se tornar militares das Forças Armadas brasileiras, ele diz: 

“Vocês meninas e meninos que estão no papiro, tá difícil, né? São poucas vagas para aprovação, vixe! Lembre-se: aquela vaga é sua! Basta você não desistir. Vai dar tudo certo!

E como não poderia deixar de ser, Alexandre também deixou uma mensagem para o filho Nicolas:

Meu Filho, continue compartilhando seus conhecimentos! Papai se orgulha muito de todo o seu esforço e dedicação para reverter nossas dificuldades e condição familiar. Você está indo pelo caminho certo!”

Alexandre Viana é um pai que, assim como muitos outros, deseja o melhor para os seus filhos e torce para que seus futuros sejam brilhantes. Por isso, foi escolhido para representar todos os pais dos alunos que fazem parte da família Estratégia Militares.

Muito obrigado pelo convite, me sinto homenageado no Dia dos Pais e compartilho o prestígio com todos os ‘pais coruja’!?”

Quer ajudar seu filho a realizar o sonho de se tornar um militar? Então conheça os cursos do Estratégia Militares! Nosso conteúdo é voltado para os Concursos das melhores instituições militares brasileiras. Conheça também nosso Banco de Questões com mais de 80 mil questões para ajudar no estudo de seu filho! Clique no banner e saiba mais!

EM - Banco de Questões

Você pode gostar também